Nos últimos anos, o Marketing de Conteúdo cresceu bastante, principalmente com a ascensão das mídias sociais. Cada vez mais, as marcas apostam na produção de textos para suas páginas, sites e blogs, visando educar seus clientes.
Hoje em dia, sua adoção é uma forma efetiva de consolidar a empresa, engajar o público e, claro, vender mais. Porém, se a prática não for estratégica, dificilmente haverá um retorno.
Para ajudá-lo, elaboramos este guia. Nele, você entenderá o que é Marketing de Conteúdo, suas vantagens e como começar a aplicá-lo no seu negócio!
O que é Marketing de Conteúdo?
Por definição, Marketing de Conteúdo é uma técnica que tem o objetivo de criar e distribuir materiais criativos e informativos. O objetivo é ajudar a solucionar dúvidas e “dores” de uma persona, entregando respostas para ela.
Com conteúdos postados em blogs, ebooks e vídeos, uma marca consegue, ao longo de uma jornada, demonstrar interesse a ponto de atrair/engajar potenciais clientes. O objetivo é que eles, naturalmente, se tornem compradores do negócio!
Dessa forma, é possível consolidar a imagem do negócio e também trazer autoridade, fazendo com que ele seja lembrado pelo potencial cliente. Ou seja, bons conteúdos fazem ele chegar até sua empresa.
Com essa estratégia é possível também fidelizar clientes e melhorar os números de faturamento. Prova disso é uma pesquisa que indica que 91% dos profissionais de marketing B2B já apostam no conteúdo.
Para entender toda essa importância, basta conferir os exemplos de grandes empresas que usam muito bem essa estratégia.
O Marketing de Conteúdo é também a base do Inbound Marketing. Essa é uma completa metodologia que visa atrair e reter a atenção do público, usando, além do conteúdo, o e-mail marketing e outras estratégias.
Bases da estratégia de Marketing de Conteúdo
Você deve estar se perguntando: por que o Marketing de Conteúdo é tão necessário? Não seria mais fácil criar um anúncio?
A resposta é bem simples! Essa é a estratégia dentro do digital que mais se adapta ao comportamento do consumidor.
Diferentemente das propagandas tradicionais, o objetivo do Marketing de Conteúdo é atrair o público sutilmente.
Mas, para seu sucesso, algumas etapas precisam ser consideradas em toda a estratégia. Veja!
Planejamento
No marketing, o sucesso de qualquer estratégia começa com um bom planejamento. No Marketing de Conteúdo não é diferente.
Por isso, entenda com clareza os objetivos do seu negócio. Defina também o que você pretende conquistar com a veiculação de seus conteúdos.
Ou seja, responda duas perguntas básicas:
- O que postar?;
- Quando postar?.
A partir daí, defina e estruture um calendário editorial que esteja relacionado com a jornada de compra.
Crie a(s) persona(s)
No marketing, a persona é a representação fictícia do cliente ideal para um negócio. Segundo o blog da RD Station, ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas.
Então, na elaboração da sua persona, considere:
- Idade, gênero e localização do seu público-alvo;
- Escolaridade e profissão;
- Hábitos de compra;
- Objetivos, desafios e obstáculos;
- Estilo de vida e personalidade.
Defina as palavras-chave
Com a definição do calendário editorial e da persona, a produção do conteúdo será mais direcionada, sendo facilitada.
Mas, para saber o que criar, você deve definir as palavras-chave. Conforme as técnicas de SEO, as palavras-chave são definidas como os termos usados pelos usuários para obter respostas e solucionar seus problemas.
Ou seja, quando determina uma boa palavra-chave, você passará a mensagem para os buscadores (como o Google) de que o seu conteúdo trata exatamente daquele assunto buscado pelo visitante.
Cada tema possui um tipo de palavra-chave diferente. Escolhê-las corretamente é mais um passo para que seus conteúdos alcancem as primeiras posições nos sites de pesquisa.
Em seu artigo sobre o tema, o Semrush destacou alguns pontos que devem ser considerados na escolha:
Volume de pesquisa;
- Concorrência;
- Preço (custo por clique);
- Quantidade de palavras.
