Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 18 de Novembro de 2022

Marketing personalizado: saiba o que é, e como usá-lo no seu negócio

Uma série de ferramentas têm surgido como grandes aliadas aos negócios que querem prosperar no ambiente digital. Por isso, entender sobre todos os detalhes do Marketing personalizado tornou-se imprescindível.

Há uma infinidade de possibilidades dentro do mercado que podem se aliar ao crescimento de uma empresa.

Contudo, esse grande fluxo de ferramentas pode acabar gerando um certo ruído na hora de compor o mix de marketing mais apropriado aos objetivos definidos.

Por esse motivo, é importante estar atento a todos os detalhes de cada uma delas, evitando, assim, alguns erros gerais que podem custar o naufrágio de uma boa estratégia.

Uma empresa de alarme monitorado, por exemplo, pode encontrar no ambiente digital uma grande alternativa para o aumento do número de clientes.

Para que isso ocorra, não pode haver espaço para que uma estratégia seja adotada apenas por ela ser o sucesso do momento.

Todos esses aspectos precisam ser norteados por equipes que estejam integradas com as novidades e com as tradições do ambiente do marketing.

Afinal de contas, uma empresa terceirizada serviços gerais pode estar apostando na estratégia mais certa dentro do seu mercado sem nem mesmo considerar alguns novos paradigmas mercadológicos.

Tudo isso, na verdade, vai depender de uma análise de histórico da empresa e do público-alvo que está sendo almejado.

Portanto, todas essas informações precisam constar no briefing disponibilizado pela equipe de marketing; seja ela interna, seja uma agência contratada.

No caso da empresa e da equipe responsável compreender que o direcionamento de marketing pode gerar mais engajamento do público, é possível seguir com a estratégia supracitada de forma inequívoca.

Assumir o marketing personalizado pode trazer uma série de benefícios para uma marca. Alguns deles são:

  • Melhor experiência;
  • Fidelização;
  • Conversão;
  • Identificação.

É certo que esses são alguns atributos positivos que podem qualificar uma marca a partir dessa estratégia. Por essa razão, é necessário detalhá-las.

O primeiro ponto a ser considerado é a melhoria de experiência, uma vez que essa estratégia tem a capacidade de identificar alguns aspectos subjetivos do público.

Nesse sentido, uma loja que vende móveis pode compreender que um determinado acesso tem mais a ver com o oferecimento de uma estação de trabalho 3 lugares.

Ou seja, a partir de uma série de padrões reconhecidos pela empresa, o marketing personalizado consegue ser aplicado.

Isso tem a capacidade de, principalmente, garantir a fidelização desses clientes que começaram a se sentir contemplados em suas subjetividades.

Além disso, os leads de uma página começarão a ser identificados e conduzidos para a sua conversão em clientes.

Considerar esse mecanismo, portanto, torna-se imperativo na busca de qualquer crescimento empresarial.

Por fim, um cliente que é reconhecido e recebe a oferta sob medida de um fechamento de pia em vidro certamente terá uma maior identificação.

Assim sendo, a adoção dessas ferramentas de marketing personalizado pode trazer uma série de vantagens para quem as adota.

É possível cumprir esses objetivos por meio delas, visto que elas têm a capacidade de tocar em aspectos muito mais subjetivos.

 

O que é Marketing Personalizado?

Para que se rume a esse tipo de horizonte estratégico, o primeiro ponto a ser levado em consideração é, justamente, a busca pela resposta do que ele significa.

Em vista disso, o marketing personalizado é o conjunto de ferramentas adotadas por uma empresa que visam a reconhecer os públicos de formas específicas e a se comunicar com eles.

Também conhecido como marketing one to one, ele possui uma grande capacidade de atingir de forma unitária cada membro daquele espectro comunicacional.

Isso se dá por meio da capacidade que essa estratégia tem de personalizar cada vez mais a comunicação para um cliente.

Um exemplo claro disso são os aplicativos de streamings. Afinal, é muito comum, ao acessar um aplicativo de música, que haja um oferecimento de uma playlist sob medida para o usuário.

Isto é, a partir de uma série de reconhecimento de padrões de consumo daquele público, o algoritmos do aplicativo consegue montar uma sequência de músicas que vai deixar aquele usuário satisfeito.

Transpondo isso para fora do mundo das bigtechs, isso poderia ser utilizado por uma empresa que confecciona uniforme de copeira empresarial.

Partindo de um cadastro de logotipos das empresas contratantes, os uniformes na homepage podem ganhar as características finais do produto.

Esse ponto pode gerar um certo apelo emocional no público e, portanto, levá-lo a considerar a empresa de forma mais abrangente.

