Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 30 de Setembro de 2022

Saiba como o neuromarketing pode ajudar o seu negócio

Dentro do marketing existe um conjunto gigantesco de técnicas, ferramentas e conceitos diferentes, uma dessas ferramentas é o neuromarketing.

Todas elas pretendem alcançar mais pessoas apresentando uma marca e gerar conexões que podem ou não resultar em vendas.

Por muito tempo as empresas resumiram sua atividade de marca na capacidade de fazer com que o seu produto ou serviço seja apresentado da melhor forma possível para os seus clientes, mas com o tempo e a evolução do mercado isso passou a não ser o suficiente. 

Cada vez mais é importante que além de apresentar o seu produto ou serviço, uma organização conheça o seu público, na internet e nas estratégias de marketing digital.

Isso é ainda mais relevante, uma vez que é preciso desse conhecimento para planejar sua atividade. 

Esse conhecimento passa pela realização de pesquisa, estudo dos dados gerados a partir das ações de marketing e de atendimento, mas também por um entendimento que visa compreender profundamente as demandas e desejos da  base consumidora. 

Mais do que saber o que o seu público gosta ou precisa, cada vez mais as empresas buscam entender de forma integral como o seu cliente ideal pensa e toma cada decisão do seu dia a dia.

Para atender essa demanda de compreender melhor como a cabeça do consumidor opera, os gestores de marketing de uma empresa de terceirização de recepcionistas podem lançar mão de conceitos da neurociência em associação a categorias de marketing. 

A combinação dessas duas áreas de conhecimento deu a luz a uma nova estratégia que reúne uma série de ferramentas e estratégias que dão uma visão bastante completa da mente humana e em como utilizar essas informações para vender mais. 

Antes de compreender como fazer um produto ou serviço é vendido, vale a pena pensar em porque os consumidores compram, ainda mais importante, entender o que faz com que o consumidor desista de uma compra ou rejeite um discurso de vendas.

 

O que é neuromarketing?

O neuromarketing surge como uma estratégia e um conjunto de conceitos, técnicas e ferramentas a partir do encontro entre a ciência e o marketing. 

A partir dos estudos sobre o funcionamento do cérebro é possível tirar boas conclusões e definir novos modos de atuação. 

Com esse entendimento mais profundo de todos os fatores que afetam a decisão dos consumidores, uma empresa de projeto de ampliação residencial conseguem reconhecer mais padrões e assim agir com mais assertividade. 

Muitas vezes as decisões do dia a dia não são tomadas de forma consciente, por mais que se pense no valor e em diversos outros fatores antes de fechar uma compra, é possível afirmar que sempre existe um primeiro impulso intuitivo e inconsciente advindo do cérebro. 

Mesmo sem que a pessoa saiba, seu cérebro guia o consumo assim como orienta qualquer outra decisão da sua vida, em geral, o que se chama ocasionalmente de compra movida por emoção também tem o seu fundo neurológico e psicológico. 

A partir do momento que uma empresa especializada em reforma de rodas diamantadas consegue compreender esse contexto ela passa a utilizar certos mecanismos desenvolvidos a partir do neuromarketing para que essas decisões citadas antes sejam incentivadas. 

Assim como qualquer área de estudo que quer ser entendida como responsável e científica é fundamental que todas as premissas defendidas sejam testadas em um laboratório e quando se trata de neuromarketing isso acontece em ambas as vertentes. 

Enquanto o marketing testa suas premissas a partir do resultado de suas aplicações no aumento do alcance e na taxa de conversão de um produto e serviço, a neurociência avança sobre os estímulos cerebrais durante diferentes abordagens de venda.

 

Como funciona o neuromarketing

Por mais que investir em estudos de neurociência para que o cérebro humano seja melhor compreendido e a partir disso as estratégias de marketing se tornem mais eficientes pareça algo complexo, seus resultados são práticos e de simples entendimento. 

A melhor forma de gestores de marketing de uma empresa especializada em locação de estúdio para gravação e até pequenos empreendedores entenderem como ocorre a intercambialidade entre neurociência  e o marketing é por meio de princípios básicos. 

