Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 20 de Setembro de 2022

Automação de Marketing: entenda os benefícios

O mercado competitivo em que as empresas se encontram, com o poder pendendo muito mais para o lado do consumidor, é fato que a implementação de uma estratégia de automação de marketing se mostra uma das grandes soluções para atingir os clientes em potencial. 

A automação de marketing aumenta a eficiência e libera recursos melhor alocados para tarefas mais críticas. 

Dessa forma, é preciso entender o papel da automação no marketing, incluindo tudo que envolve essa estratégia , como softwares e plataformas que atendem às necessidades e transforma em benefícios e práticas recomendadas.

Para isso, é preciso recorrer a recursos eficientes, e que permitem a automação de marketing, entre os quais:

  • E-books;
  • E-mail marketing;
  • Gerenciador de sites;
  • Páginas de destino;
  • Postagens em blogs;
  • Webinars.

Vale lembrar que os gastos com marketing continuam a aumentar, se tornando mais fragmentados e exigentes em relação aos recursos internos disponíveis, seja de uma instituição de ensino de cursos profissionalizantes ou uma indústria do setor automotivo.

Portanto, as empresas precisam repensar as estratégias de marketing e reorientar os esforços quanto à divulgação abrangente e de alcance ilimitado. 

Configurar a automação de marketing e integrar as várias disciplinas é um passo natural para automatizar os processos repetitivos e focar as vendas no fechamento dos clientes em potencial.

 

O que é automação de marketing?

A automação de marketing é o uso de uma plataforma de software omnichannel para consolidar, criar e automatizar uma variedade de iniciativas de divulgação relacionadas, que permitem até mesmo a introdução de envelope personalizados, desde que esteja dentro de um contexto.

Essas plataformas ajudam os profissionais de marketing a mecanizar processos repetitivos para fornecer maior personalização, melhorar a eficiência, aumentar os principais indicadores de desempenho e gerar mais leads e mais receita. 

Embora os processos de marketing por e-mail sejam as táticas de automação mais citadas, quase qualquer iniciativa, quando se trata do meio digital e online, pode ser automatizada de alguma forma, incluindo:

  • Auditorias de SEO (Search engine Optimization);
  • CRM (Customer Relationship Management);
  • ERP (Enterprise Resources Planning);
  • Publicidade digital paga;
  • Redes sociais.

Essa vantagem permite que os profissionais de marketing aloquem tempo e recursos para ir além do marketing de lote e explosão para oferecer aos vários públicos mensagens e recomendações mais robustas em vários canais. 

Quando os profissionais de marketing são capazes de criar tipos exclusivos de campanhas de marketing de automação para cada público-alvo específico, eles podem aumentar muito o nível de personalização dessas campanhas.

Além disso, eles ganham mais tempo para desenvolver abordagens de marketing mais criativas, tendo como resultado um público que seja mais engajado e motivado para continuar avançando na jornada do comprador. 

Todos ganham, no final. Os consumidores recebem experiências excepcionais e as empresas de etiquetas para produtos de limpeza, ou qualquer que seja o segmento produtivo, geram mais engajamento, mais leads e mais receita.

 

A necessidade de automação no marketing

Introduzir a automação no marketing faz a diferença para a geração de leads e, como qualquer vendedor pode confirmar, os leads geram lucros. 

Além disso, a automação de marketing oferece uma visão mais detalhada do comportamento e dos interesses dos clientes em potencial.

Essas duas funções são os pilares que sustentam qualquer negócio moderno. 

A automação de marketing lida com essas tarefas, reduzindo a monotonia e liberando as equipes para se concentrarem em outros assuntos importantes como a locação de impressoras para agilizar processos internos.

Mais ainda, com tantas empresas de todos os tamanhos se voltando para a automação de marketing, quem quer ficar para trás e perder os benefícios que podem ser aplicados, como os mostrados a seguir.

 

Geração e nutrição de leads

Alguns benefícios da automação de marketing são para a empresa internamente, mas muitos também aprimoram a experiência do cliente. 

Com o marketing automatizado, o sistema, como um todo, pode conhecer as expectativas dos clientes e personalizar o processo para cada um deles.

A automação de marketing apresenta a capacidade única de nutrir automaticamente ou desenvolver relacionamentos com leads em todos os estágios do funil de vendas, passando a fornecer conteúdo valioso aos clientes em potencial com base em comportamentos. 

Como os clientes são frequentemente inundados com mensagens de concorrentes, é essencial que uma empresa de manutenção em notebook se mantenha em destaque. 

Embora possa parecer impessoal gerar e nutrir leads por meio de um sistema automatizado, as equipes de vendas e marketing têm prioridades além de atrair clientes individuais pelo funil. 

A interação humana vem depois, especialmente se a empresa estiver usando a automação de marketing para o trabalho B2C (Business To Consumer) para alcançar outras marcas de forma direta.

É por isso que se usa o marketing automatizado para criar um sistema inteligente, gerenciado totalmente online, que ajude a engajar os leads e movê-los pelo funil de vendas.

É possível usar a automação de marketing para gerar leads, seja criando e-mails automatizados para clientes em potencial, ou agendando postagens de rede social para os horários em que o público-alvo tem maior probabilidade de vê-los.

 

Necessidade de monitoramento

A partir de então, há a necessidade de monitorar o sucesso das campanhas por meio de rastreamento automático de dados, ou mesmo com o serviço de um PABX em nuvem para entrar em contato com determinados clientes em potencial.

Depois de conquistar alguns leads sólidos, a automação de marketing apresenta a capacidade exclusiva de nutrir esses leads automaticamente. 

Com o uso eficaz de uma plataforma de automação de marketing, a empresa pode configurar regras, campanhas de gotejamento por e-mail e fluxos de trabalho visuais que permitem monitorar dados como conversões,

Isso permite a criação de um alerta quando há respostas aos e-mails ou postagens de rede social, podendo se expandir para outros processos.

 

Personalização e automação de marketing

O próximo passo para nutrir os leads, ou ao menos manter aqueles que já converteram, é personalizar ainda mais o marketing para os clientes.

Depois de reunir novos leads, a empresa produtora de peças para CNC pode segmentá-los em categorias de marketing com base em fatores como dados demográficos. 

O processo de automação de marketing personaliza as conexões com esses leads e aumenta o engajamento.

Quando a empresa passa a contar com detalhes dos consumidores, pode personalizar ainda mais as mensagens. Esse tipo de automação permite que uma organização envie e-mails ou textos em massa e inclua nomes de clientes individuais nas saudações. 

A empresa também pode automatizar respostas a textos, mensagens de rede social e e-mails de clientes, informando que uma pergunta foi recebida e quando esperar uma resposta.

 

Maximização no investimento de marketing

A automação de marketing não é apenas gerar leads e fazer vendas. 

Uma plataforma robusta de automação de marketing digital também apresenta relatórios detalhados sobre uma variedade de métricas. 

Ser capaz de fazer backup quanto aos esforços de marketing, somado a dados de desempenho rígidos e rápidos, pode ajudar a justificar gastos com marketing e aprimorar os esforços que continuam a ter um bom desempenho.

Com visibilidade de pipeline de CRM, o gerenciamento de relacionamento com o consumidor, se torna possível realizar uma análise de tráfego de campanha e relatórios de e-mail.

Dessa forma, a automação de marketing ajuda a entender o desempenho quanto aos esforços, e onde se deve continuar investindo, e quando é hora de encerrar uma campanha.

 

Facilidade no dimensionamento de campanha

Quando uma empresa não precisa mais se comunicar manualmente com os consumidores com tanta regularidade, ela passa a contar com a capacidade de alcançar mais deles em geral. 

A automação de marcação facilita o dimensionamento porque a empresa pode entrar em contato com mais pessoas ao mesmo tempo, sem a necessidade de vasculhar as informações do consumidor para garantir que está atingindo as pessoas certas.

Por exemplo, se uma marca deseja entrar em contato apenas com consumidores que moram em uma cidade, não precisa mais vasculhar uma planilha por conta própria, 

O sistema de automação de marketing pode puxá-los e enviar o e-mail sobre treinamento NR 32 para o consumidor final interessado nesse tipo de serviço.

Com as equipes de vendas e marketing trabalhando com mais eficiência, o plano de marketing pode alcançar mais clientes que correspondam às buyers personas , isto é, personas de comprador, planilha de leads, que só deve crescer com o tempo.

 

Colaboração de setores de vendas e marketing

A principal meta de negócios é que todos os aspectos sejam integrados e colaborativos, mas nem sempre correm bem. 

Vendas e marketing devem andar de mãos dadas, mas as equipes geralmente não estão na mesma sintonia, seja por terem objetivos ligeiramente diferentes, ou porque são setores isolados uns dos outros.

Um benefício do marketing automatizado é que ele combina os processos das duas equipes, usando um objetivo e um sistema comuns. 

Ter todas as informações sobre um projeto centralizado permite que todas as pessoas envolvidas com o processo vejam conversas anteriores, verifiquem dados e garantam que todos estejam trabalhando para o mesmo objetivo final. 

Se executada corretamente, essa colaboração permite que a equipe de vendas feche mais negócios.

 

Conclusão

Os benefícios da automação de marketing dão às equipes de marketing a capacidade única de fortalecer os esforços por meio da transformação digital. 

Ao alavancar a automação para tarefas repetitivas, relatórios e engajamento no topo do funil, todo o tempo e energia podem ser usados ​​para desenvolver ainda mais estratégias, criar conteúdo e se envolver com as necessidades de clientes de alta prioridade.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 20 de Setembro de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!