Blog Abraind | Inbound Marketing B2B

SLA e funil de vendas: a importância dos acordos nas etapas de vendas

Escrito por Abraind | Jun 11, 2021 3:45:33 PM
Reading Time: 6 minutes

Marketing VS Comercial: esta divisão precisa acabar! Porque quando estas duas áreas atuam juntas, de forma alinhada, os negócios só têm a ganhar. E sabe como isso pode ser resolvido? Com o SLA (Service Level Agreement).

Esta estratégia é usada para integrar os times e ainda melhorar os indicadores da empresa com ações em cada etapa do funil de vendas. Não estamos falando de “milagres”, mas sim de uma união que só tem a fortalecer o time e a produtividade.

O SLA, em tradução ao português, significa Acordo de Nível de Serviço. Desta forma, ele funciona como um norte para orientar a responsabilidade de cada colaborador e área na busca pelos objetivos.

Assim, são definidas as respectivas responsabilidades do Marketing e do Comercial no funil de vendas. Mas apesar de cada um ter a sua missão, é importante entender que elas estão relacionadas, ou seja, o trabalho de um reflete no outro!

Acompanhe o que temos a compartilhar sobre SLA e como isso impacta nas suas estratégias do funil de vendas para potencializar resultados e valorizar o trabalho em conjunto dentro da organização.

Trato é trato: entenda como funciona o SLA

Você, que já baixou o nosso e-book “Como ter Marketing e Vendas Focados nos Resultados da Minha Empresa”, aprendeu como o SLA resolve os problemas de divisão entre as áreas, não é mesmo? Mas se ainda não conseguiu fazer a leitura deste conteúdo disponível para download gratuito, vamos explicar agora um pouco sobre o assunto aqui.

Para começar, saiba que o SLA é um documento criado entre os departamentos. Neste acordo, são definidas todas as informações sobre como garantir a qualidade mínima de atuação de cada time para alcance do objetivo esperado para sua empresa.

Desta forma, os times precisam pensar juntos, com integrantes contribuindo uns com os outros. E, após a definição das responsabilidades de cada participante deste SLA, são definidas as metas e métricas.

Aqui vai uma curiosidade: este acordo de nível de serviço surgiu entre as empresas de Tecnologia de Informação, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). E hoje, firmar o SLA neste segmento é uma obrigatoriedade. Pois, assim, empresas e clientes sabem exatamente quais são suas responsabilidades na contratação.

Passo a passo para criar o SLA:

1. Defina quais serão os setores e pro­fissionais envolvidos no SLA;

2. Identifique as etapas do funil e quem é responsável por cada uma;

3. Agora, escolha as ferramentas e metodologias utilizadas nos processos;

4. E estabeleça metas viáveis para cada etapa do funil;

5. Então, entenda quais são as informações do lead que o time de vendas precisa do marketing para iniciar a abordagem comercial;

6. Determine como será esta abordagem de vendas e ações de marketing junto ao público;

7. Finalizando, atualize constantemente o SLA conforme a necessidade das equipes.

Como aplicar o SLA de acordo com cada etapa do funil?

Aqui, estamos falando do segundo passo da criação do seu SLA, conforme abordamos acima. E, em conteúdo sobre SLA, o Resultados Digitais explica como relacionar a criação do seu acordo com cada etapa do funil de vendas.

Nesta etapa, é comum que o Marketing assuma estratégias para geração de leads

e sua quali­ficação, enquanto Vendas deve aceitar os leads quali­ficados e oportunidades, trabalhando na conversão.

Para isso, a forma como estes leads serão passados de um time para o outro precisa ser bastante ágil e eficiente. Porque só assim será possível fechar negócios e evitar as perdas de oportunidades.

Portanto, uma forma de trabalhar com alta performance nesta fase é utilizando softwares de gestão modernos, conectados ao CRM. Pois, assim, os leads são enviados do Marketing para Vendas de forma automatizada, gerando ainda um rico histórico de informações.

Atenção: defina no seu SLA o seu “blacklist”, que são critérios para barrar leads nas etapas do funil de vendas. Os contatos que não são de interesse comercial devem ser claros, para que as equipes não percam tempo investindo atenção em quem não tem potencial de conversão.

