Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 29 de Novembro de 2022

Matriz SWOT: entenda como fazer a análise estratégica da sua empresa

É possível compreender a própria empresa e os concorrentes dela por meio de uma matriz SWOT. Ela pode ajudar muito a entender quais pontos precisam ser melhorados e como se diferenciar dos concorrentes para obter mais dominância do mercado.

Qualquer empresa, organização ou indivíduo que busca um caminho claro, objetivo e efetivo para seus objetivos precisa realizar esse tipo de análise.

Muitos empresários e gerentes também lutam para encontrar o plano estratégico certo. Isso porque eles querem definir ações, objetivos, metas e iniciativas para orientar suas operações de negócios.

Por exemplo, ao realizar uma análise SWOT, uma empresa de calibração de balanças pode examinar os pontos fortes e fracos que podem ser melhorados para obter resultados mais satisfatórios dentro da organização.

Assim, para atingir o sucesso, é muito importante entender quais os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças presentes internamente, nas estratégias de marketing, comunicação, produtos e até serviços.

Esses pontos são cruciais para entender a posição estratégica da empresa e quais ações são as prioridades de melhoria para o negócio.

No que diz respeito a produtos e serviços, uma empresa de comunicação visual pode utilizar a matriz SWOT para analisar sua produção de painel de led externo outdoor e outros itens, assim, entendendo como melhorá-los de forma efetiva.

Isso possibilita que a qualidade, eficiência, tempo e os custos com a produção dos produtos possam ser diminuídas ao avaliar o que realmente é importante para fazê-los.

A mesma coisa pode ser feita com serviços, pois através de uma análise aprofundada, o serviço paisagismo de uma empresa de decoração, por exemplo, pode aumentar a eficiência, redução de tempo para a conclusão de tal serviço e outros pontos importantes.

Porém, pode ser utilizado por outros departamentos como: administração, logística, compras e vendas, entre outros.

Os pontos fortes de uma empresa incluem todos os recursos, como capacidades e competências do negócio, desempenho das equipes, realização dos processos internos, entre muitos outros pontos essenciais.

Já os pontos fracos são áreas em que a empresa se encontra “patinando”, ou seja, enfrentando dificuldades para atingir os objetivos ou em oportunidades que não está sendo capaz de capitalizar.

Então, para auxiliar as empresas a terem mais sucesso na utilização da matriz SWOT, este artigo tem como objetivo contextualizar o que de fato é e como ela pode servir as empresas, além de como realizar a análise correta dos quatro pontos.

 

Design sem nome-Nov-29-2022-05-36-17-3312-PM

O que é matriz SWOT?

Uma matriz SWOT, também conhecida como FOFA, é uma ferramenta de gerenciamento usada para examinar o ambiente interno e externo de uma organização em busca de oportunidades para melhorar e otimizar o desempenho.

Por ser uma ferramenta simples e útil, a matriz SWOT pode ser utilizada por empresas de qualquer porte ou segmento de mercado, seja ele o de fabricação de filtros hidráulicos industriais ou até uma grande indústria de alimentos ou até mesmo uma pequena loja local.

Muito citado nos meios de administração e marketing de empresas, o nome SWOT faz parte de quatro palavras que começam com uma sigla:

  • Strengths (forças);
  • Weaknesses (fraquezas);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Threats (ameaças).

Essas definições são muito faladas durante o desenvolvimento de uma empresa, porém, entender a fundo o que significa cada uma dessas palavras traz uma perspectiva ainda maior de análise da matriz SWOT.

Strengths - Forçasforça-swot-1

A força são os pontos fortes de uma organização, que são vantagens controláveis ​​sobre outras companhias que não dependem de fatores externos.

Em uma empresa que vende mezanino para loja, por exemplo, isso pode ser identificado principalmente pela qualidade do serviço, marketing, finanças, produção ou pelo desempenho de toda a organização ao analisar os diferenciais oferecidos ao mercado.

 

Weaknesses - Fraquezasfraquezas-swot

Naturalmente, uma organização também tem seus pontos fracos, e os pontos fracos relacionados à concorrência podem ser controlados internamente.

Mas isso não é necessariamente um problema, afinal, nenhuma empresa é perfeita em todos os aspectos. Ela só terá problemas se os pontos fracos não forem diagnosticados, ou pior, se forem ignorados ao planejar um novo plano estratégico.

Para exemplificar, pode-se pensar em um empresário que irá fazer uma reunião para apresentar uma proposta a um potencial cliente e, ao final da conversa, ele entrega o cartão de visitas de sua empresa.

Porém, esse cartão não é detalhado, não contém logo do negócio, número de contato formal, entre outros pontos. Com isso, a percepção do cliente sobre a empresa é impactada de forma negativa.

Para solucionar este problema, basta que o empresário invista em um cartão de visita gourmet com as informações importantes da empresa.

Isso mostra como até pequenos pontos que podem passar despercebidos acabam por impactar muito o sucesso de um negócio. Portanto, é preciso analisar minuciosamente os detalhes para certificar que a empresa atinja os objetivos estabelecidos.

