A enorme quantidade de informação atualmente apresentada faz com que as indústrias “briguem” pela atenção do cliente. Mas, e se o setor prezar pelo fortalecimento da marca e focar na lembrança da clientela?
Essa é uma das melhores formas de manter todo negócio no radar do consumidor. Quando ele precisar, é o produto ou serviço de uma marca forte que ele se lembrará!
Mas como ter uma marca forte? Elencamos 10 estratégias para ser atuante na vida dos clientes, gere leads, incremente as vendas e melhore a lucratividade da indústria. Acompanhe!
Toda empresa é formada por pessoas, produtos/serviços e, claro, clientes! Mas, você sabe quais são as marcas mais lembradas por eles? E o que faz elas serem citadas?
Uma pesquisa de opinião realizada pela Datafolha para o “Folha Top Of Mind” (2023), as marcas que estão na lembrança do brasileiro foram:
Engana-se quem acha que elas se tornaram o que são por acaso! Seus líderes entendem muito bem a importância de uma estratégia de branding bem direcionada, e a aplicam com sucesso ao longo de muitos anos.
Segundo um artigo da FIA Business School, a definição de Branding é “processo de criação e gestão da identidade de uma marca e seus elementos visuais [...] além da definição e divulgação de forma criativa e eficiente dos seus valores, missão e propósito”.
Ou seja, uma marca forte e conectada aos desejos, anseios e até emoções do consumidor é tão importante quanto um produto/serviço de qualidade.
Logo, dominar a “arte” de fazer branding é uma das competências mais valiosas no Marketing Industrial, ao contribuir com o fortalecimento e alcançar a mente do consumidor.
Mas como fazer isso? Continue lendo este artigo e confira!
Geralmente, o público é exigente e tem muitas dores, sentimentos e expectativas. Para o setor industrial, esses valores são ainda maiores!
Neil Patel, em um artigo sobre as diferenças entre os segmentos B2B e B2C, destacou que as vendas de empresas para empresas têm alguns desafios importantes:
Diante disso, é imprescindível cuidar de cada ponto de contato e entender as demandas da persona. Nos próximos tópicos, você verá algumas dicas e estratégias.
Fortalecer uma marca sem ter presença no mundo digital é uma tarefa praticamente impossível atualmente. Então, o marketing digital não pode faltar, com destaque para o Inbound Marketing.
Essa medida coloca a sua empresa no radar dos consumidores certos, no momento ideal, ajudando no branding.
As principais ações neste cenário são:
Os sites institucionais são ferramentas importantes para o Branding. Eles centralizam e destacam todas as informações sobre a sua marca. Logo, são uma forma de atrair clientes.
As redes sociais são fontes de comunicação diretas e vitrines poderosas para o seu negócio.
Nelas, os prospects podem falar sobre o que pensam e a experiência que tiveram. Logo, o Facebook, o Instagram e o LinkedIn são ideais para reforçar e estruturar o fortalecimento da indústria no mercado.
Os e-mails marketing são uma ferramenta muito eficaz para contatar o cliente, fornecer informações para ele e manter a lembrança na sua mente.
Para maior eficiência, as ferramentas de automação são uma boa opção. Esses recursos deixam o processo otimizado e personalizado, transformando o jeito de se comunicar com o cliente. O resultado? Fortalecimento da marca!
A melhor maneira para gerar valor ao cliente é oferecer materiais, conteúdos e informações ricas e relevantes. Então, invista em:
O marketing de conteúdo aproxima a empresa do cliente, mostrando com clareza o verdadeiro valor que a sua indústria tem a oferecer.
Uma das estratégias de fortalecimento, é posicionar a marca corretamente!
O best-seller de Al Ries e Jack Trout, “Positioning: The Battle for Your Mind”, define o termo de uma forma muito assertiva:
“Sistema organizado para encontrar uma janela na mente. Baseia-se no conceito de que a comunicação só pode ocorrer no momento certo e nas circunstâncias certas.”
Nesse sentido, um maior conhecimento da marca depende de um posicionamento certeiro. Pense que o foco está além do produto – o alvo aqui é a percepção do consumidor.
Como forma de auxiliar uma marca a se posicionar, há algumas questões que merecem atenção:
Quando bem fundamentadas e alinhadas, as respostas para essas questões ajudarão nesse posicionamento.
Para fortalecer sua marca é preciso que o cliente crie uma identificação com ela. Afinal, criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas. Com isso, as chances de ficar na cabeça delas crescem.
Diante dessa necessidade, é preciso entender bem quem é o público-alvo para mapear:
Por que o consumidor compra a sua solução e não a da concorrência? A resposta para essa pergunta é a chave para fortalecer a sua marca no mercado.
Segundo o Sebrae, ter um diferencial é fundamental para que ela se destaque no mercado e atraia consumidores. Para alguns segmentos a concorrência é alta, logo, o consumidor tem cada vez mais opções de escolha.
