Veja como as estratégias de marketing digital podem gerar mais visibilidade para sua empresa, engajamento do seu cliente ideal e aumento das vendas.
Muitas empresas ainda não entenderam o real sentido do marketing digital. Diversas vezes investem valores muito baixos, trabalham apenas alguns canais e não utilizam uma estratégia que realmente dê resultados. E, como não veem retorno, acabam cortando o investimento.
Isso gera a dúvida se o marketing digital realmente ajuda no aumento das vendas para a empresa. A resposta é SIM.
Quando investido da forma correta, com uma estratégia bem planejada, o marketing digital faz valer o investimento — porque aumenta a visibilidade da marca. Assim, o time comercial tem mais facilidade para trabalhar as vendas e aumentar o faturamento.
É preciso entender que o marketing digital é um conjunto de ações. Então não basta ter um site bacana e esquecer as redes sociais.
Ou ter um Instagram bem bolado se o seu público está no Youtube. Ou fazer posts, se o cliente ideal escolhe seus fornecedores pela expertise mostrada em lives e webinars.
Mas isso são só exemplos, porque são várias as ferramentas disponíveis no marketing digital — seja sua empresa B2B (business to business) ou B2C (business to consumer).
O importante é ter uma estratégia personalizada, criada por profissionais, especialmente para o perfil do seu negócio.
Então não vale “pegar emprestado” de outra empresa, nem mesmo tentar adaptar um planejamento B2C para B2B, porque a jornada do cliente é bem diferente.
Porque o número de empresas que não só investem, mas aumentam a cada ano o investimento em marketing digital, é cada vez maior.
Basta dar uma espiada no estudo “Marketing Digital na América Latina: A experiência do cliente como centro da estratégia dos negócios em 2022”.
Realizado pela NTT DATA e a “MIT Technology Review” com gerentes e diretores de marketing digital (48%), coordenadores de comunicação e diretores comerciais no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru, o estudo traz números muito ilustrativos:
As principais metas das empresas que investem em marketing digital são (nessa ordem): converter ou captar clientes, reter e fidelizar clientes e melhorar o brand awareness; ou seja, o reconhecimento da marca e a forma como é lembrada;
90% das empresas latino-americanas já possuem uma estratégia de marketing definida;
10% destinam mais de 60% do investimento do departamento de marketing para o marketing digital;
70% das empresas entrevistadas disseram ter aumentado seu investimento ao longo de 2021;
10% das empresas esperam aumentá-lo para mais de 85% no futuro.
De acordo com o documento “A Guide To Marketing Genius: Content Marketing”, as empresas conseguem atrair até três vezes mais leads com os conteúdos de marketing digital em relação ao marketing tradicional — e com um custo 63% menor.
E se não tem mágica por trás disso, também não é tão simples. É preciso muito trabalho, análise, pesquisa, planejamento e uma produção muito bem feita para que os resultados apareçam.
Então é lógico que isso não acontece de uma hora para outra, afinal estamos lidando com pessoas o tempo todo. Inclusive no B2B, por maior que seja a cadeia de tomadas de decisão de uma empresa, ela é composta por seres humanos e não robôs.
Assim, tudo tem que ser planejado pensando em cada etapa da jornada do consumidor — seja ele qual for.
Além disso, também é preciso haver um bom entrosamento entre as equipes de marketing e vendas, de forma que uma gere suporte e subsídios para a outra.
Dessa forma, seus clientes podem até não cair na rede de ontem para hoje, mas sua empresa terá um crescimento bem direcionado e sólido, capaz de garantir a sustentabilidade e a competitividade no mercado.
Como o processo de venda B2B não é tão direto quanto o B2C, é preciso focar na produção de conteúdos úteis, independente da etapa do funil em que o lead esteja.
Nesse caso, os canais mais utilizados são blogs, e-mail marketing, whitepapers, redes sociais e webinars.
Isso tudo, além dos primeiros lugares na busca do Google — um recurso bastante utilizado quando o comprador B2B quer ter um panorama geral dos fornecedores em sua região, por exemplo.
Então a ideia do marketing digital é fazer a marca se tornar referência, para que seja lembrada sempre que o consumidor precisar de um produto ou pesquisar um assunto relacionado ao seu negócio.