Uma das questões fundamentais é que o cérebro tem a sua divisão e cada parte realiza a reprodução e a interpretação de certas informações, aí que está a primeira chave que pode ser explorada em estratégias de marketing no dia a dia das empresas. 

A ciência compreende a separação do cérebro com três partes, o neocórtex, o cérebro límbico e o cérebro reptiliano. 

O primeiro é o que faz do ser humano um ser racional, é ele que gera as interações sociais e respostas racionais, assim como a criatividade. 

O cérebro reptiliano pode ser entendido como o lado instintivo que ao invés de respostas oferece reações imediatas e primitivas.

Essa parte foi fundamental na evolução para garantir o senso de urgência e sobrevivência das pessoas controlando alimentação, sono e segurança. 

Já o cérebro límbico é onde o cérebro atua em um outro nível, essa parte é responsável por processar as emoções mais complexas e também relacionar e transcrever em informação para o cérebro o que é percebido pelos cinco sentidos. 

Essa última região ainda serve a uma função essencial que é a criação de memórias e armazenamento de informações. Todos esses processos são estudados através de diversos testes em laboratório e utilizados pelo marketing de diversas maneiras. 

A partir do momento que uma empresa de higienização automotiva a vapor compreende como o cérebro funciona, sua comunicação pode ser planejada visando um impacto direto na área do cérebro desejada. 

Um exemplo disso são as campanhas que adotam um tom emocional e emotivo apelando para arquétipos ou situações que despertam lembranças, nesse caso o cérebro em sua fase límbica é fortemente provocado a interagir com esse estímulo. 

Esse fenômeno pode ser testado a partir da apresentação dessa proposta para o público e também com uma forma de teste científico que mede o nível de atividade elétrica nessa parte do cérebro durante a interação.

 

Como o neuromarketing pode te ajudar nos negócios

Depois de entender o que é o neuromarketing e como a ciência que estuda o funcionamento do cérebro compreende as estratégias de marketing de uma empresa de polimento e revitalização de pintura é preciso entender como isso atua na prática. 

O neuromarketing busca provocar interações no cérebro humano a partir de ações estratégicas direcionadas, isso acontece por meio de diversos aspectos de contato entre a presença das empresas e a reação neurológica, entre eles estão: 

  • Psicologia das cores; 
  • Storytelling ou contar histórias e narrativas; 
  • Identificação;
  • Marketing sensorial; 

Com o Branding, ou seja, a criação de identidades de marca cada vez mais em alta, as empresas de confecção de roupas esportivas tendem a escolher cores com base na psicologia e em como cada cor que vai compor a identidade afeta seu público. 

Para entender o real efeito do marketing visto a partir do prisma da neurociência é preciso compreender que não se chega diretamente ao cérebro nem apenas o visual e o auditivo são os únicos meios. 

Por meio de aromas, conforto térmico, e até de texturas, uma marca pode gerar mais destaque a um produto em um ponto de venda, gerar urgência ou até fazer com que o seu produto se torne ainda mais a partir da percepção do cliente indispensável. 

 

Considerações finais

No início, o marketing se resumia ao processo de promover uma empresa de empresa de blindagem de automóveis a partir da apresentação de seus produtos e serviços.

Acontece que a própria evolução da tecnologia e do mercado fazem com que as empresas precisam de mais. 

No cenário atual as empresas precisam contar com estratégias que atendam as demandas do seu consumidor e para isso é preciso entender esse consumidor e os seus desejos. 

Uma das formas de compreender esse aspecto é a partir do monitoramento dos comportamentos. 

A conclusão de uma compra passa pela tomada de decisão por parte do cliente, isso significa que antes de fechar uma venda existe todo um processo de persuasão e convencimento até que a decisão de compra se concretize. 

Em uma parceria com a ciência o marketing passou a estudar como certos aspectos da marca e das suas ações interferem no cérebro do seu consumidor de formas positivas e negativas, a partir desse estudo surgiu o neuromarketing. 

O neuromarketing é uma série de conceitos e processos baseados em estudos sobre a capacidade de influência até dos mínimos detalhes de uma estratégia de marketing que quando aplicada garante um aumento considerável das vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 30 de Setembro de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!