Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 17 de Novembro de 2022

Infoproduto: você sabe o que é?

Infoproduto é um conceito que surgiu no final dos anos 1990 para diferenciar um produto técnico, informacional ou de educação, produzido para a venda, que não tem caráter industrial ou mercantil.

Não se trata apenas de uma ideia ou de um conceito, é um produto que pode ser vendido e compartilhado como qualquer outro.

A palavra é derivada da junção dos termos em inglês “information” e “product”, podendo ser utilizado para apresentar um curso de dança de salão online, por exemplo.

O mercado de infoprodutos é um mercado em ascensão, e não é para menos. Com a internet, o conhecimento está mais acessível do que nunca.

Portanto, como qualquer produto, é necessário saber como vender. Para isso, é necessário utilizar alguns canais específicos para vendas, por exemplo o Facebook Adwords, Google Adwords, Twitter Ads e Instagram Ads.

Essas ferramentas disponibilizam diversas opções para que a empresa selecione a mais adequada para seu segmento. Tanto uma empresa que vende equipamentos e suprimentos de informática quanto uma varejista de moda podem utilizá-las.

Para isso, o Marketing de conteúdo tem sido bastante utilizado por empresas que estão inovando com infoprodutos, principalmente aquelas que buscam um maior engajamento com seus visitantes.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia dentro do Marketing Digital que consiste em criar um material de valor para que os usuários confiem na marca que os circula, sendo uma estratégia muito útil para aumentar o engajamento dos consumidores.

 

O que é infoproduto?

Infoproduto é uma palavra que significa produto em informações. O infoproduto é um tipo de produto que se caracteriza por ter informações sobre um determinado assunto, que combina conhecimento com mercado e utiliza tecnologias digitais para oferta e consumo.

Um infoproduto é uma fonte de informação em formato de livro, vídeo, ou áudio livro, para ajudar a resolver os problemas do consumidor.

Pode ser usado como um material de apoio se o usuário estiver estudando sobre algo novo, por exemplo.

Ou seja, se uma auto escola quer anunciar um curso para CNH especial para moto ela pode criar um e-book para descrever o curso e, além disso, encontrar leads que possam baixar o material para se tornarem futuros clientes.  

Sendo assim, com informações atualizadas sobre um assunto, projeto ou empresa, o infoproduto ajuda o público-alvo a tomar decisões no mercado.

Não se trata de um produto físico, mas de um produto intelectual. Ele se caracteriza por ter como principais características a facilidade de produção e a informatividade.

Isso significa que, comparado a outros produtos, ele não necessita de muito investimento para ser produzido ou para ser vendido.

Trata-se de uma ideia que é apresentada em um material digital, como um e-book ou uma vídeoaula.

Além da utilidade prática, também é fonte de informação. É um dos principais pilares da inteligência empresarial.

Os infoprodutos são documentos que podem ser acessados pelo computador, celulares, tablets ou até mesmo impressos.

Existem infoprodutos para diversas finalidades, como conteúdos para se empreender, infoprodutos sobre mercados internacionais, sobre cursos de segurança pessoal, entre outros assuntos.

Assim, qualquer empresa pode criar o próprio infoproduto e conseguir mais um meio de vendas e gestão de leads.

Desde uma empresa que vende bateria estacionária 100 amperes até softwares digitais, criar material informativo pode ser um diferencial importante no mercado.

Para fazer isso, utilizar o Marketing de Conteúdo junto com o Marketing Educacional para planejar e divulgar infoprodutos é o principal caminho para colher bons resultados comerciais com essa estratégia.  

Por meio de diversas fontes de mídia, como vídeos, blogs, posts, e-books, revistas e etc, é possível alcançar um público-alvo segmentado.

O objetivo é informar, atrair, motivar e fidelizar através de um conteúdo que tenha valor para o cliente.

 

Quais os tipos de infoprodutos no mercado

Quando falamos de infoproduto, estamos falando daquilo que é gerado quando um produto ou serviço é caracterizado como um produto virtual.

Eles podem ser redesenhados, adicionados ou removidos conforme as necessidades do consumidor, ou seja, ele é produzido para atender os interesses do consumidor.

Para isso, uma empresa que vende cortina romana para cozinha pode produzir conteúdo em diversas redes para testar qual deles possui maior aderência do público-alvo.

Uma das particularidades dos infoprodutos é que eles se tornam um produto que não tem limites físicos, eles se caracterizam como um produto que tem como foco principal o fato de ser informativo.

