Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 15 de Junho de 2023

Flywheel: a jornada do cliente no Inbound Marketing

O funil de vendas está para conscientização, interesse, consideração, compra e pós-venda tal qual o ciclo da vida está para nascer, crescer e morrer. No entanto, para trazer resultados duradouros e fidelizar o público, surge o conceito de Flywheel. Já ouviu falar? 

Ele se concentra em fornecer uma excelente experiência ao cliente, para transformar os consumidores em defensores da marca.

Enquanto isso, o foco do funil de vendas é atrair clientes potenciais para o topo e garantir a compra. 

Assim, o modelo do Flywheel e o funil de vendas podem ser complementares, desde que os profissionais saibam aliar essas estratégias. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você se aprofundar no conceito. Continue a leitura!

 

Afinal, o que é Flywheel?

O que é Flywheel?O termo em inglês quer dizer "volante de inércia" ou "roda de inércia". No contexto de negócios, consiste em um modelo para criar experiências satisfatórias e, com isso, impulsionar as vendas. 

Para tal propósito, o Flywheel coloca o cliente no centro de todas as atividades, contribuindo para criar um ciclo de feedback positivo. 

Ao atrair clientes, cria-se uma energia positiva que mantém o negócio em movimento. Quanto mais consumidores satisfeitos, mais eles promovem a empresa e atraem público.

Para isso, é preciso um esforço inicial: no Flywheel é necessário investir em atração, engajamento e encantamento dos clientes. 

Dessa forma, o ciclo virtuoso começa a se formar. Uma vez que o Flywheel se movimenta, o esforço necessário para mantê-lo girando é menor do que para começar.

 

Flywheel e a jornada de compras

A jornada de compra do cliente inicia na identificação de uma necessidade e estende-se até a compra de um produto ou serviço. 

Enquanto isso, o modelo Flywheel identifica os contatos do cliente com a empresa para garantir que a experiência seja excepcional a todo momento. Além da compra, inclui o pós-venda e o suporte ao consumidor. 

 

Quais são as diferenças entre Flywheel e funil de vendas?

A principal diferença é que o funil de vendas se concentra nas etapas para converter um lead em um consumidor. Enquanto o Flywheel foca no cliente.

Afinal, esse modelo reconhece que o desempenho de um negócio depende da satisfação do público.

Além disso, o funil de vendas é frequentemente adotado linearmente, em que os leads entram no topo e saem como clientes no fundo.

Já o modelo Flywheel é contínuo, e busca garantir que a satisfação do cliente siga impulsionando o negócio.

Ou seja, o funil de vendas foca em resultados imediatos, enquanto o Flywheel é uma estratégia de longo prazo, que procura construir relacionamentos duradouros.

Consequentemente, existem mais chances de retenção e fidelização no Flywheel.

 

Como o Flywheel funciona no Inbound Marketing?

O Flywheel no Inbound funciona em três fases. Saiba mais:

  • Atração - é o momento de atrair interessados no produto ou serviço oferecido pela empresa, mas que ainda não são clientes. Para isso, são usadas diversas estratégias, como marketing de conteúdo, SEO, mídia social e publicidade paga;

  • Engajamento - é a fase de engajar e converter os visitantes em leads e, posteriormente, em clientes. Isso pode ocorrer com automação de marketing, como e-mails personalizados, nutrição de leads e outras estratégias;

  • Encantamento - essa fase se concentra em manter os clientes satisfeitos e fiéis. Para isso, é preciso prestar um excelente atendimento ao cliente e criar conteúdo relevante e útil.

 

Como o modelo Flywheel funciona no marketing B2B?

vendas b2b

A atuação é semelhante ao marketing B2C, porém existem algumas adaptações, devido às particularidades do segmento. 

Assim, algumas das principais etapas do Flywheel no marketing B2B, que também se aplicam ao marketing para indústria, são:

  • Atração de leads qualificados — o que pode ser feito por meio de estratégias como marketing de conteúdo, SEO, mídia paga, eventos e webinars;

  • Engajamento e conversão — é importante oferecer uma experiência personalizada e relevante, com conteúdo e ofertas direcionadas para as necessidades específicas do público-alvo, como e-mail marketing e a automação de marketing;

  • Encantamento e fidelização — é o momento de manter os clientes satisfeitos e fiéis à marca para gerar novos negócios e oportunidades de upsell e cross-sell.

 

Como aplicar o Flywheel na sua estratégia de marketing? 

Existem alguns passos que podem ser seguidos e adaptados para o seu negócio, como:

  • Entenda o seu cliente por meio de pesquisas, entrevistas ou análise de dados;

  • Identifique as etapas do seu processo de negócio que influenciam a satisfação do cliente, desde a atração até a fidelização;

  • Mapeie o seu Flywheel para entender como as diferentes partes do processo se conectam e como a satisfação do cliente pode impulsionar o crescimento;

  • Identifique os pontos de atrito, como defeitos no produto, e descubra como resolvê-los para melhorar a satisfação do cliente;

  • Ajuste sua estratégia de marketing para melhorar a satisfação do cliente e impulsionar o crescimento do negócio;

  • Monitore e otimize o processo continuamente para garantir que a satisfação do cliente continue impulsionando o crescimento.

Então, entendeu como o Flywheel pode ser aplicado às suas estratégias de marketing para potencializar o desenvolvimento da empresa? 

Só se lembre que esse é um modelo contínuo, exigindo adaptações constantes para atender às necessidades dos clientes e manter o ciclo virtuoso em movimento.

Quer aproveitar a visita para aprender mais sobre inbound marketing? Acesse nosso artigo e se atualize na área!

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 15 de Junho de 2023
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!