 

Passos para implementação

Antes de detalhar um pouco mais como deve ser feita a implementação do marketing personalizado, é preciso que alguns padrões sejam obedecidos.

É certo que as empresas que já possuem uma política de marketing delineada já possuem alguns desses aspectos bem implementados.

Contudo, há uma série de medidas que precisam ser reiteradas para que o direcionamento seja cada vez mais acurado.

 

Público-alvo e persona

A identificação de qual é o público-alvo de uma empresa é fundamental para que a comunicação seja feita da forma correta.

Isso é possível a partir da compreensão de dados relacionados aos aspectos demográficos, sociais e psicológicos daquele grupo.

Contudo, é preciso ir além da identificação. A partir desses números, é possível definir uma persona.

Se uma empresa que faz decoração de sala de estar planejada moderna identificou alguns aspectos de seu público-alvo.

Agora, é possível que ela componha uma série de artifícios biográficos que vão personalizar essas informações.

Ou seja, a partir de diversos dados, será possível criar uma espécie de cliente modelo. Essa persona vai ser a idealização do interlocutor.

 

Adotar CRM

Esse pode parecer um ponto imperativo para todos que trabalham com o ambiente digital, mas não é bem isso que acontece na prática.

Apesar dos CRMs terem uma grande capacidade de aglutinação e análise de dados cadastrais de clientes, muitas empresas ainda os ignoram.

Essas ferramentas são fundamentais por conta da automatização de certos mecanismos de gerenciamento de clientes.

Uma empresa que vende controlador de acesso hospitalar pode, em certa medida, organizar os seus clientes por regiões e hábitos de consumo de redes.

A partir desse mapeamento, será possível personalizar algumas promoções de produtos para que esse público se sinta contemplado.

 

Como aplicar o marketing personalizado?

Consolidada as ferramentas tradicionais do marketing para a implementação de qualquer estratégia, já é possível seguir para a implementação do marketing personalizado.

 

Recomendações

As recomendações são os exemplos clássicos de como o marketing personalizado consegue agir.

Afinal de contas, um cliente que recebe uma oferta sob medida pode se sentir tão contemplado por aquilo que, diante disso, pode fechar o negócio na hora.

Por isso, identificar os padrões de consumo para que se possa agir no momento e na hora certa é essencial.

A partir das pesquisas do usuário em um site, uma empresa que vende guarda corpo para piscina pode identificar que aquele é o momento de oferecer o produto.

 

Personalização

Pode parecer um fator de menor importância, mas não é. Tratar o interlocutor de forma personalizada pode garantir uma série de identificações.

Seja por televendas ou e-mail marketing, mostrar para o cliente que ele está sendo reconhecido e que suas dores foram identificadas é fundamental.

Por isso, esse tom de familiaridade precisa ser um critério imperativo para quem busca assumir esse tipo de postura diante de seu mercado.

 

Oportunidades

A partir de uma série de mecanismos de identificação de estágios do lead dentro de um site, é possível agir de forma bastante oportuna para cada caso.

Recomenda-se, portanto, a utilização de duas ferramentas fundamentais para esse tipo de captação: jornada do cliente e funil de vendas.

Elas representam, respectivamente, a busca pela identificação da etapa que o cliente se encontra e a aplicação de uma série de ferramentas para conduzi-lo a comprar.

Esse ponto é importante, uma vez que aquela atração custou investimento e, por esse motivo, não pode ser desconsiderada.

 

Considerações finais

É certo que o ambiente digital propiciou uma série de novas ferramentas para o desenvolvimento estratégico do marketing para as empresas.

Entender, portanto, todos esses novos mecanismos pode ser fundamental para a consolidação de uma marca para o seu público.

Nesse sentido, o marketing personalizado tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mercado.

Isso se dá, sobretudo, pela sua capacidade de gerar uma série de identificações que uma perspectiva mais generalista não seria capaz.

Contudo, para uma boa realização dessa estratégia é necessário que alguns passos sejam dados e algumas considerações sejam feitas.

As duas etapas essenciais que vão preceder a sua implementação é a definição de uma persona a partir do público-alvo e a adoção de CRM.

Posteriormente, já no momento de implementar, existem alguns pontos essenciais que precisam nortear essa estratégia.

O primeiro é que a empresa aposte em recomendações para que os seus clientes sejam surpreendidos em suas necessidades.

Posteriormente, é necessário que todos os aspectos que irão compor essa estratégia estejam convergindo para a personalização.

Por fim, a identificação de oportunidades a partir do reconhecimento da jornada do cliente e a implementação de ações partindo do funil de vendas é essencial para a manutenção de boas práticas de marketing personalizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Abraind 18 de Novembro de 2022
Abraind

Assine nossa newsletter!