Isso quer dizer que, para reforçar uma marca junto ao público, ela deve oferecer um diferencial. Mas qual? Veja alguns exemplos:
Não existe uma receita de bolo! Cada empresa tem o seu diferencial. Descubra o seu!
Mas lembre-se: de nada adiantará ter um diferencial se ele não for divulgado. Aqui, a primeira estratégia merece ser lembrada! Isto é, um bom planejamento de marketing digital é ideal para apresentar o diferencial da sua marca.
O aspecto visual é uma das formas mais eficazes para ganhar um espaço na mente do consumidor.
Para isso, criar uma boa identidade é um passo importante em direção ao fortalecimento da marca. Isto é, vale investir em:
Sabe aquela expressão: “a primeira impressão é a que fica”? Então, ela se encaixa bem neste cenário e deve ser muito bem explorada.
A identidade visual precisa estar alinhada com a imagem da organização e com o perfil e estilo do mercado consumidor com os quais quer se conectar.
Uma estratégia que funciona muito bem para dar personalidade à marca é definir o tom de voz a ser adotado.
Segundo outro artigo do Sebrae, o tom de voz é a forma como a marca conversa com o público, deixando claro seus objetivos, missão e tudo aquilo em que acredita.
Ao aplicar o tom de voz ideal, a indústria terá:
Vale reforçar que esse ponto envolve não apenas os contatos pessoais e diretos, mas também os termos usados em campanhas e na comunicação digital.
Assim, para acertar no tom de voz, você deve conhecer bem o seu público-alvo e se direcionar a ele corretamente.
Por exemplo: se sua empresa comercializa ferramentas para a implantação da indústria 4.0, o tipo de comunicação pode funcionar bem com o uso de termos técnicos.
Mas isso não é uma regra. Então, considere os objetivos do negócio e saiba como quer alcançar o público.
Você sabe como a Natura, Unilever e o Banco Itaú são lembrados pelo mercado consumidor? É claro que elas têm marcas fortes, mas muitas são reconhecidas pelas ações sociais e ambientais que realizam.
A Natura, por exemplo, é lembrada quando o assunto é sustentabilidade. O Itaú, por sua vez, realiza ações em prol da sociedade, como programas de incentivo à leitura e apoio à educação, sempre reconhecido por isso.
Ou seja, para tornar seu negócio relevante, apoiar uma causa – seja ela ambiental, social ou cultural – é uma boa opção.
Tal fato permite atrair mais facilmente as pessoas que se identificam com determinada causa, tornando-as clientes engajados.
Essa é uma ótima estratégia para o conhecimento da marca, indo além do serviço ou produto que ela oferece. Ajuda também na fidelização do cliente.
Sempre podemos aprender muito com erros e acertos, então por que não aproveitar o que a concorrência faz e extrair algo disso?
A ideia aqui não é espionar, muito menos copiar. O objetivo é analisar os concorrentes e identificar as oportunidades e melhorias nos diferenciais competitivos que eles têm.
Seu negócio já está nas lembranças do cliente. Tudo certo, então? Na verdade, não! As ações devem continuar no pós-venda.
Não precisa nem ir muito longe para entender que o pós-venda de qualidade é fundamental para o fortalecimento da marca de qualquer indústria.
Segundo a Zendesk, empresas com um bom pós-venda aumentam a taxa de retenção de clientes em 5%. E isso pode resultar em lucros que variam entre 25% e 95%! Incrível, não é?
No entanto, é preciso um atendimento de pós-venda bem-planejado e que realmente tenha um foco, e não apenas objetivando aumentar os lucros.
Afinal de contas, quem melhor do que o próprio cliente para falar sobre as qualidades da empresa no mercado?
O sucesso do cliente significa o sucesso da sua empresa. Pode até parecer clichê, mas essa é uma grande verdade!
Aplicar o Customer Success é ter um foco central: o cliente. Afinal, é ele que compra, recompra e faz a “propaganda do seu negócio”.
Inclusive, à medida que eles alcançam grandes marcos de sucesso ao longo da relação deles com você, eles se tornam propensos a demonstrar lealdade. Logo, recomendam sua empresa.
O CS também oferece indicadores relevantes sobre a experiência do consumidor.
Com sua análise, é possível identificar informações e fatores relevantes que ajudem a entender o mercado e se posicionar nele, fortalecendo a marca.
Neste conteúdo pontuamos algumas estratégias e ações que apresentam potencial para fortalecer sua marca em um processo contínuo.
Muitas delas estão associadas às ações de Inbound Marketing, influenciando as vendas do negócio.
Mas você sabe aplicar as estratégias de Inbound a ponto de transformar os visitantes do seu site ou redes sociais em potenciais clientes?
Não sabe como fazer isso? Com experiência na área, a Abraind preparou um e-book exclusivo. Vamos te ajudar a entender como funciona o Inbound Marketing e como aumentar as vendas do seu negócio a partir de boas estratégias.
Para baixar, é só clicar no botão abaixo: