Você utiliza um CRM de Vendas na sua empresa? E uma ferramenta de Automação de Marketing?
Se você ainda possui dúvidas a respeito deste tipo de tecnologia, quais são os benefícios de utilizá-las e qual a diferença entre as duas, este conteúdo é para você!
Apresentaremos a seguir tudo que você precisa entender sobre essas ferramentas.
Além disso, também mostraremos porque integrar as duas soluções pode contribuir com todo o processo de marketing e vendas e garantir melhores resultados para a sua empresa. Continue a leitura!
A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente. Um CRM de Vendas busca justamente gerenciar a relação da empresa com os leads durante o ciclo de vendas e gerar novos negócios.
Uma estratégia de marketing digital eficiente busca, além de entregar conteúdo relevante, realizar a geração e nutrição de leads.
Assim, é possível educar o público a respeito da solução que sua empresa vende, e deixar cada lead mais preparado para o momento da compra, o que conhecemos por qualificação.
Os leads qualificados pelo marketing, conforme os critérios de cliente ideal que a empresa definir, são enviados ao CRM classificados como oportunidade, para que o time de vendas possa iniciar uma abordagem comercial.
Uma ferramenta como esta supre a demanda de atendimento rápido que o meio digital traz, proporcionando aos vendedores uma visão completa e estratégica dos estágios em que cada lead se encontra e quais ações são necessárias para alcançar a venda.
Durante o processo comercial, quem opera o CRM é responsável por manter um registro organizado de todos os pontos de contato com o lead. As informações devem ser atualizadas constantemente para criar um histórico eficaz.
Entre algumas informações registradas no CRM estão:
Confira a seguir quais são os benefícios de utilizar um CRM na sua gestão de vendas!
A vantagem mais clara do CRM é a possibilidade de acompanhar todo o processo de vendas com cada prospect, entendendo em qual estágio ele está, qual foi o momento da venda ou mesmo da perda do cliente.
Esta visão da gestão de pipeline, ou seja, do funil de vendas, proporciona a equipe uma tomada de decisão mais estratégica, baseada em dados e no comportamento dos leads.
O uso do CRM traz uma melhora significativa na qualidade do relacionamento com seus leads, e consequentemente na satisfação dos clientes.
Isso porque, todo o processo de venda é trabalhado de maneira organizada e metódica por meio da ferramenta, provando mais valor ao cliente durante o atendimento.
Outro fator que colabora para esta questão é o melhor entendimento que os vendedores adquirem sobre as necessidades dos leads, possibilitando melhorar o serviço ou produto conforme a demanda, ou ainda planejar novas ações.
A produtividade também é beneficiada com o CRM de Vendas, pois com os recursos da ferramenta é possível eliminar processos manuais e otimizar de forma geral o trabalho da equipe comercial.
Esta economia de tempo pode ser direcionada para melhores análises de resultado, maior atenção no atendimento ao cliente, novas estratégias e até mesmo capacitação.
A eficiência na comunicação interna é outro aspecto influenciado, pois a centralização e compartilhamento de informações ocorre com maior facilidade.
Desta forma, o CRM contribui para a integração dos times de marketing e vendas, estratégia conhecida como smarketing.
Ainda, com CRM de Vendas e a análise de histórico que ele proporciona, os vendedores podem utilizar as informações para tentar melhorar as negociações da empresa, aumentando o ticket médio.
Por fim, esta ferramenta também colabora com a gestão do time comercial, possibilitando ao líder do setor analisar indicadores de desempenho como produtividade, número de vendas, entre outros.
A ferramenta de Automação de Marketing é responsável por gerar e qualificar os leads que devem ser enviados ao comercial como oportunidades.
As ações são automatizadas e desenvolvidas para tornar o processo o mais estratégico possível, e diminuir o trabalho manual e repetitivo.
É nesta ferramenta que trabalha o time de marketing, colocando em prática as seguintes atividades:
Como você viu, uma ferramenta de Automação de Marketing apresenta muita versatilidade e recursos eficientes para suas ações digitais.
Com o poder de segmentação que é proporcionado, é possível entender o perfil e interesses dos leads, direcionando campanhas personalizadas e aumentando as taxas de conversão.
Por trazer atividades automatizadas, esta ferramenta também colabora muito para a produtividade da equipe, principalmente nos disparos de e-mails, marcação de oportunidades e geração de relatórios.
Ainda, as principais ferramentas do mercado oferecem o recurso de teste A/B, estratégia que serve para testar um elemento diferente em duas versões de um email ou landing page, por exemplo.
Entre as variáveis que podem ser testadas estão o assunto do email, uso de imagens, posicionamento do formulário e título da página, entre outros. Assim, a equipe pode entender o que traz os melhores resultados e replicar em outras ações.
Conforme o blog da Rock Content, também é possível reduzir o ciclo de vendas, pois “como a ferramenta de automação te ajuda a acompanhar, gerir e nutrir seus contatos, você consegue deixar o processo de vendas mais consultivo. Isso quer dizer que os futuros clientes gastam menos tempo argumentando, o que torna o processo de compra mais rápido e eficaz.”
Além disso, com a economia de tempo proporcionada, você pode ampliar os esforços da campanha e atrair mais clientes, o que reduz o custo de aquisição de clientes.
Portanto, estes são recursos fundamentais para uma boa estratégia de Inbound Marketing, garantindo melhores resultados à empresa e agregando mais valor ao seu público.
O CRM de Vendas e a Automação de Marketing podem trabalhar muito bem em conjunto, se ambas possibilitarem a integração. Por isso, há soluções no mercado que oferecem as duas ferramentas.
De um lado, a automação contribui para a estruturação da jornada do lead, até que ele esteja pronto para receber o contato de um vendedor, e então, do outro lado, o CRM assume a gestão deste lead, com foco na conversão.
Assim, com a integração é possível otimizar todo o ciclo comercial. Mas é importante destacar que para isso acontecer de maneira eficiente, as equipes de marketing e vendas precisam estar integradas também.
O uso das duas ferramentas em conjunto fortalece ainda mais a centralização de informações e capacidade de análise estratégica dos times.
Todas as vantagens citadas aqui, tanto do CRM como da automação, se complementarão e tornarão a sua estratégia digital muito mais completa e eficiente.
Segundo outro conteúdo da Rock Content, esta integração apresenta os seguintes benefícios:
Portanto, uma empresa que utiliza das duas ferramentas pode ampliar consideravelmente seus resultados com as estratégias digitais.
Apresentamos neste conteúdo os conceitos e principais benefícios das ferramentas de CRM e Automação de Marketing. Ainda, abordamos como a integração das duas pode contribuir com a sua estratégia digital.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas a respeito das funcionalidades e diferenças de cada uma destas soluções.
A tecnologia apresenta diversas vantagens para todos os segmentos de negócio, e é fundamental saber aproveitar estes benefícios para garantir o sucesso do seu negócio no mercado.
Integrando não só as ferramentas, como também as equipes de marketing e vendas, é possível obter ótimos resultados, alinhados com os objetivos da empresa e demandas dos clientes.
Se você deseja entender a melhor maneira de analisar o desempenho da sua equipe comercial, confira nosso conteúdo que apresenta 5 aspectos para avaliar e saber se seu time de vendas está trazendo resultados!