O D2C é o mais novo modelo de negócio dedicado à aproximação do cliente final com a indústria. Se utilizado em conjunto com estratégias B2B, poderá aumentar ainda mais as oportunidades e garantir desenvolvimento ao negócio.
Diante do aumento da adesão desse modelo, reunimos as principais informações sobre o mesmo. Então continue a leitura para conferir as características, objetivos e dicas de como implementar essa tendência.
Mas afinal, o que é D2C?
O D2C é o mais novo modelo de negócio que permite que a indústria se aproxime, cada vez mais, do consumidor final. O termo é derivado do inglês “Direct to Consumer”, que significa “direto para o consumidor”.
De acordo com um relatório “Desafio da Indústria no E-Commerce”, o modelo surgiu em resposta às mudanças no mercado atual.
Isso porque o consumidor está gradativamente mais adepto a digitalização e ao uso de internet nos processos de compra. Portanto, para não ficar para trás, a indústria precisa se adequar ao novo cenário.
É justamente devido ao crescimento do e-commerce que o modelo D2C aparece como solução para que as indústrias apresentem seus produtos e serviços ao consumidor.
Aqui não há intermediários! A relação ocorre diretamente entre fabricantes e consumidores finais. Por isso, a venda é dita como direta, realizada por meio do próprio e-commerce da indústria.
Ainda segundo o relatório, o canal D2C tem sido usado por 48,7% das indústrias. E mais de 80% das lojas virtuais dessas empresas estão em operação há menos de 4 anos.
O modelo é recente e vem sendo adotado conforme o avanço do e-commerce para garantir o aumento de oportunidades em diversos setores e áreas do mercado.
Contudo, mesmo sendo uma estratégia nova, o D2C com a ajuda do e-commerce, já representa acima de 2 dígitos em mais de 40% das indústrias. O que reforça o grande potencial em alavancar as vendas do negócio.
Diante disso, as principais vantagens do Direct to Consumer são:
- Indústria mais próxima do consumidor;
- Aumento de oportunidades;
- Processos mais competitivos;
- Evolução contínua.
Apesar do grande potencial de desenvolvimento para o negócio, ainda há grandes desafios quanto a aplicação e adequação a este modelo. Tendo em vista que o processo de venda nas indústrias tende a ser consolidado no contato físico.
Quais são as diferenças entre B2B, B2C, B2B2C E D2C?
Para compreender um pouco mais do D2C, é necessário reforçar algumas diferenças entre os outros modelos de negócio.
O B2B (Business to Business), como você já sabe, refere-se à relação de venda de uma indústria diretamente para outro negócio. Isto é, um comércio com foco no mercado corporativo.
Em contrapartida, o B2C (Business to Consumer) refere-se aos negócios que realizam o processo de vendas com o foco no consumidor final. O principal exemplo desse modelo é o varejo.
Já no B2B2C (Business to Business to Consumer) a indústria vende produtos para o consumidor final através de marketplaces. Aqui, o consumidor final entende que está realizando a compra do produto da primeira empresa, mesmo fazendo esse processo por meio de outra.
Sendo assim, o D2C é o modelo que junta a possibilidade da indústria vender para além de outra organização e, assim, atingir diretamente o consumidor final. Apesar de beber da fonte do B2C, ele se difere dele por não precisar de intermédio.
Na maioria dos casos, quando o foco é o consumidor, uma empresa vende para que uma outra empresa realize a revenda. Com o D2C, não há um varejista ou atacadista para fornecer o produto. Aqui a própria indústria o disponibiliza por meio de um canal virtual.
Mas lembre-se que o D2C não exclui o B2C! É completamente possível utilizá-lo juntamente com o seu modelo atual. Ou seja, por exemplo, você poderá continuar com parcerias com revendedores e ainda possuir um próprio sistema de vendas.
O grande diferencial aqui é disponibilizar novos canais de compra para que tenha maiores oportunidades e consiga alcançar diferentes clientes.
Como utilizá-lo na sua indústria?
Como abordamos anteriormente, há grandes vantagens financeiras e mercadológicas para a indústria que adota o D2C.
Entretanto, há dificuldades quanto a sua implementação e utilização, já que é necessário realizar mudanças e otimizações nas etapas de vendas.
Por isso, para te ajudar a colocar em prática esse novo modelo, listamos a seguir algumas dicas. Continue a leitura para conferi-las.
Tenha um canal virtual de compras
A primeira e mais importante dica de implementação do D2C é referente ao canal virtual de compras. É por meio dele que poderá ser realizada a venda direta para o consumidor final.
Portanto, é essencial investir no desenvolvimento desse canal para garantir excelentes resultados com a ajuda do alto padrão de experiência de compra.
Lembre-se que o consumidor também está se adaptando a essas transformações. Então contar com um canal fácil, intuitivo e simples de ser explorado, garantirá o aumento das oportunidades de vendas.
Conheça bem o seu público
Mas para garantir a construção de um bom canal D2C é fundamental conhecer bem o seu público.
Isso porque é imprescindível entender o comportamento de compra dos mesmos para construir canais de aquisição, interação e compra eficientes. Afinal, o que você conhecia do seu público não servirá, por completo, neste novo modelo.
Dessa forma, esteja nos ambientes e espaços virtuais em que o seu possível comprador costuma marcar presença. E em paralelo, invista em Marketing D2C para atraí-los e incentivá-los a realizar negócios com a sua indústria.
Esteja atento a gestão de estoque
Também é fundamental estar atento à gestão da sua indústria de uma maneira geral. Porém, é ainda mais importante garantir a eficiência da gestão de estoque.
Isto é, tenha em mente que os processos de vendas serão alterados. Portanto, a logística será de inteira responsabilidade da indústria.
O correto e eficiente controle de estoque, alinhado a logística e as gestões financeiras e de compra, fará com que o produto seja entregue de acordo com o combinado.
Isso contribuirá com a melhoria na experiência de compra do cliente, aumentando as chances de novas oportunidades.
Conte com uma agência de negócios digitais
Por fim, conte com uma agência de negócios digitais para a correta implementação de um Marketing D2C estratégico e personalizado.
Ela será seu parceiro estratégico durante todo o projeto de implementação do D2C! Isso se dá graças a dedicação e o cuidado com o entendimento dos desafios, necessidades e dores da sua indústria, mesmo que elas estejam além do Marketing.
Uma agência de negócios faz uma imersão na realidade da sua empresa, para garantir o completo entendimento dos processos, encontrando soluções personalizadas e coerentes com a sua necessidade.
Logo, a colaboração e construção de cenários andam lado a lado com a estratégia e execução. Tudo é direcionado para o desenvolvimento favorável da sua indústria.
Para entender um pouco mais desse modelo de agência, clique aqui para acessar nosso conteúdo de blog. Nele reunimos tudo que precisa saber sobre esse parceiro estratégico e como ele poderá ajudar com o crescimento do seu negócio.