Com a ascensão da área digital nos últimos anos, diversas agências estão surgindo. Por isso, contratar serviços de marketing digital é sempre desafiador, seja para entender quais os melhorar canais para investir ou qual agência do ramo contratar. As principais diferenças entre as agências está na maneira como trabalham, os serviços que oferecem e a qualificação dos profissionais. Por isso, reunimos o que você precisa saber para escolher e contratar uma agência de comunicação em 6 tópicos importantes. Garanta uma escolha certa!
Investigar em comunicação digital é item obrigatório para as empresas que querem deslanchar no mercado na era da informação. Como qualquer contratação de serviço, esse é um investimento que deve ser pensado e planejado, para que o dinheiro colocado retorne nos resultados esperados e não seja perdido. Mas como escolher uma agência? Por onde começar? Confiro 6 itens importantes que você deve prestar atenção ao realizar uma escolha de agência para trabalhar com você!
Se você está procurando por uma agência de marketing digital, a melhor referência será sempre nos sites de busca. Jogue no Google e certifique-se que a agência desejada está na primeira página de resultados. Se a agência estiver bem colocada na busca orgânica (resultados que não são pagos), isso já mostra que na agência existem profissionais que conhecem bem os mecanismos de busca do Google e otimização de site (SEO). E é isso que você também quer para a sua empresa!
É claro que o bom e velho boca-a-boca também conta. Pergunte para amigos, parentes, pessoas especializadas na área e empreendedores da região sobre agências que conhecem e recomendam.
Depois da pesquisa inicial, siga para a área de cases e clientes da agência. Lá estarão as empresas com quem já trabalharam ou trabalham, além dos resultados das campanhas e estratégias. Isso te dará uma boa ideia do que esperar da agência. Os cases são uma parte do que você pode esperar como cliente, então é bem importante buscar por agências que tenham essa informação disponível.
Essas informações podem estar numa área de portfólio. Pesquise no site da empresa os trabalhos que desenvolveram anteriormente, depoimentos de clientes, tempo de atuação no mercado e, principalmente, se o serviço da agência se encaixa no seu negócio.
Verifique também se a empresa possui prêmios, certificações importantes e outros diferenciais. Esses itens podem ser um ótimo critério para filtrar as opções ou desempatar uma decisão!
Empresas comprometidas oferecem planejamento estratégico digital. Isso significa um calendário para as ações, metas a serem cumpridas e quais mídias sociais deverão ser utilizadas para o seu negócio. Ou seja, deixam claro como será o futuro da sua parceria com a agência e qual resultado esperar dessas ações.
A elaboração de um plano de marketing digital é complexa, por isso dê preferência por contratos a partir de 6 meses, assim as ações de branding ou de marketing terão tempo para serem construídas e se tornarem sólidas, e a parceria irá fluir muito melhor.
Ao contrário das mídias tradicionais, as mídias digitais permitem o acompanhamento das ações: seja em número de visitantes do site, volume de cliques em um link, ou um determinado número de likes em uma publicação. O marketing digital chegou para mostrar resultados! Por isso, monitorar e analisar é necessário!
Contratar um serviço nessa área é um grande investimento em busca de um espaço no meio digital, e você também saber que tipo de objetivo deseja alcançar. Algumas agências focam em métricas que não agregam necessariamente aos objetivos que o cliente deseja alcançar. Ou seja, não mostram os reais efeitos das estratégias digitais nas taxas de conversão. Isso não é preocupação verdadeiro com resultados. As estratégias devem ser pensadas focando sempre nas vendas e metas do cliente, e não apenas em tráfego e curtidas, por exemplo.
Algumas empresas focam em clientes exclusivos por segmento. Ou seja, só atendem um cliente de cada ramo, evitando a assessoria de dois clientes que são concorrentes. Isso é uma super vantagem competitiva! As agências que fazem isso se concentram em estudar o modelo de negócios do cliente e focam seus esforços para que ele, em específico, se destaque no mercado da região. (off: Citar Adove aqui? )
Agências de marketing digital precisam entender muito do mercado. Empresas com anos de experiência, por exemplo, possuem em seu portfólio diversos projetos atendidos, o que garante mais expertise no que condiz à processos, gerenciamento de clientes e demandas operacionais. Questione a empresa desejada em relação à quantidade de projetos concluídos, nível de satisfação dos clientes e tempo de atuação no mercado.