Basicamente, é um produto de informação. Quando se fala neles, tipicamente se refere a algo que tem sido produzido com o objetivo de oferecer informações ao consumidor.

Geralmente eles podem ser produzidos de diversas formas, a depender da preferência e o acesso do público ao conteúdo. Assim, eles podem ser produzidos como:

  • E-books;
  • Livros digitais;
  • Cursos online;
  • Seminários;
  • Congressos;
  •  Palestras.

Existem diversos formatos que podem ser utilizados para criar este tipo de produto, com o grande número de formatos disponibilizados pela internet é possível que a empresa consiga encontrar o que melhor se adequa a suas necessidades.

 

Como produzir um infoproduto

Com a intenção de gerar vendas e oferecer informações sobre determinado assunto, os infoprodutos são criados para divulgar a marca com base em seu conhecimento na área de atuação.

Geralmente, eles são usados para aumentar a notoriedade do produto ou serviço, ou aumentar o faturamento da marca através de vendas.

Para uma empresa que vende troféu de acrílico para personalizar é importante fazer isso para estar imersa nas práticas do marketing de conteúdo, já que ele vai criar um canal de comunicação importante para oferecer os produtos.

Para cada infoproduto produzido, é necessário um tema que esteja ligado ao segmento de mercado que a empresa atua.

Para isso, é necessário produzir conteúdo sobre o segmento de mercado, as estruturas da empresa, a cidade onde atua e outros conteúdos relevantes.

Este projeto não é tão simples de ser implementado, já que para formular um produto digital de qualidade é necessário envolver equipes multiprofissionais para personalizar a identidade visual do conteúdo.

Existem modelos que possuem um caráter duradouro, como livros, jornais e DVDs. Outros que têm uma utilidade temporária, como vídeos em sites específicos ou recados na internet.

Cada um deles possui um formato de tipografia e design diferentes, sendo necessário analisar com profissionais de marketing quais são os formatos necessários para produzir produtos digitais que possam converter vendas.

 

Como vender infoprodutos

Os produtos digitais podem ser vendidos por qualquer pessoa ou empresa, desde um catálogo de piso de mármore para banheiro até um livro digital especializado sobre o mercado financeiro, o que pode proporcionar ótimas oportunidades de vendas.

Apesar da qualidade do produto ser extremamente importante, ter os meios corretos de divulgação são fundamentais para que os infoprodutos sejam vistos pelo público-alvo.

Existem vários métodos de como vender infoprodutos, para encontrar o melhor formato, é importante testar todas as possibilidades para definir a que melhor se adequa à necessidade da empresa. Alguns meios de vender os produtos digitais são:

  1. Marketing Conversacional;
  2. E-mail Marketing;
  3. Isca Digital;
  4. Anúncios pagos;
  5. Marketing de Afiliados.

Por exemplo, uma empresa que faz o aluguel ventiladores para eventos pode utilizar o infoproduto como uma isca digital para conseguir informações de contato de pessoas que manifestaram o interesse inicial pelo mercado.

Dessa forma, com uma lista de contato qualificada, essa empresa pode enviar ofertas personalizadas através do e-mail marketing e tirar dúvidas através de aplicativos de mensagem para manter o cliente engajado no conteúdo divulgado.

Aprender a produzir conteúdo digital que venda é uma estratégia de mercado que tem tudo para dar certo.

É uma estratégia que fere o mercado ao invés de atacar as outras empresas. Para isso, é necessário analisar e estudar o que os outros fazem, aplicando as mesmas técnicas, mas com um objetivo diferente.

É preciso entender quais são as necessidades do público, e então produzir conteúdo que atendam a essas necessidades. Dessa forma, eles são uma ótima maneira de aproximar a relação com o cliente.

 

Considerações finais

Infoproduto é um produto que é vendido na Internet em formato digital e normalmente é criado apenas uma vez para ser utilizado por toda vida útil da empresa.

Ele pode ser um serviço ou um produto digital, como um livro eletrônico ou um curso de vídeo. Esse produto pode ser vendido por uma única vez, por uma taxa mensal ou mesmo por informações de cartão de crédito.

Também conhecidos como produtos de informação ou produtos de know-how, são produtos que têm a função de complementar outros produtos ou serviços já existentes, proporcionando informação sobre o conteúdo daquela informação.

Portanto, investir nos produtos digitais é uma ótima maneira de aumentar o alcance e as vendas de uma empresa para conquistar mais espaço no mercado. Idealmente, vale investir no máximo de conteúdos possíveis e realizar uma oferta para todos eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Abraind 17 de Novembro de 2022
Abraind

Assine nossa newsletter!