Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 23 de Agosto de 2022

Automação de marketing: você sabe o que é?

Automação de marketing é o uso de tecnologias que simplificam processos e fazem com que eles se tornem mais escaláveis e eficazes.

Quando o assunto é marketing digital, é impossível pensar sobre ele sem considerar as possibilidades trazidas pela automação. Isso acontece porque existe um público muito grande na internet e diferentes estratégias para atraí-lo.

Mas, para que todas elas possam ser adequadamente trabalhadas, é necessário contar com ferramentas que ajudem nesse processo. Tentar fazer tudo manualmente é um desafio, tanto para os empreendedores, quanto para as organizações.

A tecnologia trouxe muitas soluções para as pessoas e as empresas, e uma prova disso são as ferramentas de marketing, que ajudam a atingir os potenciais clientes em grande escala, sem prejudicar a personalização das estratégias.

Manter o site atualizado, publicar no blog, interagir com os usuários nas redes sociais, responder e-mails e criar anúncios são apenas alguns exemplos de estratégias que precisam ser trabalhadas no dia a dia.

Mesmo que a organização tenha uma equipe completa de marketing, não é possível trabalhar todos esses processos manualmente. Por isso, neste artigo, você vai entender o que é automação de marketing e os benefícios que ela traz.

 

Saiba o que é automação de marketing

Automação de marketing é o uso de tecnologias que ajudam a automatizar as ações e processos, aumentando a eficiência e a escalabilidade das estratégias, garantindo um relacionamento personalizado com os potenciais clientes.

O termo pode se referir a qualquer tipo de ação automatizada por meio de recursos tecnológicos, tais como agendamento de postagens nas redes sociais, disparo de e-mails e uso de chatbots.

Um fabricante de adesivo vazado personalizado pode usar as interações automatizadas nas redes sociais, pois, assim, é possível seguir milhares de contas em pouco tempo, mas este não é o único exemplo de automação.

Também é importante ressaltar que, quando se trata de automação de marketing, não se refere apenas a ações pontuais. Na verdade, a organização vai automatizar diferentes processos, ativando uma tarefa após a outra, sem intervenção manual.

Essas ferramentas podem ser usadas em qualquer estratégia, mas, geralmente, são mais aplicadas no Inbound Marketing. Isso porque o objetivo é automatizar a gestão de leads no funil de vendas, de modo que possam evoluir até a compra.

A marca vai conquistar novos clientes e, com isso, poderá trabalhar as estratégias de pós-venda para retê-los e fazê-los comprar novamente.

 

Benefícios da automação de marketing

Investir em automação de marketing é uma forma de aumentar as vendas, reduzir o custo de aquisição de clientes e aumentar a retenção. Mas essa prática também traz muitos outros benefícios, como:

 

1. Leads mais maduros

Quando o potencial cliente conhece mais sobre o produto ou serviço, como no caso de uma sugestão para cartão de visita salão de beleza, possivelmente ele vai comprar muito mais do que uma pessoa que ainda não conhece a solução.

Os leads maduros sabem o que esperar e de que maneira utilizar os produtos e serviços. Isso faz com que eles tenham sucesso com a aquisição, algo que traz resultados ainda melhores para a companhia.

 

2. Aumenta a produtividade dos vendedores

O processo de vendas é iniciado pela ferramenta de automação, que também cria conteúdos para os potenciais clientes, dessa forma, a produtividade dos vendedores é muito maior.

Se a ferramenta fizer bem esse trabalho, os vendedores vão se sentir mais à vontade para focar nos leads que estão prontos. Além disso, eles também saberão que essas pessoas vão voltar em um momento mais adequado.

Pelo fato de não ser necessário trabalhar toda a educação inicial, a equipe de vendas pode se especializar nas etapas finais do processo, aumentando ainda mais as vendas.

 

3. Reduz o ciclo de vendas

Todo o trabalho de preparação é realizado pelo sistema, e isso faz com que os vendedores recebam leads que já estão nas últimas etapas da jornada de compra.

O consumidor não vai argumentar tanto com o vendedor de uma empresa especializada em reforma de fachada comercial, que vai se encarregar de ajudar o potencial cliente a encontrar uma boa solução.

 

4. Leads mais qualificados

A conversa entre o potencial cliente e a equipe de vendas é muito diferente quando o lead está descobrindo um problema e quando ele já leu bastante sobre o assunto. Quando ele está mais maduro, precisa apenas de apoio para tomar uma decisão.

