Criar um blog se tornou uma atividade tão relevante quanto a elaboração de um site institucional. E motivos para isso não faltam, já que o seu público-alvo se concentra na internet e faz boa parte de suas pesquisas on-line.
E, ao criar um blog que responda às dúvidas mais pesquisadas nos mecanismos de busca, como o Google, você atrai uma audiência qualificada até as portas virtuais do seu empreendimento. Mas essa é só a pontinha de relevância de um blog corporativo.
Quer saber quais são os outros motivos que deveriam fazer você criar um blog o quanto antes? É só seguir com a leitura deste post!
Como destacamos acima, ao criar um blog você se aproxima do público-alvo de sua indústria. Isso porque, ao aprender quais são as principais questões levantadas por ele em suas buscas on-line, você pode ranquear os artigos do seu blog nas primeiras páginas do Google.
Se o conteúdo for relevante para o leitor — se ele tiver as suas perguntas respondidas —, ele pode se relacionar mais com a sua marca virtualmente. Isso pode ser por meio do consumo de mais conteúdos, engajando em novas postagens e nutrindo gradativamente o seu interesse naquilo que a sua empresa tem a oferecer, até se converter em oportunidades de compra.
Um blog não é um investimento alto — especialmente, se comparado às mídias convencionais de marketing. Inclusive, é duradouro. Em médio e longo prazo é um dos principais canais de comunicação para atrair e se relacionar com o seu público.
Com o tempo, você terá conteúdos consideráveis, todos alinhados às necessidades e objetivos do seu consumidor ideal.
Ainda com base na questão de que você pode sanar todas as dúvidas do seu público, ao criar um blog você gera autoridade para a sua marca. Quanto mais respostas você oferecer à sua audiência, mais ela vai reconhecer a sua empresa como uma referência naquele assunto.
Essa construção é gradativa. Por isso, a elaboração de novos conteúdos ajuda a manter os leitores curiosos por novidades, faz com que eles visitem o blog regularmente e, diante da necessidade de adquirir aquilo que a sua empresa já comercializa, ele terá uma marca preferencialmente na superfície de suas lembranças.
Dentro de suas estratégias de marketing digital, ao criar um blog você atende à demanda do seu consumidor. No entanto, trata-se também de uma ferramenta de interação e relacionamento. Assim, você identifica novas oportunidades de negócio, encontra carências do público e associa aos seus produtos ou serviços.
A seguir, destacamos algumas orientações básicas para você que deseja criar um blog e reunir algumas das vantagens acima mencionadas:
No entanto, isso tudo demanda boa dose de planejamento estratégico para que, ao criar um blog, você seja o mais preciso possível em impactar os seus clientes em potencial.
Para isso, convidamos você a ler, agora, outro artigo nosso, que explora bem os diferentes tipos de conteúdos para blog que você pode usar!