O marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação utilizada por diferentes setores empresariais com objetivo de buscar novos clientes, criar uma relação de proximidade e confiança, além de propagar a marca das empresas.
Vale reforçar que os resultados dependerão do planejamento, conhecimento do negócio e do público-alvo que se pretende alcançar.
Com esse entendimento, é importante responder algumas questões: quem tem interesse no conteúdo da minha empresa?
Como atrair os usuários e criar uma relação de confiança? Quais as melhores estratégias e canais mais eficientes?
Vale destacar que o marketing de conteúdo se consolidou entre o setor varejista e uma pesquisa divulgada pela Content Trends apontou que 73% das empresas já utilizam estratégias para aumentar a performance e o reconhecimento dos produtos e serviços.
Desse modo, queremos compartilhar a relevância de adotar essa estratégia no seu negócio, e quais os fatores que devem ser analisados na condução da estratégia. Confira!
Inicialmente é importante esclarecer que o marketing de conteúdo é um planejamento estratégico que compreende a produção de um conteúdo relevante e direcionado a uma audiência qualificada — o seu público-alvo.
Além disso, também é composto pelas etapas de distribuição desse conteúdo e de amplificação do alcance dos materiais elaborados.
Com esse entendimento, os conteúdos têm o foco de aumentar a conversão de visitas dos usuários, conduzindo o interesse para possíveis fechamentos de vendas.
Para alcançar esse resultado é importante transformar leads em clientes em potencial, por meio de temas, serviços e produtos que despertem o interesse nos canais de relacionamento.
Vale destacar que o processo é realizado em etapas e o visitante deve reconhecer na sua empresa, uma referência no campo de atuação.
Em outras palavras, diante de uma eventual necessidade pelos seus produtos ou serviços, o usuário lembrará das informações, diferenciais e confiabilidade do seu negócio.
Outro fator que diferencia o marketing de conteúdo nas empresas é a possibilidade de conhecer melhor o público ao qual o trabalho será destinado.
Esse trabalho é feito por agências de marketing digital e são fundamentais para sistematizar dados efetivos e alcançar melhores resultados.
Além disso, o trabalho desenvolvido por time de especialistas pode contribuir com outros aspectos do negócio, entre eles:
Em outras palavras: é uma ação que envolve diversos canais digitais — como o seu site, blog e redes sociais — e tem um grande impacto positivo no desenvolvimento de sua marca.
Sem falar que é uma estratégia conveniente a empresas de todos os ramos de atuação e porte.
Vamos ver, então, como você pode usufruir do marketing de conteúdo em sua empresa?
Agora que já entendemos um pouco mais a respeito dos diferenciais do marketing de conteúdo, vamos colocar em ação alguns dos conhecimentos adquiridos?
Desse modo, tenha em mente que os primeiros passos, para o planejamento de sua estratégia de atração de clientes, consistem em:
Identificar o perfil do seu público-alvo, compreendendo as suas dores, desafios, objetivos e necessidades;
Costurar os seus produtos e serviços a essa demanda gerada pelo seu consumidor e clientes em potencial (que, no marketing digital, são conhecidos como personas).
Com as informações elencadas e devidamente mapeadas, é o momento de fazer o uso combinado de tecnologia e boas práticas para que suas campanhas de marketing de conteúdo permaneçam alcançando resultados cada vez melhores, como:
Você pode, a princípio, querer aumentar a sua base de e-mails cadastrados ou aumentar as vendas. Independentemente do objetivo, saiba onde você deseja chegar com eles.
O motivo para isso é facilmente explicado: suas metas definem as métricas a serem acompanhadas e, também, as principais ações que vão orientar o seu cliente em potencial, ao longo de toda a sua jornada de compra.
Seja pelas redes sociais, na abordagem via telefone dos vendedores, na linguagem adotada nos posts do seu blog ou mesmo em contatos presenciais, é importante que toda a sua equipe tenha um discurso padronizado.
Sabe por quê? Isso facilita a absorção de uma linguagem única, gerando a personalidade de sua empresa, mas também aproxima-se do público-alvo por meio da identificação.
Afinal de contas, sua empresa carrega características similares à de sua audiência. Assim, com o tempo o público vai reconhecer rapidamente alguma ação de sua autoria, o que contribui para a construção de uma imagem de referência e autoridade no assunto.
No marketing de conteúdo, você pode diversificar a produção entre diversos canais e meios de comunicação. Só que nem todos podem fazer a diferença para os seus objetivos.
Por exemplo: dentro do seu nicho, as redes sociais mais utilizadas pelo consumidor são o Facebook, o Instagram e o YouTube. Com isso, o Twitter talvez não seja a ferramenta ideal para as suas primeiras campanhas.
Isso não exclui a utilização da plataforma, é claro, mas ajuda a equipe a reunir esforços e direcioná-los para canais que concentram maior fluxo de usuários.
Por fim, não se esqueça de monitorar devidamente, as métricas relacionadas aos seus objetivos. O acompanhamento facilita a realização de eventuais ajustes em tempo hábil, além de valorizar o investimento.
Esse gerenciamento deve ser contínuo, para que as metas alcancem com facilidade as projeções estipuladas. Além, é claro, de agregar resultados confiáveis com rapidez.
Como já vimos a importância do marketing de conteúdo, achamos que pode ser tão relevante quanto explorar os seus diferenciais.
No entanto, faremos isso apontando os erros que muitos empreendedores cometem, prejudicando o alcance de resultados ainda melhores. Entre eles, destacamos os seguintes:
Desatenção à persona de sua empresa, o que torna a produção de conteúdo menos relevante. Conhecer sua persona é fundamental;
Falta de planejamento de um calendário editorial, pois a constância na produção de conteúdo é o que realmente ajuda a fisgar o interesse e atenção do seu público;
Pouco planejamento no monitoramento de palavras-chave, o que condiz com o primeiro erro que apontamos neste tópico. O SEO é uma das principais sacadas para que você entenda o seu público e crie um conteúdo relevante e do interesse do seu consumidor em potencial;
Superficialidade nos conteúdos é um erro grave. Pense que a sua produção deve ser consistente, mas resolver dúvidas e problemas do seu público. Do contrário, por que eles procuraram as suas postagens?
Foco em um canal e formato de conteúdos, engessando o seu planejamento.
O ideal é entender quais são os tipos de conteúdo que a sua persona consome, para focar em diversidade e amplitude na distribuição de informações relevantes.
E aí, o que achou da importância do marketing de conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre como essa estratégia pode se moldar aos seus objetivos e necessidades?
Então, confira mais detalhes sobre como funciona o marketing de conteúdo para empresas!