Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 24 de Janeiro de 2023

Glossário de Marketing: conheça os principais termos

Para os estudiosos do marketing ou para os gestores de empresas, conhecer os principais termos da área é essencial. Um Glossário de Marketing na cabeça sempre é bom para manter os termos mais populares utilizados durante o processo.

Isso porque o trabalho pode ser desgastante quando se é novo no processo e memorizar tudo de mais importante requer muito estudo e prática. 

Além disso, o marketing está cada vez mais voltado para o digital, seja para vender fábrica de sacolas personalizadas ou pacotes de viagem. Por conta disso, novas atualizações surgem diariamente e é necessário se manter atualizado para não perder espaço para a concorrência.

Para ajudar você nesse processo, preparamos um conteúdo no estilo Glossário de Marketing, para você conhecer os principais termos e ficar por dentro das ferramentas e recursos mais cobrados.

 

Persona

Esse termo designa um perfil semi-fictício com nome, idade, hobbies, profissão, localização e muito mais. Quanto mais dados melhor. Ela será o modelo do seu público alvo. O restante do trabalho deve dialogar com essa pessoa.

Não importa qual o seu negócio, seja para vender aparelho de endoscopia ou roupas usadas, o seu futuro cliente deve ter comportamentos semelhantes com outros e entender que você será a solução para os problemas dele.

Para definir uma persona, basta fazer uma pesquisa real sobre o seu público e assim você terá um plano muito mais inteligente e objetivo para a sua empresa.

 

Inbound Marketing

Também conhecido como novo marketing, o Inbound Marketing consiste em atrair o cliente até a sua empresa, sem exatamente ir até ele.

Os métodos de divulgação que interrompem a atenção do consumidor estão cada vez mais defasados e quando o seu possível cliente está em diversos lugares, vale a pena investir em ações que também marcam presença nos canais digitais dele.

Ele começou a ser usado em 2009 e, de lá pra cá, só tem aumentado a relevância e a popularidade. Na tradução brasileira, o nome é Marketing de Atração e o seu funcionamento se dá por meio de recursos que atraem o cliente até os canais da marca.

É justamente, por exemplo, por meio da pesquisa de ozonioterapia capilar preço, que o cliente pode achar a sua clínica.

Para isso acontecer, no entanto, é necessário possuir locais onde o futuro cliente possa encontrar as informações da sua marca. 

 

Marketing de Conteúdo

O braço direito do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo. A ideia é criar conteúdos relevantes e interessantes para atingir o seu público-alvo. 

Os conteúdos devem ser publicados em um blog, site ou rede social, ou seja, os canais digitais da sua empresa.

Quando a persona procurar pelo assunto de referência da sua marca, é o seu conteúdo que ela deve achar, não importa em qual canal você está.

Nesse sentido, a persona pode passar de ser visitante, para lead e, finalmente, um cliente fiel do seu serviço.

 

Blog

O blog é o lugar onde a sua empresa deve concentrar os principais conteúdos que possuem relação com o serviço vendido por você. Por meio dele, não só a sua persona vai encontrar a sua marca, como você também deve construir uma autoridade por meio dessa produção.

Ao investir em um blog, não importa qual o contexto, seja para uma empresa de chuveiro de emergência ou com foco em entrega de delivery de lanches caseiros, você estará cada vez mais sendo visionado e com a possibilidade de ser indicado pelo Google.

As possibilidades de conteúdo são bem diversas. É possível publicar listas de indicações, comparações entre produtos, explicações de funcionamento ou liberar e-books especiais sobre um assunto mais complexo.

 

SEO

Um dos termos mais usados e prezados dentro do Glossário de Marketing é o SEO. A sigla significa Otimização para Mecanismos de Busca, na tradução livre, e é a principal base para a produção de artigos dentro do seu blog ou site.

Com o SEO, você terá estratégias e técnicas para garantir que o seu site apareça no topo das buscas do Google quando alguém pesquisar por algum conteúdo do seu nicho.

É por meio de palavras-chaves, estrutura de URLs, adequação de imagens, sempre com originalidade e qualidade, que você fará que o seu site sobre adjuvantes agrícolas seja o mais visualizado dentro dos buscadores.

 

Link building

Uma constante no mundo do marketing é o link building. Essa ação consiste em formar uma estratégia para posicionar os links do seu conteúdo nos primeiros lugares do Google.

É por meio do tráfego e da menção ao seu conteúdo, pelo seu próprio site ou parceiros, que se tem uma forte rede link building.

Esse é o braço mais forte do SEO, junto das palavras-chaves, tópicos, links de fácil compreensão, imagens e outros itens.

 

Redes sociais

A baixa popularidade da TV e a migração dos mais jovens para as mídias sociais fizeram com que os canais digitais se tornassem recursos essenciais em qualquer estratégia de marketing. São locais de engajamento e relacionamento entre usuários e marcas.

Entre os exemplos de redes sociais disponíveis no mercado, temos como exemplo:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Linkedin
  • Pinterest;
  • WhatsApp.

Na maioria dos itens acima é possível publicar imagens com legendas, vídeos interativos ou textos sobre algum assunto do seu nicho. O mais importante é promover a entrega de conteúdo juntamente da interação com o público, convidando-o para interagir e clicar no seu site.

 

Lead

O Lead é outro termo bastante recorrente no trabalho que é fundamental dentro do Glossário do Marketing. É o nome dado para o usuário que entrou no seu site, passou informações em troca de algum conteúdo, como um e-book, e agora está mais próximo da compra.

A partir dos dados do Lead, você conseguirá entender melhor com quem está dialogando e incrementar novos conteúdos, estratégias ou segmentar a sua base de contatos.

Nesse sentido, é sempre interessante trabalhar para a conversão de um visitante para um lead e do lead para o um cliente.

 

E-mail marketing

A comunicação por e-mail com a persona, usando desse recurso para enviar novidades, promoções e outros materiais se dá o nome de E-mail marketing.

É um excelente modo de otimizar campanhas e segmentar o público, entendendo quais são os leads mais interessados e próximos de realizar uma compra com a sua empresa.

Existem diversas ferramentas que programam disparo de e-mails para uma base de endereços específicos. Por meio delas, você consegue enviar rapidamente o seu conteúdo para milhares de clientes que se cadastraram nos seus serviços.

 

Nutrição de Leads

Apesar de todos passarem pelo mesmo processo, nem todo lead é igual, ou seja, nem todos estão prontos para serem convencidos da venda.

É para isso que serve a Nutrição de Lead, enviando, pelo já mencionado e-mail marketing, conteúdos que o fazem entender que a sua marca é a ideal para compra de artefatos de cimento, por exemplo.

 

Métricas

Nenhuma estratégia sobrevive sem avaliações. As métricas existem para esse fim: certificar de que as ações desenvolvidas na sua empresa estão projetando os resultados desejados e alcançando respostas interessantes. 

Por meio das métricas, é possível avaliar o crescimento de um site, blog, rede social, campanha, anúncio ou venda. Não é necessário aplicar todas as métricas, mas sim entender quais são aquelas que vão fazer diferença para o seu negócio.

 

CTR

Uma das métricas mais usadas é o CTR: Click Through Rate, ou na tradução, Taxa de Cliques. Com ele, é possível entender o sucesso de uma campanha, pois a medição se dá entre o número de cliques em um link contra a visualização total dele.

 

Taxa de conversão

Mais uma métrica que vale a pena conhecer é a da taxa de conversão. Ela é responsável por entender perfeitamente os resultados de uma empresa.

Ela pode ser aplicada em diversas etapas da estratégia, com a intenção de aferir a relação dos Leads, a taxa de abertura de uma newsletter ou um simples cadastro envolvendo o recebimento de um e-book sobre câmara fria, por exemplo.

 

Outbound Marketing

O oposto do Inbound Marketing, apesar de pouco popular hoje em dia, ainda é possível de enxergar, por meio dos anúncios que aparecem antes dos vídeos do Youtube, por exemplo. Esse é Outbound Marketing, quando a empresa vai até você.

Também é comum a aparição na rádio, televisão ou outdoors pela cidade. Existem alguns jornais e revistas que também estampam páginas com anúncios sobre Spray drying. O importante é possuir uma persona para atingir dentro do canal.

Comece já a aplicar os estudos!

Depois de passar pelos principais termos dentro do Glossário do Marketing, você já consegue aplicar as técnicas apreendidas dentro da sua empresa. Revise os conteúdos, junte a sua equipe, se aprofunde mais e boa sorte!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Abraind 24 de Janeiro de 2023
Abraind

Assine nossa newsletter!