Apostar no desenvolvimento da maturidade digital na indústria é garantir a capacidade de adaptação a diferentes cenários. No momento atual de mudanças comportamentais do consumidor e alterações mercadológicas, investir em tecnologia significa estar à frente dos seus concorrentes.
Pensando nisso, listamos tudo que você precisa saber sobre o conceito, além de dicas que contribuirão com a implementação dessa prática no seu negócio.
A maturidade digital na indústria se refere ao quanto as empresas estão adaptadas aos ambientes digitais. Esse é um processo que estará presente em diversas etapas do negócio, não somente com relação ao Marketing, mas também referente a tecnologia, serviços de TI, ambiente de trabalho e parque fabril, por exemplo.
Em resumo, esse é um atributo que indica como a indústria é capaz de se adaptar e evoluir em meio às novas tecnologias e as mudanças quanto ao perfil e demanda do consumidor.
Para isso, é preciso planejar, estipular metas, apostar em estratégias digitais e ter os objetivos bem alinhados com outras áreas da empresa, da gerência à produção. Assim, o negócio que estiver maduro digitalmente poderá garantir vantagens competitivas, estando à frente dos concorrentes ao inovar em soluções e processos.
No cenário atual, onde o mundo precisou se adequar aos efeitos causados pela pandemia, esse conceito se torna ainda mais importante e tangível. Afinal, o negócio que soube usar a tecnologia como ferramenta conquistou maior destaque em seu setor.
De acordo com a McKinsey, as empresas brasileiras líderes em maturidade digital alcançaram um crescimento na taxa EBITDA de até 3 vezes mais que as demais empresas.
E ainda, de acordo com dados da CNI, a indústria brasileira está mais digital que cinco anos atrás! Em 2016 apenas 48% das empresas haviam apostado nas tecnologias digitais, contra 69% em 2021.
Isso reforça a competitividade do mercado e o completo entendimento da necessidade de se adaptar às novas mudanças para se manter relevante no setor.
Ainda de acordo com a CNI, as indústrias brasileiras se encontram nas fases iniciais de digitalização. Contudo, é possível prever os benefícios da maturidade digital na indústria para os próximos anos.
Conforme aponta o Portal da Indústria, os impactos da digitalização até 2025 podem acarretar uma redução de 10% a 40% no custo de manutenção e de 10% a 20% no consumo de energia.
Essa otimização torna o trabalho mais eficiente em até 25% devido à maior customização e flexibilidade da produção. Além disso, permite maior rapidez no lançamento de novos produtos e novos modelos de negócio.
Portanto, a maturidade digital na indústria fornece maior competitividade graças à conexão entre a cadeia produtiva e a de serviços, além de usar os dados de forma mais responsável.
Tudo isso só é possível porque os dispositivos digitais geram dados pessoais, técnicos e econômicos que podem ser usados, adequadamente, para a criação de novas soluções e serviços, de acordo com os gostos e preferências dos consumidores.
O Portal da Indústria ainda reforça que esses dados podem ser adquiridos por:
É possível citar também outros dados apontados pela Think With Google. As empresas que estão mais avançadas quanto a maturidade digital possuem uma receita 18% maior e economizam 29% dos custos, colaborando para a duplicação da participação de mercado.
Todas essas pesquisas reforçam que a agilidade, otimização, automação e uso de dados contribuem para a construção de indústrias mais saudáveis financeiramente e mais produtivas.
O estudo da McKinsey, citado anteriormente, aponta que a maturidade digital é atingida quando há mudanças em 4 dimensões: estratégia; capacidades; organização e cultura.
A estratégia refere-se às mudanças ocasionadas nas táticas por meio da digitalização. Logo, é preciso que as estratégias sejam alinhadas a uma visão ambiciosa com uma perspectiva integral das ações. Sempre com uma mensuração muito clara dos resultados.
Ou seja, ter consciência da mudança a longo prazo veiculada na estratégia de negócio. Para isso é preciso centralizar na experiência do cliente e ter metas mais específicas para garantir oportunidades de crescimento.
Já as capacidades correspondem ao Marketing e Vendas digitais, além das jornadas do cliente. O intuito é aumentar o engajamento digital de compradores e parceiros com a ajuda da personalização dos produtos, serviços e contato.
Essas mudanças só poderão ser sustentadas com o auxílio de dados para a definição do acompanhamento estratégico. Os modelos e ferramentas tecnológicas viabilizam o desenvolvimento de insights. Tudo com foco na geração de valor para aumentar a eficiência e a produtividade.
A organização aborda a capacidade em estimular uma colaboração eficaz entre o negócio e a tecnologia. Para isso é preciso ter KPIs de performance claros e alinhá-los com as prioridades estratégicas do digital e ao analytics.
Além disso, deve-se atrair, desenvolver e reter talentos, viabilizando a correta informação e comunicação quanto às funções de cada um.
Por fim, a cultura envolve a agilidade na tomada de decisão e na execução das principais iniciativas digitais. E ainda, reforça a necessidade de experimentação, de forma controlada e a realização de testes para gerar aprendizado quanto a digitalização.
A mudança cultural também implica na colaboração interna de equipes multifuncionais e altamente comprometidas com a eficiência na implementação das novas soluções. Além da orientação externa sobre o mercado e a busca por parcerias.
Para conseguir alcançar a maturidade digital na indústria é preciso, em um primeiro momento, contar com a ajuda do Marketing Digital para ampliar a visibilidade durante o momento de transformação e, assim, tornar o seu negócio mais rentável.
Em seguida, será necessário melhorar a coordenação e gestão interna, com base na mudança cultural da organização.
Também conte com profissionais experientes no digital para aplicar as novas práticas e garantir bons resultados ao dominar as ferramentas tecnológicas do seu negócio. Aqui, é possível investir em capacitações para aprimorar habilidades existentes nos profissionais ou desenvolver novas.
E claro, não deixe de fazer o uso dessas ferramentas para potencializar a sua indústria, principalmente quanto a automação e controle de dados. Afinal, ter maturidade digital é compreender a potência dessas soluções e somar os esforços em busca de bons resultados.
Confira abaixo o vídeo onde a Máira, CSO e Diretora de Negócios na Adove, explica como alcançar a evolução digital: