Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 20 de Abril de 2023

Conheça a média de investimento em marketing e as mídias preferidas pelos anunciantes

Reading Time: 5 minutes

O investimento em marketing resulta em mais clientes, relevância e credibilidade no mercado. Afinal, isso significa que a sua empresa decidiu aplicar estratégias que vão expandir o desenvolvimento e desempenho do negócio, para, consequentemente, aumentar a receita. 

E estar em dia com as mudanças e atualizações do mercado te garante uma boa perspectiva do potencial do seu negócio e do cenário atual. 

Por isso, neste conteúdo você vai ver um pouco sobre o contexto atual do mercado B2B. Bem como a média de investimento em marketing do setor e as principais mídias para investir. 

Boa leitura! 

Como o panorama do mercado B2B afeta o investimento em marketing?

O investimento em Marketing deve ser realizado com base no entendimento do mercado atual. Isto é, a assertividade da aquisição de soluções inteligentes só poderá ser comprovada após a avaliação do cenário mercadológico, econômico e de consumo.

Tenha em mente que no modelo B2B, as vendas são mais complexas e os leads possuem pressa. Portanto, entender o panorama de vendas e de mercado é essencial para avaliar a verdadeira possibilidade dos investimentos.

Cabe reforçar que graças aos preços elevados desse modelo de negócio, é normal que o público não realize um orçamento logo de cara. Sendo necessário, então, investir em estratégias de marketing para gerar conversão e acompanhar o comportamento do cliente durante a jornada de compra.

Em suma, para entender o contexto atual, podemos citar dados da mais recente pesquisa “Cenário de vendas B2B no Brasil”, do LinkedIn. Segundo os resultados, as tendências são:

  • Disruptura permanente: 74% dos compradores afirmaram que o trabalho remoto facilitou a tomada de decisão de compra;
  • A ascensão contínua: os vendedores deverão ampliar em 63% o uso das tecnologias de vendas e o uso estratégico de dados;
  • A tecnologia potencializa: 52% dos melhores vendedores sempre pesquisam os potenciais clientes antes de entrar em contato;
  • Investimento em marketing: 63% dos vendedores de alto desempenho afirmam que os seus departamentos trabalham mais próximos ao marketing para campanhas de marca.

 

Diante desses dados podemos afirmar que se atentar às novidades do mercado pode ser uma boa estratégia para aumentar a receita do seu negócio. E, assim, conseguir estabelecer uma comunicação com o seu público-alvo. 

Dessa forma, acompanhar as mudanças e as inclinações desse novo cenário ampara e aumenta o desempenho da equipe de vendas. Claro, se alinhadas às estratégias de marketing e a utilização de tecnologias.

Qual é o impacto do Marketing no B2B?

 

O investimento em marketing traz mais valor para a sua empresa, podendo gerar confiança, autoridade, conversão, capacitação, geração de leads e relacionamento. 

Por conta das transformações digitais e do mundo altamente conectado, grande parte das ações de marketing hoje acontecem no meio digital. 

Afinal, segundo o IBGE, 90% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet. Sendo, 5,8 milhões a mais do que em 2019. Então, podemos afirmar que os processos de conhecimento da marca e de compra passam, cada vez mais, a acontecer neste ambiente.

Ainda conforme os dados do LinkedIn, para 73% dos vendedores com melhor desempenho, os leads de Marketing são “excelentes”. Eles entendem que essa estratégia, em todas as suas formas, garante o contato de compradores que já estão na metade da jornada.

Contudo, destacamos duas principais vertentes utilizadas no Marketing B2B: o Marketing Digital e o de Conteúdo.

O Marketing Digital refere-se a promoção de produtos ou serviços em plataformas virtuais para se adequar ao perfil do consumidor atual. E, assim, gerar relacionamento e melhor comunicação.

Aqui os canais digitais são usados para explorar e solucionar as dores do público-alvo, resultando em confiança e conversão.

Já o Marketing de Conteúdo contribui com a atração de clientes mais complexos, como os do B2B. Isso porque essa tática qualifica os consumidores, através de conteúdos ricos, garantindo conhecimento e autoridade no mercado.

A pesquisa “O Status do Marketing B2B no Brasil 2023” aponta que 58,1% das empresas B2B consideram o conteúdo importante para a geração de leads.

E, ainda, empresas que usam estratégias de conteúdo conseguem gerar até 6 vezes mais conversões do que as que não investem. Por isso, 73,4% delas investem nessa vertente, pretendendo aumentar em 81%. 

Em paralelo, 67,4% da geração de leads vem, justamente, das iniciativas de Marketing Digital.

 Mas afinal, qual é a média de investimento em Marketing?

O investimento em Marketing, para esse modelo de negócios, vem sofrendo alterações no mercado ao longo do tempo e se mostrando mais frequente nas empresas. 

O B2B é um modelo mais complexo e que, então, exige mais paciência e estratégia nos processos comerciais e de compra. Logo, apostar nas ferramentas de Marketing pode ser um bom plano para o crescimento da empresa.

De acordo com dados recentes do CMO Survey, a pandemia elevou os orçamentos de Marketing em 13.8%, um recorde na série histórica. E esse investimento reflete no crescimento de 12,3% nas receitas de 2021. Isso demonstra que a importância dessa estratégia aumentou em mais da metade nas organizações. 

Além disso, ainda conforme o mesmo estudo, o orçamento para essa área está sendo direcionado a certas despesas, sendo elas:

  • 89,6% para atividades diretas de Marketing;
  • 88,4% para Marketing de mídia social;
  • 88,4% para despesas relacionadas à marca;
  • 84,1% para análise de Marketing;
  • 80,5% para funcionários de Marketing;
  • 76,2% para tecnologias de Marketing;
  • 61,0% para custos indiretos associados ao Marketing;
  • 56,7% para treinamento de Marketing;
  • 54,9% para despesas com experiência do cliente;
  • 52,4% para Marketing móvel;
  • 36.0% para ferramentas de suporte de vendas;
  • 14.6% para funcionários de vendas.

 

Com esses dados é possível perceber que as empresas B2B começaram a entender a importância de investir em Marketing para resultar em mais qualidade e competitividade para o negócio. E, assim, atrair mais clientes e gerar mais receita.

Como isso funciona na prática?

Conforme dados da pesquisa “O status do Marketing B2B no Brasil 2023”, os canais de mídias orgânicas e pagos mais importantes para empresa são:

  Já quando o assunto é tecnologia e ferramenta, podemos perceber, também, que há um comportamento de uso de soluções específicas para cada operação e estratégia dentro do Marketing. 

Embora muitas delas realizem a maioria das funções, há uma certa preferência de uma em detrimento da outra para cada atividade. Consequentemente, ocorre um aumento no investimento. São elas:

  • CRM: 21,7% investem em Salesforce; 19,3% no Hubspot; 10,8% no pipedrive; e 4,8% na RD Stantion.
  • Ferramentas de Inbound Marketing: 31,3% investem em RD Station; 14,5% no Hubspot; 4,8% na Salesforce Marketing Automation; e 2,4% no Active Campaign.
  • Ferramenta para acompanhar o pipeline de vendas: 21,4% investem em CRM interno; 15,5% no Hubspot; 15,5% no Salesforce; e 9,5% na RD Station. 

Para o próximo ano, é previsto algumas tendências em  investimentos:

  • Uso de dados na estratégia de Marketing (79,1%);
  • Automação de processos de Marketing (60,5%);
  • Eventos (32,6%);
  • IA e chatbots (30,2%);
  • Uso de influenciadores (30,2%);
  • Novas plataformas sociais (20,9%).

Ao saber quais são os canais de mídias mais usadas pelos consumidores e a média de investimento, é possível criar estratégias de Marketing Digital e de Conteúdo eficazes e focadas em resultados e receitas. 

O importante é analisar qual delas concorda com o objetivo da sua empresa. Para isso, uma visão especialista é essencial. Ou seja, uma agência de negócios especializada te guiará durante esse processo, criando estratégias assertivas e garantindo resultados.

E se você deseja entender como tudo isso resulta em retorno financeiro para a sua empresa, clique aqui e baixe o nosso infográfico sobre o ROI do investimento em Marketing.

 

Publicado por Abraind 20 de Abril de 2023
Abraind

Assine nossa newsletter!