E, ao mesmo tempo em que gera expertise, o marketing digital aumenta a visibilidade da sua empresa e divulga seu produto ou serviço, através de posts, vídeos, artigos, podcasts ou qualquer conteúdo que preste informação relevante e ofereça uma solução para o seu futuro cliente.
Esse é outro ponto importante, porque muita gente quer ter ótimos resultados com baixo investimento. O que, aliás, é compreensível.
Mas, na prática, o ideal é alocar pelo menos 10% do seu orçamento total ou 10% do seu faturamento previsto para o ano em iniciativas de marketing digital.
Algumas delas são a criação de conteúdo, SEO, campanhas pagas e gerenciamento de mídias sociais, por exemplo. Isso vai permitir que sua empresa alcance seus clientes potenciais por múltiplos canais.
E também vai dar escalabilidade e flexibilidade para que sua estratégia de marketing digital funcione de forma sólida a longo prazo.
Por outro lado, o budget inicial para marketing digital pode variar de acordo com seu tipo de negócio e estratégia que seu especialista considera a melhor abordagem no momento.
Para decidir o investimento mínimo ideal, portanto, é preciso pesquisa, análise de mercado e planejamento.
Uma boa dica é investigar, por exemplo, a quantidade de conteúdo orgânico e criativo de tráfego pago que os seus principais concorrentes têm utilizado para traçar uma estratégia mínima.
É preciso construir um relacionamento com seu público, seja através de um fluxo automatizado, mensagens por WhatsApp ou posts nas redes sociais, por exemplo.
Afinal, quem está presente é sempre lembrado. Então não deixe o concorrente tomar o seu lugar na mente e no coração do seu público, enquanto o ajuda a resolver questões importantes da sua empresa ou do seu dia a dia.
E como fazer isso?
A We Are Social divulgou um relatório segundo o qual 3,8 bilhões de pessoas no mundo têm pelo menos uma conta em rede social, em 2020. Bem, você deve estar pensando que o seu negócio é B2B, e o perfil do comprador é diferente.
Sim, mas ele também é uma pessoa, que, muito provavelmente, tem pelo menos uma conta em rede social. E você pode aumentar as possibilidades dele topar com a sua empresa enquanto está navegando — mesmo que não seja a trabalho.
Então não vale deixar essa oportunidade passar, concorda?
Claro, uma andorinha só não faz verão. Não esqueça que um dos grandes trunfos do marketing digital é justamente trabalhar com vários canais ao mesmo tempo. Então vá além das redes sociais, seja qual for o seu negócio.
Isso significa investir em canais pagos e gratuitos, como o Google Meu Negócio, por exemplo, que coloca a sua empresa, literalmente, no mapa.
Basta cadastrar gratuitamente sua empresa com todas as informações e ela tem grandes chances de ser encontrada quando alguém fizer uma busca por região (geolocalização).
Cada tipo de público tem características específicas, e você precisa conhecer bem para quem direcionar suas ações em marketing digital. Então vá além também da pesquisa básica de sexo, idade, profissão, dores, região, etc.
Hoje quanto mais customizado — e humanizado — o atendimento, melhor, mesmo no B2B. Todo mundo gosta de se sentir especial e, mesmo o comprador que precisa considerar 10 mil aspectos sobre o produto antes de decidir pela empresa, vai ter mais empatia pela empresa que se mostra mais atenta às suas necessidades e consegue personalizar as ofertas.
Então um CRM (Customer Relationship Manager) pode te ajudar a ter insights valiosos de oportunidades para o seu cliente em potencial.
Acompanhar toda a sua jornada, desde os primeiros contatos, possibilita um melhor direcionamento das estratégias, do brand voice e dos conteúdos para gerar engajamento.
E aponta, também, os canais mais indicados para investir no seu marketing digital e conseguir bons resultados. Assim, você consegue aumento das vendas e clientes mais satisfeitos, que retornarão para novos negócios.
Com essas dicas e estratégias sua empresa vai mais longe, consegue resultados mais sólidos e duradouros.
Aproveite para saber tudo sobre como o neuromarketing pode ajudar o seu negócio!