Quando os potenciais clientes estão bem preparados, os vendedores precisam investir menos tempo argumentando com eles para, finalmente, realizar a venda.

5. Menos trabalho recorrente

Por meio da automação, boa parte do processo de preparação dos leads acontece de maneira automatizada. Ainda assim, é necessário criar caminhos que essas pessoas vão percorrer o que precisam estar devidamente ajustados.

As ferramentas de automação usadas por um estúdio especializado em ensaio newborn menino cuidam desses caminhos, sem que para isso seja necessário atuar manualmente.

 

6. Comunicação personalizada

Por meio das estratégias de automação, é possível segmentar os leads por meio de diferentes critérios, como:

  • Cargo;
  • Empresa;
  • Segmento;
  • Momento de compra.

A partir dessas possibilidades de segmentação, a companhia consegue personalizar melhor a comunicação e fazer com que personas diferentes percorrem os seus trajetos, e não apenas um caminho genérico.

Como resultado, a empresa nota uma grande eficiência no relacionamento, trazendo mais valor para cada etapa e os potenciais clientes, por sua vez, vão esperar os próximos e-mails.

 

7. Ticket médio maior

Quanto mais informações os leads tiverem sobre um tema, mais eles vão conhecer sobre o problema e se sentirão dispostos a investir em uma boa solução.

Quando os leads estão maduros, a tendência é que o ticket médio seja muito maior e, por meio da automação de marketing, fica muito mais fácil para um fabricante de persiana painel blackout fornecer o conteúdo adequado e preparar a venda.

 

8. Funil de vendas mais eficiente

Durante as compras, existe um processo que possui estágios por onde os consumidores vão passar. Dominar as informações do momento anterior é como se fosse um pré-requisito.

Pense, por exemplo, que não vale a pena oferecer cursos pré-vestibular para uma pessoa que nem mesmo sabe qual carreira quer seguir.

A automação de marketing também ajuda a entender o comportamento do usuário e, com isso, identificar em qual estágio de compra ele se encontra e quais são seus interesses.

Dessa maneira, a companhia envia o conteúdo adequado para que essa pessoa seja levada para o próximo estágio. Consequentemente, o funil vai se movimentar e, embora a quantidade de pessoas seja menor, as chances de se tornarem clientes são grandes.

 

9. Nutre leads que não estão prontos

Muitas vezes, a pessoa pode precisar de uma solução, como película em porta de vidro, mas nem mesmo sabe dessa informação e por isso não está no momento ideal da compra.

Também existem clientes que já esgotaram o orçamento do ano, possuem outras prioridades, acabaram de comprar algo semelhante, dentre outras possibilidades.

Todos esses são exemplos de leads que não estão prontos para comprar, mas que podem retornar em breve. Assim sendo, o relacionamento com essa pessoa é muito valioso e o que falta para fechar negócio com ela é educá-la.

A corporação precisa fornecer mais informações sobre seus produtos e serviços e de que maneira eles podem atender a essa necessidade.

Para uma empresa prestadora de serviços gerais, fechar negócio com determinado cliente também pode ser apenas questão de tempo.

Nesse caso, é fundamental continuar agregando valor para gerar credibilidade e manter a imagem do negócio sempre viva na mente do potencial cliente. Quando chegar o momento de comprar, ele vai se lembrar de você.

Por meio das ferramentas de automação, é possível cultivar um relacionamento positivo com os potenciais clientes, manter a empresa sempre por perto e amadurecer essa proximidade.

10. Integração entre as equipes

Quando a empresa concentra todas as suas atividades em um único sistema, os colaboradores vão acessar dados e histórico em um único lugar.

Por meio das ferramentas de automação de marketing, tanto os profissionais de vendas, quanto os profissionais de marketing de um fabricante de totem iluminado podem acompanhar o andamento das atividades.

Eles também recebem alertas sobre suas tarefas, avaliam o desempenho da estratégia e conseguem acompanhar a evolução dos leads no funil de vendas.

 

Considerações finais

Investir em marketing é fundamental para qualquer negócio que queira crescer, independentemente de seu porte ou segmento, mas são muitas estratégias que precisam ser trabalhadas e, manualmente, é praticamente impossível.

As ferramentas de automação auxiliam nesse processo, trazendo mais facilidade para as estratégias de marketing e melhorando consideravelmente os resultados. Dessa forma, o negócio terá acesso a muitos benefícios que só essas plataformas podem trazer. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Abraind 23 de Agosto de 2022
Abraind

Assine nossa newsletter!