Criação do conteúdo
Por muito tempo, as postagens para o blog das companhias eram praticamente a única opção de conteúdo. Mas, hoje em dia, já é possível investir em muitos outros formatos e ferramentas, como:
Redes sociais
A pesquisa “O Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios”, elaborada pelo Sebrae em parceria com a FGV, destacou que, sete em cada 10 empresas atuavam nas redes sociais, aplicativos ou internet para impulsionar suas vendas durante a crise de COVID-19.
Essa é a comprovação de que o uso destas plataformas traz muitas vantagens. Como divulgação da marca, engajamento do público, mais tráfego para o site, aumento das vendas online, etc.
Blogs
Os blogs são o grande alicerce do Marketing de Conteúdo e um dos maiores impulsionadores de tráfego. Use-o para publicar textos de variados temas e tamanhos, mas sempre relacionados ao seu segmento de atuação e à persona.
Vídeos
Um levantamento realizado pela Buzzmonitor destacou que entre 2020 e 2023, os vídeos cresceram bastante nas redes sociais, seguidos das imagens.
No decorrer do ano de 2023, os vídeos tornaram-se 4 vezes mais representativos do que em 2020, com o maior crescimento proporcional desde 2022.
Essa é mais uma razão para as empresas investirem nessa estratégia, com o vídeo marketing garantindo autoridade e trazendo engajamento.
E-mail Marketing e Newsletters
Na atualidade, o e-mail marketing é um dos meios mais poderosos de construir e desenvolver uma audiência engajada. Dentre as opções, ele permite contato direto e a longo prazo com seus prospects, leads e clientes.
Além disso, dados da Campaign Monitor mostram que essa estratégia tem 40 vezes mais chance de alcance do que as redes sociais. Ou seja, apesar de muitos acharem que o e-mail marketing é coisa do passado, os dados mostram que isso não é verdade.
Materiais Ricos (E-books, Infográficos e Templates)
Como o próprio nome destaca, essas são peças com conteúdos mais aprofundados quando comparados a um blog. Consequentemente, mostram a autoridade em um assunto específico, trazendo informações ainda mais relevantes, educando o público.
Sites institucionais
Toda empresa precisa ter um site institucional! Ele é feito sob medida para suprir as necessidades do negócio, dos clientes e visitantes. Por isso, é uma ferramenta importante de comunicação.
- Um bom site institucional:
- Fortalece a imagem da companhia;
- Passa credibilidade;
- Disponibiliza informações importantes sobre o negócio;
- Ajuda a atrair pessoas interessadas.
Entretanto, fique atento! Use a metodologia certa para criar o site da sua empresa. Seu desenvolvimento exige uma estrutura de informação bastante minuciosa.
Neste ambiente digital, fale sobre a história da empresa, apresente os produtos e serviços, tenha um blog e também disponibilize os contatos e pontos de conversão.
Distribuição
Uma distribuição de qualidade faz toda a diferença no sucesso da estratégia de Marketing de Conteúdo. Assim, na etapa de criação da persona do seu negócio, você consegue também definir quais são os canais nos quais a estratégia pode funcionar melhor.
Considere, então, os canais de distribuição em que o seu cliente realmente está. Se ele não é ativo no Tik Tok, por exemplo, distribuir conteúdos nessa rede pode não ser uma boa opção, não acha?
Será muito mais interessante concentrar seus esforços nos canais certos.
Mensuração de resultados
De nada adiantará realizar todas as etapas de Marketing de Conteúdo se os resultados não forem mensurados.
Afinal, é nessa etapa que você, de fato, irá entender o que está ou não funcionando. E, caso seja necessário, poderá redirecionar a sua estratégia.
A importância da mensuração é tão grande que já falamos em um de nossos artigos sobre os principais tipos de ferramentas de Marketing Digital para usar na estratégia. Vale conferir!
Por que inserir o Marketing de Conteúdo na estratégia digital da sua empresa?
Segundo um levantamento realizado pelo Demand Metric, 90% de todas as organizações usam conteúdo em seus esforços de marketing.
Mas por que esses profissionais apostam tanto nessa estratégia? As razões são bastante variadas, mas muito relevantes, com o Marketing de Conteúdo gerando:
Maior visibilidade
Aumentar a visibilidade da marca é um dos maiores benefícios dessa medida. Ao publicar artigos periodicamente, seu negócio passa a ser visto por mais pessoas, melhorando o reconhecimento da marca.
