Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 24 de Novembro de 2022

Vendas no agronegócio: como prospectar mais clientes

Reading Time: 6 minutes

Saber como melhor prospectar é essencial para o aumento das vendas no agronegócio. Para isso será necessário apostar em transformação digital e estratégias para o ambiente online. Só assim é possível garantir destaque no mercado, aumentando suas oportunidades.

Reunimos algumas dicas de como adquirir mais clientes, bem como apresentamos dados que exemplificam a importância de apostar em novas técnicas de vendas no setor. 

Boa leitura!

Qual é o papel das vendas no agronegócio?

Para aperfeiçoar as vendas no agronegócio é necessário conhecer bem o setor. Isso porque, as constantes mudanças e o aumento da competitividade exigem maior atenção quanto às transformações

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), em 2021, a participação do setor do agronegócio no PIB brasileiro alcançou 27,4%, a maior desde 2004!

Atualmente esse é um setor que mais cresce no país, afinal a soma dos bens chega a R$ 1,98 trilhão, de acordo com a CNA

Além disso, o Brasil é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários. O que gera, aproximadamente, USD 100,7 bilhões, deixando o país apenas atrás da União Europeia, EUA e China.

Esses números demonstram a potência do agronegócio e, portanto, a necessidade em apostar em novas técnicas e estratégias para avançar e se desenvolver junto com o setor. 

É preciso dizer que o conceito de vendas passou por algumas mudanças ao longo do tempo. Hoje, pensar no cliente apenas como um número é prejudicial para os seus resultados. Não há mais como ter uma visão a curto prazo. Deve-se avaliar a possibilidade de negócios em diferentes momentos e durante toda a parceria. 

E é justamente isso que torna o seu negócio mais lucrativo no setor. Compreender a sazonalidade para garantir um relacionamento que atua nas peculiaridades do agronegócio, garante fidelidade do cliente.

Dessa forma, é possível assegurar maior rentabilidade e escalabilidade do seu negócio, afetando positivamente o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Retorno sobre Investimento (ROI).

Vender no agronegócio atualmente, significa satisfazer e conquistar clientes. E isso só poderá ser feito com o oferecimento de produtos e serviços de qualidade, com custos competitivos, segurança e bom atendimento. 

O papel do marketing no agronegócio para vender mais aqui

vendas no agronegócio

E é nesse momento em que se torna fundamental apostar em novos canais de aquisição de clientes!

Ainda é possível investir em prospecção ativa como feiras e eventos, por exemplo. Mas há outras ferramentas que garantem mais eficiência, mesmo em segmentos muito específicos e em companhias menores.

Isto é, estamos falando de um melhor aproveitamento do Marketing no agronegócio! Ainda há grande resistência à adoção desta ferramenta, diferente das startups do setor. 

Os canais de aquisição, podendo ser online ou offline, são instrumentos essenciais para a atração de novos clientes. E saber usá-los, com a ajuda do Marketing, é fundamental para gerar uma maior propagação e conhecimento sobre o seu negócio no mercado.

Ou seja, o Marketing ajuda na construção de autoridade no setor, destacando sua empresa através da presença online e fortalecendo o seu posicionamento. Isso garantirá o aumento do engajamento e, consequentemente, melhor prospecção. 

Com as estratégias de Marketing será possível, também, segmentar o seu público, fazendo com que as ações digitais gerem oportunidades certeiras para o seu negócio, aumentando a lucratividade. 

Outra possibilidade que pode agregar ao seu negócio é o Inbound Marketing (Marketing de Atração). A estratégia utiliza um conjunto de ações que visam atrair novos clientes. Isso será feito com o oferecimento de conteúdo de qualidade, pelos canais de aquisição digital, para que seus prospects conheçam sua empresa e entrem em contato facilmente.

Cabe reforçar que até mesmo a prospecção ativa em conjunto com o Marketing pode ajudar na geração de leads. Isso porque, com esta ferramenta, será possível definir melhor as personas, suas dores e necessidade, perfil ideal de cliente, e ainda trabalhar no relacionamento para nutrir os contatos.

E claro, a construção de boas relações colabora com o conhecimento dos hábitos de consumo do seu público, facilitando a personalização das ofertas e melhora na experiência.

Saiba como aprimorar a prospecção de clientes no agronegócio

Como abordamos anteriormente, o Marketing é uma excelente ferramenta para as vendas no agronegócio por colaborar com a prospecção de clientes B2B. A seguir, listamos mais alguns passos que contribuirão para o aumento das suas vendas. Confira!

