Aumentar as vendas é a principal meta de diversos tipos de empresas, inclusive das B2B. Porém, a modernidade traz diversos desafios. Como conquistar consumidores cada vez mais exigentes? Como se relacionar com consumidores com acesso integral a internet? É fato que os hábitos de consumo mudaram! Com isso, os passos para alcançar o sucesso também mudaram. E o marketing digital se tornou um pilar importante para alavancar os negócios. Conheça estratégias de Marketing Digital voltado para empresas B2B e porque este investimento é fundamental!
Empresas B2B são as business to business, ou seja, que vendem para outras empresas. Sendo assim, os consumidores são também empresas. Os negócios que atuam neste mercado têm o desafio de lidar com processos de vendas mais complexos. Os custos são mais elevados e, por isso, é normal que o público não solicite orçamentos logo nas primeiras visitas ao site.
Vender no B2B é diferente de vender no B2C, é claro. O planejamento de uma campanha digital que visa a alcançar outras empresas é totalmente diferente do que visa alcançar pessoas físicas. Então, esqueça o desejo de alcançar um amplo público e de gerar um volume exorbitante de leads. O que você quer é gerar o lead certo e alcançar um excelente pipeline de vendas, dentro do ROI ideal para a sua estratégia.
Levando isso em conta, as estratégias utilizadas pelo setor de marketing digital devem investir em um conteúdo que mantenha seus compradores bem informados e instruídos. Com isso, os façam avançar mais rápido pela jornada (funil) de compra. É também fundamental investir em estratégias que gerem leads qualificados, investir na nutrição deles e trabalhar sempre em conjunto com o setor de vendas.
As estratégias de marketing digital são ótimas apostas para as empresas B2B atraírem clientes, manterem um bom crescimento e conquistarem relevância no mercado. Contudo, as ações não devem focar apenas na retenção de clientes. Captação e conversão também devem ser alvos!
O atual mercado exige um grande desafio para gestores empresariais. A 4ª revolução industrial, focada em inteligência, mobilidade e dados, já é uma realidade e precisamos trabalhar com ela. Os consumidores B2B têm cada vez mais conhecimento em tecnologia e estão trabalhando em casa ou pelo celular, enquanto estão viajando ou presos no trânsito. Embora a maioria dos fechamentos seja pessoalmente, e não através de uma compra online, é através da internet que esse consumidor pesquisa, faz cotação, compara e avalia sua empresa.
Ainda existe certa resistência do mercado em relação ao marketing digital no segmento B2B, mesmo quando muitos negócios destes estão crescendo graças às estratégias certas neste campo.
É preciso saber que o primeiro passo para que tudo isso funcione é fazer um bom planejamento de marketing digital. O planejamento de marketing estabelece o posicionamento de mercado da sua empresa e o modo como ela é vista pelos seus clientes. Planejar pode parecer complicado a princípio, mas é ele quem garantirá a efetividade dos seus resultados. Um bom estudo de mercado ajudará a definir o planejamento, para que resulte em maior assertividade dos investimentos.
Não se engane, e-mails ainda são uma das formas de contato mais próximas e efetivas. É importante criar boas campanhas de e-mail marketing e fluxos de nutrição de leads. Com eles, você se aproveitará da presença constante dessas mensagens ao longo do dia dos seus futuros clientes para se conectar, educar e nutrir.
O corre-corre do mundo dos negócios se mostrou a oportunidade perfeita para os dispositivos móveis. Conteúdo, e-mails e transações podem ser feitas a qualquer hora e em qualquer lugar. Por isso, é preciso que os seus canais de comunicação estejam otimizados para o mobile. Sites responsivos são indispensáveis. Dica: sempre que criar um novo canal, atualizar o seu blog ou site, teste em algum dispositivo móvel antes.
Para vender, as empresas B2B precisam gerar confiança, se destacar em meio aos concorrentes e garantir a posição de autoridades em seu mercado de atuação. A empres deve ficar conhecida como “a que mais sabe a respeito de determinada técnica/serviço/produto”. Neste contexto, um blog é uma excelente ferramenta para criar conteúdo relevante e mostrar o conhecimento da empresa na área. Uma grande aposta também é focar em cases de sucesso de outros clientes. E em como adquirir a solução mudou a empresa deles.
As redes sociais, blogs e e-mails são ótimos canais para melhorar o relacionamento entre empresas e clientes. É uma forma mais direta e personalizada para a comunicação e estreita os laços. Mas fique atento: para empresas B2C o Facebook, Twiter, Instagram, Snapchat e YouTube reinam como as redes mais relevantes. Porém, no caso de empresas B2B, o LinkedIn, o Twitter, o Facebook, YouTube e o Google+ são mais relevantes.
Geração e nutrição de leads são métodos muito eficientes no mercado B2B. Uma das premissas básicas do inbound marketing é a captação de leads. Ou seja, de pessoas que mostraram algum interesse em seu conteúdo ou produto e podem se tornar clientes no futuro. Por meio de campanhas, redes sociais e conteúdo, o marketing digital pode trazer mais leads e conversões!
O volume de vendas aumenta em até 50% quando estratégias de nutrição e conversão de leads são utilizadas. Essas técnicas consistem no preparo do cliente para que este passe para a próxima etapa do funil de vendas. Por isso mesmo, essa é uma estratégia especialmente importante para o mercado B2B, em que o processo de decisão de compra costuma ser mais demorado.