Entretanto, os conteúdos devem ser sempre relevantes para fazer com que a empresa seja reconhecida de uma forma positiva.
Aumenta o relacionamento com o público
Ao publicar assuntos de interesse dos potenciais clientes do seu negócio, eles naturalmente se mantêm próximos e mais íntimos da marca.
A empresa se torna especialista no seu nicho
Ao educar os futuros e atuais clientes, naturalmente a companhia passa a ser vista como referência dentro do seu nicho, com seus conteúdos sendo relevantes para os anseios deles.
Constrói credibilidade e dá autoridade
Quando você demonstra autoridade, vender mais será mais natural. Sua marca será vista como referência e autoridade no assunto.
Fideliza e aumenta a confiança
No nosso dia a dia, é muito mais fácil confiar em outra pessoa quando conhecemos mais sobre ela.
Para as empresas, a confiança é conquistada da mesma forma. Ao publicar conteúdos dentro do seu nicho, as pessoas passam a conhecer mais sobre o seu negócio e, naturalmente, aumentam a fidelização.
Gera tráfego
A cada novo conteúdo postado, uma nova palavra-chave é indexada nos mecanismos de buscas. Isso faz com que seu negócio seja encontrado. Logo, quanto mais publicações, maiores são as chances de seu conteúdo ser visto.
Mas, lembre-se, quantidade não é sinônimo de qualidade! É melhor produzir menos materiais com qualidade do que muitos textos que não engajam.
Confira 2 cases de sucesso de indústrias que investiram em Marketing de Conteúdo e tiveram ótimo retorno
Como você viu, o Marketing de Conteúdo é ideal para qualquer segmento, inclusive para empresas B2B, com destaque para o setor industrial. E é com esse foco que a Abraind atua!
Além de profissionais qualificados, contamos com uma excelente metodologia, focada no aperfeiçoamento e melhoria do processo de nossos clientes/parceiros.
Nossa base, é construída sob três pilares que sustentam o sucesso de nossas estratégias:
- Público-alvo;
- Estratégias;
- Posicionamento.
Ou seja, para construir um posicionamento eficiente e estratégias assertivas para nossos clientes, buscamos conhecer o público-alvo deles a partir da investigação frequente. Com isso, construímos e analisamos constantemente as personas e as estratégias.
E, para mostrar que damos resultados, confira dois cases de sucesso relacionados ao Marketing de Conteúdo.
COONTROL
A COONTROL é uma empresa inovadora e detentora de várias tecnologias,com o know-how na indústria no desenvolvimento e fabricação de projetos que aumentam a eficiência energética de caldeiras.
A partir disso, as estratégias elaboradas pela Abraind ajudaram a definir as principais palavras-chave para aumentar o tráfego orgânico.
Hoje, mais de 100 dessas palavras já colocam o site da COONTROL nos melhores posicionamentos nas buscas online de seu público, direcionando leads para conteúdos, landing pages e site.
O gráfico a seguir mostra esse crescimento. Veja:
Além disso, com a criação e atualização constante dos conteúdos, o site da COONTROL já recebeu mais de 2 mil novos acessos.
JE Elevadores
A JE Elevadores é uma empresa que iniciou suas atividades em 2011, destinada à fabricação e manutenção de máquinas.
Mas, com a busca por novas oportunidades de mercado e com o propósito de levar a acessibilidade a todos, em 2016, começou a fabricar e comercializar elevadores de acessibilidade.
Através do Marketing de Conteúdo e relacionamento com o cliente, a Abraind e a JE foram construindo gradativamente o valor da marca.
Hoje o tráfego orgânico da JE é crescente, como você pode conferir no gráfico abaixo.
Uma das razões desse crescimento está relacionada às mais de 50 palavras-chave posicionadas na primeira página do Google, mérito da otimização realizada nos conteúdos produzidos.
Além disso, dos elevadores de acessibilidade vendidos pela JE em 24 meses, 40% foram de oportunidades oriundas do Inbound.
Você quer também escalar o Marketing de Conteúdo da sua empresa? Então conte com a Abraind. Temos os melhores profissionais para ajudar no seu negócio.
Clique no banner abaixo e saiba mais!