Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 16 de Setembro de 2020

Metodologia AIDA: o que é e como usar

Reading Time: 2 minutes

Se você nunca ouviu falar na metodologia AIDA, então certamente este post foi feito pra você.

Essa é uma das maiores analogias que tentam analisar detalhadamente o comportamento dos consumidores. e por essa razão, é muito utilizada pelos profissionais de marketing digital.

O AIDA entra em cena para melhorar a formulação das estratégias de marketing e garantir o alcance dos resultados. Ou seja, ela serve como um roteiro bem estruturado, com começo, meio e fim.

Muitos gestores que não costumam elaborar um roteiro podem chegar a gastar mais do que deveriam, e mesmo assim não ter estratégias tão atrativas com o seu público.

Uma empresa de tela de proteção para sacada que não possui um roteiro para vender seus produtos, por exemplo, não saberá a melhor forma para se relacionar com seus potenciais clientes, e até mesmo não ter processos estruturados para o fechamento da venda.

Por isso, neste post nós iremos explicar sobre todos os detalhes da metodologia AIDA: o que é, seu conceito e como você pode aplicá-la em seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que é AIDA?

De forma geral, a metodologia AIDA é uma abreviação formada pelas seguintes palavras em inglês:

  • Attention (Atenção);
  • Interest (Interesse);
  • Desire (Desejo);
  • Action (Ação).

Ela é utilizada pelas equipes de vendas e marketing que focam em analisar o comportamento do consumidor para criar estratégias mais eficazes.

A principal ideia do AIDA é que todos os clientes passam por um ciclo, conhecido como jornada de compra, que vai desde o primeiro contato com uma empresa, até o momento da compra do produto ou serviço.

Ou seja, a metodologia AIDA busca informações sobre o que o cliente pensa, necessita e quais são os seus desejos, de forma que faça a empresa alcançar mais vendas. 

Como usar o AIDA?

Se sua empresa atua com manutenção de chiller, por exemplo, para aplicar a metodologia AIDA, é preciso levar em consideração os quatro passos como uma fórmula de sucesso. Veja abaixo sobre cada um dessas etapas:

Saber os canais onde atingir o seu público-alvo

Saber como encontrar os seus leads (potenciais compradores) e chamar a atenção deles é essencial. Qual a mensagem que devo passar? E quais são os canais mais adequados para atingi-los?

Essa é uma das partes mais importantes do planejamento para desenvolver a metodologia AIDA.

Crie o interesse

E após saber como atrair a atenção do lead, também é preciso mantê-la. Por isso, crie estratégias para focar sempre no problema central do cliente. Nesta etapa, produzir conteúdo útil é essencial.

Se você atua com placas de sinalização de segurança, por exemplo, ao focar nos problemas e solução, fica mais fácil entregar a mensagem certa e ganhar o interesse.

Estimule o desejo

Também não se esqueça de mostrar quais são os maiores diferenciais do seu produto e serviço. Focar nas características podem tornar um produto irresistível para seus leads! Por isso, o desejo e o interesse andam sempre de mãos dadas na metodologia AIDA.

Garanta a ação

Por fim, o que você deve fazer aqui é desenvolver ações para dar aquele empurrãozinho no lead a finalizar a compra. Algumas alternativas muito utilizadas são o frete grátis, cupons de descontos, brindes, entre outras possibilidades.

Agora que você já sabe o que é e como usar a metodologia AIDA, o que acha de segui-la e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Publicado por Abraind 16 de Setembro de 2020
Abraind

Assine nossa newsletter!