Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 02 de Junho de 2022

8 tipos de postagens aumentam o engajamento no LinkedIn na indústria

Para crescer e criar diferenciais no mercado, qualquer empresa precisa de bons profissionais, mas também ter uma boa imagem no mercado. Muitas vezes é uma coisa que proporciona a outra. Seja como for, um bom engajamento no LinkedIn é uma das estratégias mais eficientes para alcançar ambos os objetivos.

E, quando se trata de engajamento, o LinkedIn é praticamente insuperável. Em 2021 a taxa ficou em 0.35%, à frente de Facebook e Twitter. Não é para menos. Um ponto relevante para a indústria é que, segundo dados da própria plataforma de negócios, 49% dos tomadores de decisão das empresas usam o LinkedIn com propósitos profissionais.

Esse percentual ganha ainda maior importância quando você pensa na quantidade impressionante de usuários. Só no Brasil, a estimativa da rede é que já sejam mais 45 milhões. E 40% deles acessam a plataforma pelo menos uma vez por dia. Estão sempre atentos aos negócios, aos talentos e às novidades do mercado, que não param de surgir na vitrine do LinkedIn.

 

Engajamento no LinkedIn também atrai negócios no mercado externo

Mas se você tem objetivos voltados para o mercado exterior, aí mesmo que trabalhar o engajamento no LinkedIn é necessário. São duas centenas de países que participam da rede, totalizando 400 milhões de usuários a nível global.

Por isso é muito importante entender que, na verdade, a rede é uma excelente plataforma de negócios conectando profissionais do mundo inteiro. E não apenas um currículo online.

Criar estratégias que aumentem o engajamento no LinkedIn da sua indústria é fundamental para potencializar resultados e abrir portas. E tanto faz se é para cooptar talentos, cuidar do branding, divulgar campanhas, buscar parcerias ou criar oportunidades.

Para ajudar nessa tarefa, nós separamos 8 tipos de postagens que podem construir um engajamento no LinkedIn poderoso.

 

1 - Faça postagens exclusivas para o LinkedIn

Um grande erro estratégico é ficar apenas repostando conteúdos de outros autores ou seus mesmos, mas de outras redes sociais. Para aumentar o engajamento no LinkedIn é preciso compreender o perfil extremamente corporativo da rede e criar conteúdos relevantes, claro, mas exclusivos para a plataforma.

Mostre que você está realmente falando com o seu público no LinkedIn, com uma linguagem próxima à do seu segmento. Pode ser sobre uma novidade do mercado, como a situação econômica afeta a sua indústria, o lançamento de um novo produto ou  apresentando um novo membro da equipe. O importante é que, além de bem escrito e claro, seja exclusivo.

 

2 - Incentive o engajamento no LinkedIn

Como toda rede, a plataforma é feita de conexões. Então use-as para aumentar o engajamento no LinkedIn. Faça perguntas, crie ou participe de fóruns, lance campanhas, e, sempre, responda aos comentários e às mensagens. Seja simpático e acessível nas postagens, sempre mantendo o foco na linguagem e no espírito corporativo.

 

3 - Crie textos leves e interessantes nos perfis

Devem ser dois perfis: um profissional pessoal (que também será o administrador da company page) e o outro a sua indústria. Em ambas, as postagens devem ser leves e atrativas.

Mesmo nas apresentações, descrição de negócios, cursos, experiências profissionais, produtos, etc, as informações devem ser breves e interessantes.

Ainda no perfil, as pessoas se interessam bastante pelas postagens de recomendações. Assim, elas também são uma estratégia importante para conseguir mais engajamento no LinkedIn.

Ao contrário do que muita gente pensa, sim, os usuários leem as recomendações que você recebe e também prestam atenção em quem você recomenda. Na plataforma, esse tipo de postagem funciona como uma espécie de validação social.

 

4 - Seja regular nas postagens

A regularidade também tem peso no seu nível de engajamento no LinkedIn. De nada vale fazer um excelente conteúdo hoje e sumir um mês. É preciso ter um processo consistente, mas equilibrado.

As métricas gerais mostram que uma média máxima de 30 postagens mensais alcança mais engajamento no LinkedIn do que 40 ou 50. A média recomendada, então, é de duas a três vezes por semana, sem ultrapassar o total de 30.