Invista em canais digitais de aquisição

vendas no agronegócio

Apostar nos canais de aquisição digitais é fundamental para garantir o acompanhamento das transformações. 

Você sabia que 90% dos lares brasileiros já possuem acesso à internet? Já são mais de 155,7 milhões de usuários! E para acrescentar, na zona rural, em 2021, também houve um crescimento na conectividade, chegando a 74,7%. 

Esses números demonstram que o seu cliente em potencial já utiliza os principais canais digitais. Dessa forma, a empresa que não se adéqua rapidamente a digitalização perderá oportunidades de contato, vendas e lucratividade.

Logo, é fundamental apostar em:

  • Mídia paga: investimento em campanhas nas redes sociais, como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads. Ela é capaz de acelerar o alcance da persona, em comparação com as publicações orgânicas. Além disso, gera mais tráfego no site e blog de forma rápida, simplificando a mensuração;
  • E-mail marketing: realiza a oferta de produtos, serviços e conteúdos coerentes com as necessidades e gostos dos clientes. Assim, contribui para a construção de relacionamentos e ajuda na nutrição dos leads;
  • SEO: Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia que colabora com a aquisição e atração orgânica dos clientes ao otimizar os conteúdos para que fiquem nas primeiras posições de pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google;
  • Redes sociais: garantem a fidelização e engajamento, gerando tráfego para seu site com pouco investimento e custo. Por serem canais de interação, comunicação e relacionamento com os seus clientes, auxiliam na criação de interesse pelo seu negócio;
  • Marketing de indicação: necessita de baixo investimento porque os clientes que possuem boas experiências e são fidelizados, tendem a indicar o serviço/produto com maior facilidade.

Como você pode ver, investir em canais online de aquisição, com estratégias digitais de atração de Marketing, garante diferenciais competitivos para a sua empresa do setor do agronegócio. 

Aplique o Smarketing

Para aumentar as vendas no agronegócio é preciso aplicar o Smarketing. Esse é um conceito que visa alinhar a área de marketing com o comercial para aprimorar os processos de atendimento. 

Com o Marketing, a equipe de vendas compreenderá com mais facilidade o comportamento do cliente em potencial, seu perfil, necessidades e objeções, além de dúvidas frequentes.

Aqui são alinhados conceitos, ações e estratégias das duas equipes para assegurar um resultado mais efetivo nas vendas, no faturamento e na satisfação dos clientes.

Com ambos setores integrados, as metas, objetivos e os resultados passam a ser os mesmos através do SLA (Service Level Agreement), uma espécie de contrato entre as equipes. Dessa forma, o trabalho e boas práticas internas vão refletir no cliente final.

A união funciona da seguinte forma: os leads são atraídos, gerados e nutridos pelo Inbound Marketing. Em seguida, o time de vendas atua com a sua expertise, após a levantada de mão do possível cliente, para garantir uma boa negociação e, consequentemente, o fechamento do negócio.

Disponha do apoio de uma agência de negócios digitais

Uma agência de negócios digitais se dedica constantemente à evolução do cliente. O intuito é prestar serviços de Marketing e desenvolver estratégias personalizadas que focam em resultados correspondentes a rotina de cada empresa.

Logo, essa agência se comportará como um parceiro estratégico do cliente, se preocupando em demonstrar valor para além dos serviços oferecidos. 

Dessa forma, haverá a colaboração para a construção de cenários favoráveis para o desenvolvimento da empresa no agronegócio. Isso será feito através de apoio e atendimentos consultivos e integrados com a realidade do cliente.

Os desafios são entendidos, juntamente com as necessidades e dores da empresa, a partir do completo entendimento do funcionamento do negócio. O objetivo é encontrar soluções personalizadas, alinhando expectativas e garantindo um acompanhamento contínuo das ações.

Assim, a agência contribuirá com o time comercial ao construir juntos, e com ajuda de uma equipe de especialistas, caminhos que possibilitam o alcance de metas organizacionais e o aumento das vendas no agronegócio.

A Adove é uma agência de negócios digitais que garante imersão, apoio, transformação, personalização, planejamento e estratégia para aumentar as vendas da sua empresa.

Deseja conhecer mais dos nossos serviços? Clique aqui e agende uma conversa!

Publicado por Abraind 24 de Novembro de 2022
Abraind

Assine nossa newsletter!