Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 29 de Junho de 2023
SEO

SEO para mobile: o aumento das buscas pelo celular

O uso do smartphone exigiu que as marcas aprimorassem o SEO para mobile, visando uma melhor navegabilidade e um aumento de tráfego, aspectos muito importantes para a conquista dos seus objetivos. 

Essa técnica reúne uma série de práticas voltadas para um melhor posicionamento das páginas nos sites de busca, o que garante a sua popularidade. Pensando nisso, criamos este artigo que dá algumas dicas de como realizar esse trabalho. 

 

Entendendo o conceito de SEO para mobile

Hoje, sabemos que as pessoas utilizam muito mais os dispositivos móveis para se conectar à internet do que o computador. 

Por isso, foi necessário desenvolver práticas que envolvem o trabalho de web designers, criadores de conteúdo e desenvolvedores. Tais técnicas são conhecidas como SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca) para mobile. 

Além do critério da responsividade (ajuste automático do layout de uma página para diferentes telas), outros critérios devem ser observados quando pensamos em navegação mobile. Veja alguns deles: 

  • Fidelidade entre as versões: no que se refere a recursos e conteúdo, a versão mobile deve guardar semelhança com a versão desktop; 

  • UX (User Experience): levam em consideração a experiência do usuário, referente a aspectos como visualização, navegação e rapidez de carregamento; 

  • Velocidade: o conteúdo das páginas deve ser carregado rapidamente;

  • Dimensão do site: precisa ser avaliado levando em consideração os planos de internet, que costumam ser limitados. 

 

A importância do SEO para mobile

O uso de celulares cresce exponencialmente, e a tendência é que esse cenário fique ainda mais intenso. Isso cria a oportunidade para as empresas se aproximarem do público, assim como possibilidades para o desenvolvimento de uma relação sólida e duradoura. 

A facilidade de acesso, aliada a uma boa navegabilidade e o contato com conteúdos relevantes, faz com que o SEO para mobile solidifique a imagem da marca, tornando-a uma autoridade no seu ramo de atuação, a médio e longo prazo. 

Esse fator é de extrema relevância, considerando a competitividade do mercado. 

 

SEO para empresas B2B

SEO para empresas B2BO modelo de negócio B2B também pode desenvolver boas práticas de SEO para mobile, visando uma eficaz captação de leads. 

Assim, é importante desenvolver a produção de conteúdo otimizado, já que o público costuma entrar em contato com a empresa por meio das informações encontradas nos buscadores. 

No entanto, embora esse ponto seja essencial para o SEO B2B, outros precisam ganhar atenção — pois impactam diretamente nos resultados. 

Assim, quando um usuário pesquisa sobre algo relacionado a uma marca, as páginas que melhor realizarem o trabalho aparecerão em evidência. Isso aumenta o tráfego e, consequentemente, as chances de conversão. 

Confira, a seguir, as melhores práticas de SEO para mobile: 


 

Design responsivo 

O design responsivo possibilita que uma página acessada por um desktop seja carregada de maneira semelhante em um tablet ou smartphone. Ou seja, o conteúdo do site se ajusta à tela de acesso.

É importante ressaltar que a técnica é uma orientação do Google, uma vez que impacta diretamente na navegabilidade e experiência do usuário. Portanto, o buscador prioriza aqueles que prezam pela responsividade. 

 

Velocidade do site 

Quando uma página demora muito para carregar, é comum que o usuário a abandone e, muitas vezes, não retorne para ela. 

Isso é algo muito negativo para a imagem da empresa e conquista de bons resultados. Desse modo, os profissionais de SEO devem realizar um diagnóstico que considere os seguintes pontos: 

  • Certificado SSL: garante que a navegação esteja segura e preza pela inviolabilidade dos dados do usuário; 

  • Otimização de imagens: deixar as imagens mais compactas facilita o carregamento da página. Além disso, configurar descrições com palavras-chave ajuda a identificá-las nas buscas;

  • Serviço de hospedagem: precisa atender às demandas do site. Portanto, o fornecedor deve ter credibilidade e boa reputação; 

  • Otimização de códigos: Assim como as imagens, os códigos precisam ser otimizados. Isso significa que os trechos que não são essenciais devem ser removidos, por profissionais habilitados a essa tarefa. 

 

Inclua o site nas pesquisas locais 

Sites de busca, como o Google, podem levar em consideração a localização do usuário no momento da pesquisa. Ou seja, apontar para ele os locais mais próximos que oferecem os serviços ou produtos do seu interesse. 

Dessa forma, é recomendado inserir site no Google Meu Negócio, por meio de um cadastro grátis. Nele, é possível inserir a localização, fotos, contato e link para o site, por exemplo. 

Essa ação garante a prioridade no ranking de pesquisa e é uma ótima estratégia de aumento de visitas na página. 

 

Invista na experiência do usuário

Também conhecida como UX, ou User Experience, a experiência do usuário determina o tempo que ele passa no site e a sua satisfação com a marca.

Ao contrário dos desktops, em que as pessoas podem utilizá-los por horas quando estão estudando ou no trabalho, os dispositivos móveis são acessados ao longo do dia em curtos intervalos, geralmente para atender alguma necessidade específica. 

Então, como estão quase sempre atrás de uma resposta rápida, é preciso que os sites sejam objetivos, tanto no fornecimento de informações (que devem ser relevantes e objetivas), quanto no carregamento da página.

 

O SEO para mobile é uma estratégia de Inbound Marketing que reúne uma série de práticas voltadas à melhoria da comunicação com os clientes. Entender essas ferramentas e aplicá-las em consonância com as estratégias da empresa pode trazer resultados surpreendentes. 

Saiba mais sobre Inbound Marketing e como essas estratégias impactam nas necessidades e objetivos do seu público-alvo!

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 29 de Junho de 2023
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!