E adote a revisão no cronograma de realização do SLA. A atualização dos resultados obtidos precisa ocorrer de tempos em tempos. Só assim será possível saber se as estratégias estão funcionando ou não.

A união faz a força!

 

 

O portal Sales Hackers listou alguns dados importantes sobre a importância de unificar o time de Marketing e Vendas com o SLA. Aqui estão eles:

 

 

 

 

Para completar, o portal apresenta problemas que o SLA pode solucionar. Apresentamos 3 deles aqui, para você compreender melhor sobre a importância desta estratégia na empresa.

 

 

  1. Com as informações obtidas pelo SLA, fica mais fácil criar uma persona de comprador assertiva para os dois times. E conhecer o público é fundamental para o sucesso dos negócios, principalmente quando falamos de jornada de compras e do trajeto do lead pelo funil de vendas.

 

 

  • Além disso, com o SLA é possível criar estratégias que despertem o engajamento, tanto dos colaboradores, quanto dos consumidores. Logo, a união das duas áreas por meio deste acordo pode resultar em aproximação dos profissionais – e você já ouviu a máxima “duas cabeças pensam melhor que uma”! Assim, com colaboração, cria-se estratégias mais eficazes para alcançar novos clientes, bem como para fidelizar os atuais.

 

 

  • Vivemos em um mundo em que temos novas informações a todo momento. Mas, pela correria do dia a dia, nem sempre é possível acompanhar tudo o que está acontecendo. Isso inclui a realidade da sua empresa. Então, com este alinhamento entre Marketing e Vendas, uma área consegue manter a outra atualizada sobre demandas, tendências, novos comportamentos e até mesmo pensar em novos produtos e serviços.

 

 

Acabou? Ainda não!

 

 

Então, você criou um SLA incrível, conseguiu unir o Marketing e Vendas, e alcançar os resultados esperados? Maravilha!

 

 

Mas quem disse que nossa história acaba com este final feliz? Ainda tem mais! Não dá para conquistar e converter o lead, e depois deixá-lo de canto. Agora é importante nutrir o contato com uma assertivo pós-venda, realizando também em conjunto entre as áreas.

 

 

Recentemente trouxemos informações para contribuir com a retenção de clientes da sua empresa. E, na ocasião, mostramos o quanto este alinhamento entre os departamentos reflete nos resultados dos negócios.

 

 

 

 

E então?

 

 

Saiba que o desenvolvimento de estratégias criadas em conjunto pelo time de Marketing e Vendas contribui e muito para conquistar resultados aos negócios. Isso reflete no aumento da motivação das equipes, promove uma maior compreensão das atividades realizadas por cada colaborador no negócio, e ainda gera mais rentabilidade!

 

 

Neste sentido, o SLA torna-se uma ferramenta poderosa para promover a unificação, principalmente quando aplicado ao funil de vendas.

 

 

Isso porque a jornada de compras não termina quando o lead chega ao fundo do funil de Marketing. O time de Vendas têm responsabilidades que contribuem para a conversão.

 

 

Estamos em um mercado cada vez mais competitivo, em todos os setores. Então, a integração dos colaboradores reflete em chances de as empresas conquistarem negócios para garantir a lucratividade.

 

 

Sabe como deixar seu SLA ainda mais eficaz? Incluindo estratégias digitais! Porque vivemos em uma era em que a visibilidade da organização precisa estar conectada com os objetivos dos clientes. E todos estão cada vez online, por isso, sua empresa também precisa se atualizar e transformar a realidade com ações digitais. Esta decisão vai permitir agilidade no acesso de informações, bem como um melhor posicionamento no mercado de atuação.

 

 

Como fazer isso? É simples! Que tal aprimorar ou criar um site e redes sociais para estreitar os canais de comunicação com o público, apresentando tudo o que você tem a oferecer para acesso 24/7 onde e quando quiserem?

 

 

Mas não vale a pena apenas criar estas plataformas, é importante abastecer com conteúdos assertivos. Agora, estamos falando de Marketing Digital, um assunto que dominamos e em que temos muitas experiências a compartilhar para aprimorar o trabalho do seu time. Vamos conversar sobre isso? Conheça aqui nossos serviços!