Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 21 de Setembro de 2022
ERP

Qual a importância do ERP para e-commerce?

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, um sistema de gestão que permite acesso integrado, facilitado e confiável às informações do negócio.

Por meio dessas informações, a empresa tem mais facilidade para fazer diagnósticos sobre o que precisa fazer para diminuir seus gastos e melhorar sua produtividade.

Mas, mesmo sendo um facilitador para os negócios, ainda existem muitos gestores e empreendedores que desconhecem suas facilidades e sua importância, principalmente quando se trata das plataformas e-commerce.

Um sistema de integração é crucial porque aumenta a eficácia e a eficiência da comunicação entre os setores da companhia. O recurso também favorece a análise de dados e os processos.

Devido a isso, o gestor consegue tomar decisões precisas, eleva o crescimento da empresa e aumenta sua rentabilidade consideravelmente. Porém, antes de contratar um sistema ERP, é indispensável saber um pouco mais sobre ele.

As plataformas e-commerce são negócios tecnológicos porque possibilitam que todo o processo de compra ocorra pela internet, assim, precisam ainda mais de um software que ajude em suas diversas atividades.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será explicado o que é sistema ERP e sua importância para o e-commerce.

 

Saiba o que é ERP

ERP é um sistema de gestão integrado que auxilia o gestor nos processos do negócio, integrando as atividades de seus setores, tais como:

  • Vendas;
  • Finanças;
  • Estoque;
  • Recursos Humanos.

Com base na centralização das atividades em uma única plataforma, o fluxo de informações se torna mais fluido e mais fácil de compartilhar. Da mesma forma, elimina-se a duplicidade de informações.

Um fabricante de divisória vidro temperado terá uma base única e integrada, e o resultado são insights que embasam as tomadas de decisão, de modo que elas se tornem mais assertivas.

 

Como a ferramenta funciona

Além de saber qual é o conceito desse recurso, é muito importante entender como ele pode ser aplicado à rotina do negócio. De início, ele ajuda o gestor em várias atividades, como contas a pagar e a receber.

Também monitora as vendas e acompanha os pedidos de compra, algo muito importante para as plataformas e-commerce.

O recurso, inclusive, pode ser usado para gestão de pessoas, por meio de informações sobre sua produtividade. Nesse sentido, facilita o gerenciamento de informações em diversos setores da corporação.

Isso aumenta ainda mais o acompanhamento e controle dos processos, tendo em vista que se cada departamento usar um sistema diferentes, vários erros podem aparecer, prejudicando sua capacidade de produção.

A integração de dados também aumenta a eficiência da gestão e proporciona mais rapidez ao que deve ser feito. A comunicação entre as equipes também melhora, o que facilita a resolução de qualquer problema.

Como resultado, um fabricante de caixa maleta kraft reduz os impasses com seus fornecedores e clientes. Um exemplo prático de seu funcionamento é que o sistema identifica um insumo encaminhado ao setor de produção.

Automaticamente, o item é retirado do estoque e atualiza as informações para o setor de compras. Isso ajuda a controlar a necessidade de adquirir mais materiais. Para uma plataforma e-commerce, é uma maneira de evitar produtos indisponíveis para venda.

Os departamentos de RH e financeiro também são auxiliados, como quando o gestor de recursos humanos lança as informações sobre os colaboradores, ao mesmo tempo em que o financeiro faz o pagamento dos salários.

O software se encarrega de controlar o ciclo e evita erros nos valores repassados. Até mesmo o departamento de marketing pode utilizar o sistema ERP. Ao notar uma queda nas vendas de um produto, pode-se fazer uma campanha ou promoção.

Várias outras funcionalidades podem ser aproveitadas, como simplificação de processos operacionais, unir a inteligência e a qualidade das informações, além do controle de estoque e custos.

A empresa pode fazer gestão integrada de dados, controlar prazos e suprimentos e aumentar a produtividade de seus setores.

 

Características da ferramenta

Um fabricante de cercado para escada pode personalizar a ferramenta, tanto é que alguns sistemas possuem características diferentes, conteúdos e até sotaques, de acordo com o local onde são usados.

A companhia pode agregar módulos que ajudam o gestor a buscar funcionalidades que operam de maneira mais adequada e compatível com o perfil da corporação. Desse modo, a ferramenta é totalmente personalizável.