 

5 - Vídeos ou fotos? O que é melhor?

Nas contas de médio porte (entre 10K e 100K), as postagens com vídeo têm melhor desempenho. Mas nas contas de pequeno (até 10K) e grande porte (+100K seguidores), os conteúdos com imagens conseguem mais engajamento no LinkedIn.

É importante lembrar que o conteúdo visual acaba tendo uma presença mais significativa porque hoje as pessoas preferem ver do que ler, muito por falta de tempo.

Além disso, as imagens compõem uma grande quantidade de informações, seja em gráficos, fotografias ou outros tipos de expressões visuais. Isso facilita a percepção da informação e a compreensão do conteúdo.

Assim, de modo geral, os conteúdos com imagens têm 94% mais visualizações. Isso inclui fotografias, vídeos, podcasts ou até mesmo documentos.

 

6 - Aposte nos anúncios

O LinkedIn também oferece a possibilidade de postar anúncios. Essas postagens são bastante interessantes, porque oferecem bons retornos para as empresas.

Mas eles não devem substituir os conteúdos originais de envolvimento, que geram mais valor. Devem atuar apenas como uma complementação da estratégia de engajamento no LinkedIn ou para a divulgação de um evento específico.

 

7 - Compartilhe a experiência - e o conteúdo - alheio

Tippingpoint Labs e Joe Pulizzi do Content Marketing Institut cunharam a regra 4-1-1. Originalmente feita para o Twitter, ela também pode ser aplicada com sucesso para auxiliar no engajamento no LinkedIn.

Essa regra diz que:

“Para cada postagem pessoal, você deve postar novamente uma postagem relevante e, o mais importante, compartilhar quatro partes de conteúdo relevante escrito por outros.”

Mas aproveite criar um diferencial não apenas compartilhando um conteúdo relevante de outra pessoa, mas dando a sua opinião sobre ele.

Assim, além de mostrar sua expertise, você está incentivando uma resposta, um debate ou até iniciando um fórum que migre dos comentários para uma sala virtual, aumentando o engajamento.

Lembre-se de sempre responder respeitosamente mesmo quando a crítica recebida não for bem apreciada. Discordar educadamente e oferecer outro ponto de vista.

 

8 - Experimente lives

Uma ótima forma de conseguir um bom engajamento no LinkedIn é através das lives. Esse tipo de conteúdo também pode ser feito na plataforma de negócios.

Conforme as métricas, o LinkedIn ao vivo gera 24 vezes mais comentários e sete vezes mais reações do que os uploads tradicionais de vídeos. Seja a transmissão ao vivo de um evento, um webinar ou uma oficina, as pesquisas mostram que 82% do público prefere assistir uma live do que ler uma postagem social.

 

Influência x seguidores

Lembre-se, o LinkedIn é uma rede voltada para o universo corporativo, para consolidar o branding da marca no mercado, captar talentos, criar  oportunidades de negócios, etc. Em suma, ele é sobre influência, portanto, ao contrário de outras redes, os números não são o mais importante. Isso porque ter uma rede enorme no LinkedIn não torna a sua indústria mais influente.

Pode ser, apenas, que você tenha uma conexão pessoal de primeiro grau com alguém com muitos seguidores. Estes, por sua vez, são o número de visualizações na página, e funcionam mais para vaidade do que como métrica para influência.

Então, mais importante do que a quantidade, é a qualidade de seus seguidores, da sua rede. Porque, para fazer diferença real no seu perfil, você deve ter um bom engajamento no LinkedIn de leads qualificados.

Ou seja, no mundo real dos negócios, é a influência que conta. Redes que são apenas muito grandes, repletas de pessoas que não são relevantes para o seu mercado, acabam sendo uma métrica pobre.

A ideia, então, é criar uma rede forte, acrescentando pessoas que realmente importam, que fazem diferença. Aí sim, trabalhar o maior engajamento no LinkedIn possível com suas postagens voltadas para essa esfera de influência.

Com essas dicas de postagens você consegue criar uma base poderosa e influente, aumentando o nível e engajamento no LinkedIn da sua indústria e mantendo sua rede ativa.

 

Quer saber mais sobre a criação de conteúdo para aumentar o engajamento no LinkedIn da sua indústria? Venha conversar com a equipe Labra e tire todas as suas dúvidas!

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 2 de Junho de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!