 

oportunidades swotOpportunities - Oportunidades

Oportunidades são forças externas, em oposição a pontos fortes e fracos, que podem ter um impacto positivo na empresa e estão além do controle dela.

São eventos, datas comemorativas, entre outros pontos que podem trazer benefícios diretos ou indiretos para a empresa em questão.

Para identificar as oportunidades, uma empresa que fornece, por exemplo, gerador para evento pode aumentar as chances de fazer negócio ao ficar de olho em locais que costumam sediar grandes eventos, como shows, musicais, peças de teatro e outros.

O ponto-chave para fazer essa identificação de oportunidades é pensar como a empresa pode agregar valor para os clientes que utilizam seus produtos e contratam seus serviços.

Buscar tendências em alta no setor também é uma ótima maneira de encontrar oportunidades para alavancar o negócio, seja por meio de networking ou até mesmo pela realização de vendas.

 

Threats - AmeaçasDesign sem nome-Nov-29-2022-05-48-36-3663-PM

As ameaças são entendidas como todas as forças externas (fora do controle da empresa) que podem afetar negativamente a organização e reduzir seu desempenho.

Uma vez que uma organização não está capacitada para lidar com essas ameaças, ela não pode combatê-las, mas pode estar preparada para enfrentá-las.

Crises econômicas, reduções nos limites de crédito ao consumidor, surgimento de novos concorrentes, aumento de impostos sobre insumos importados, são apenas algumas das possíveis ameaças para uma empresa.

Além disso, mudanças nos hábitos de consumo, obsolescência de certas tecnologias e até mesmo aspectos climáticos podem ser grandes contribuintes para a saúde de uma corporação ameaçada.

Por isso, a melhor maneira de uma empresa se proteger é buscando realizar análises dos riscos que o mercado está apresentando em determinado momento.

Como utilizar a matriz SWOT na empresa?

A matriz SWOT é um método tão simples e tão fácil de aplicar que pode ser utilizado para empresas de qualquer porte ou setor, mas independente disso, é preciso saber fazer para não se confundir.

Então, seguir alguns pontos importantes pode auxiliar muito na hora de realizar a análise dentro da empresa, o que possibilita um maior avanço do negócio. Esses passos são:

 

1. Envolva toda a equipe

O primeiro passo em uma análise SWOT é convocar a equipe envolvida no projeto para discutir os principais pontos e levantar informações. Neste ponto, use o brainstorming, ou seja, deixe a conversa fluir livremente, permitindo que idéias e perspectivas venham à tona.

Mais tarde, ao construir a matriz, pode-se resumir as informações coletadas. Nessa fase, já é importante ter em mente uma premissa: seja realista. Não adianta promover vantagens comprovadas de forma irrealista no seu negócio.

equipe-swot

2. Faça uma análise dos fatores internos

A análise interna lida com fatores controlados diretamente pela empresa. Se a análise determinar que o local é o elo fraco, pode-se analisar a possibilidade de mudar a sede, entre outras questões.

Além disso, pontos fortes e fracos são características que conferem a uma empresa ou projeto uma vantagem ou desvantagem em relação à concorrência.

Portanto, embora a análise interna olhe para o interior da organização, ela também deve se atentar para os concorrentes.

 

3. Faça uma análise dos fatores externos

Oportunidades e ameaças referem-se a coisas no ambiente externo, de fora. Esses fatores não são diretamente controláveis, ou seja, nenhuma ação corporativa pode afetar sua existência. Eles estão ali.

Sendo assim, um negócio que trabalha com serviços de proteção para pintura automotiva deve se atentar aos concorrentes, movimentos de mercado, economia, sociedade e outros pontos externos que influenciam sua atuação.

 

4. Avalie a chance de sucesso do projeto

A primeira avaliação que deve ser feita é se o projeto idealizado é viável diante das fragilidades e ameaças.

Muitas vezes, uma análise SWOT emitirá um alerta de que não é o momento certo para tirar a ideia do papel ou que existem alguns obstáculos.

Se for uma característica interna da empresa, medidas podem ser tomadas para melhorá-la. Por exemplo, se o atendimento ao cliente é um ponto-chave e a empresa falha nisso, é possível investir em treinamento ou contratar pessoal qualificado.

 

5. Utilize a análise SWOT para criar estratégias

Ao identificar pontos importantes para o negócio, é preciso implementar o que foi viabilizado através da análise. Porém, para criar estratégias efetivas é preciso ir além da análise individual.

Para ter sucesso na implementação, é preciso cruzar as informações e ver como elas se relacionam. Assim, será possível determinar o que é prioridade a ser feito.

 

Considerações finais

A geração de uma análise SWOT costuma ser uma ferramenta valiosa no planejamento estratégico. Portanto, implementar esse tipo de análise pode ser um grande diferencial na hora de se destacar no mercado.

Ela também pode orientar objetivos claros e específicos, podendo atrair mais clientes e parceiros importantes para a empresa em um futuro não muito distante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Abraind 29 de Novembro de 2022
Abraind

Assine nossa newsletter!