O motivo para isso é sua flexibilidade. Uma vez que oferece diferentes módulos para as mais variadas demandas organizacionais, a personalização começa justamente na escolha das funcionalidades.

O negócio pode escolher desde o plano mais básico ou mudar para outros que se ajustam às suas necessidades.

O modelo mais comum entre as companhias é mais rápido e simples, mesmo assim, é possível agregar funcionalidades. A maior vantagem é que um fabricante de letreiro de loja só vai pagar pelo que usar.

Como resultado, o negócio consegue reduzir os gargalos. Isso faz com que o ERP seja escalável, mesmo porque precisa acompanhar a legislação. Com essas características, a empresa não corre o risco de ter uma ferramenta defasada.

Sempre haverá novas funcionalidades e ajustes técnicos que vão aumentar as chances de atender às demandas internas.

 

Importância para o e-commerce

O sistema ERP permite que as plataformas e-commerce tenham uma gestão mais eficiente, e a comunicação entre seus setores ocorre livremente, eliminando falhas operacionais.

Muitos empreendedores se perguntam como o software pode ajudar uma plataforma e-commerce e por que ele é tão importante. Algumas respostas para isso, são:

 

1. Mais controle financeiro

Todo negócio precisa de um bom controle financeiro para ter sucesso e conseguir crescer, e para o comércio eletrônico, a melhor forma de fazer isso é por meio de um software ERP.

A ferramenta fornece todos os dados relacionados às vendas, compras e fluxo de caixa em geral e isso acaba facilitando as tomadas de decisões.

Um fabricante de grades alumínio pode fazer o cálculo de seus impostos de acordo com as normas fiscais do estado em que atua, assim como a loja virtual pode emitir boletos automaticamente.

Isso acontece porque a plataforma conta com um recurso que trata da mediação entre a empresa e os bancos.

 

2. Aumenta a produtividade

A integração entre o software e a loja faz com que processos demorados e repetitivos sejam realizados automaticamente. Assim sendo, não será necessário inserir informações manualmente de um sistema para outro, o que pode gerar erros.

A comunicação do e-commerce com o sistema de gestão é totalmente automática, e isso diminui gastos e reduz a necessidade de envolver funcionários, otimizando o tempo e a produtividade.

 

3. Gestão de estoque

Uma plataforma e-commerce precisa de um estoque bem administrado para se certificar de que possui embalagem laminada personalizada para embalar suas mercadorias vendidas, assim como todos os itens disponíveis para venda.

Não se poder faltar e nem ter insumos em excesso, e uma das maiores vantagens de integrar o e-commerce com o ERP para a gestão de estoque são os relatórios que identificam o que tem mais demanda.

Com isso, a loja pode se programar para vender e até mesmo fazer promoções em períodos sazonais, como Natal, Black Friday, entre outros.

 

4. Otimiza o tempo

Várias atividades comuns ao e-commerce como cadastro de produtos, vendas, despacho de pedidos, controle de estoque e emissão de documentos tomam muito tempo quando feitas separadamente e manualmente.

Porém, por meio de um sistema ERP, uma loja virtual de piso drenante para piscina consegue organizar e automatizar suas operações, respeitando as necessidades de cada setor.

Como resultado, ela obtém uma troca de informações segura e rápida, que permite à plataforma operar de acordo com as demandas que possui. O gestor, por sua vez, terá mais tempo para desenvolver seu negócio.

 

5. Integração logística

Por fim, alguns sistemas ERP permitem facilidades que podem mudar a rotina do comércio eletrônico para melhor.

Um exemplo disso é a possibilidade de imprimir etiquetas de entrega com a nota fiscal do produto ou com o pedido.

Não importa se você vende rede de proteção para quadra de futsal ou produtos eletrônicos, a ferramenta possibilita a integração com o sistema dos Correios, o que elimina burocracias e agiliza o envio dos pedidos.

 

Considerações finais

O sistema ERP para as plataformas e-commerce é uma solução segura, prática e eficaz, que ajuda o negócio em muitas tarefas do dia a dia.

No entanto, quando for contratar a solução, certifique-se de que ele é compatível com a plataforma que sua loja virtual utiliza. Com isso, sua empresa poderá aproveitar todas as vantagens que esse recurso oferece.

Neste artigo, foram destacados os principais pontos do software e várias informações importantes que te ajudarão a fazer seu e-commerce crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 21 de Setembro de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!