Navegue pelas categorias
Karine Sabino - CEO
Por Karine Sabino - CEO em 04 de Setembro de 2023

Vantagens do Marketing Industrial e como aplicá-lo

O Marketing Industrial é uma ferramenta importante para o sucesso do setor. Com ela, são desenvolvidas ações estratégicas que visam a criação de relacionamentos duradouros e a construção de autoridade mercadológica. 

Essas e outras vantagens são apresentadas a seguir, bem como o panorama do setor para exemplificar a importância do Marketing no cenário atual. Confira!

 

Entenda a importância do Marketing Industrial no contexto atual

O Marketing Industrial foca na resolução de objeções do relacionamento entre duas empresas. Ou seja, a estratégia que visa estabelecer comunicação e solucionar dores de outros negócios, para os quais a indústria vende seu produto. 

Ressaltamos que o modelo B2B (business-to-business) tem como público-alvo outras organizações. Dessa maneira, há barreiras que dificultam o processo comercial, devido ao ciclo de vendas extenso. 

As estratégias voltadas para esse modelo são desenvolvidas para a construção de relações mais duradouras e verdadeiras, entre as empresas, e ações de educação do mercado. Isso possibilita as vendas a longo prazo.

Dito isto, o Marketing Industrial visa promover estratégias capazes de atrair e reter clientes. O papel dessa ferramenta é comunicar informações sobre: o mercado, os problemas enfrentados e o produto oferecido capaz de solucionar essas necessidades. Sempre com base nos diferenciais competitivos. 

Assim, o Marketing passa a contribuir com a área comercial, facilitando o fechamento de vendas. Isso já reforça a necessidade de investimento nessa prática. 

Contudo, para acrescentar, o contexto atual também argumenta a favor do uso do Marketing para a indústria. 

De acordo com o Termômetro da Indústria, o faturamento do setor se mantém estável desde maio de 2022, com variação apenas de 1,0%. Ou seja, não há crescimento significativo previsto para esse ano.

Logo, em momentos de mudanças e incertezas no cenário mercadológico e econômico, torna-se fundamental a garantia do uso de ferramentas que auxiliam no crescimento do volume de vendas. 

E o trabalho do Marketing influencia no aumento de negócios fechados de maneira recorrente e escalável. Para que, em momentos como este, a empresa não sofra tantas consequências. 

 

 

Os riscos que sua indústria corre ao não investir em Marketing

Vale destacar, antes de mais nada, a importância do setor industrial para o país. Segundo números do Portal da Indústria, em 2022, a participação no PIB foi de 23,9%. 

Com esse segmento respondendo por:

  • 69,3% das exportações brasileiras de bens e serviços;
  • 66,4% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento;
  • 34,4% da arrecadação de tributos federais;
  • 27,2% da arrecadação previdenciária.

Os dados reforçam a sua importância para a economia do país. Contudo, ainda conforme o Termômetro da Indústria, há uma queda de 0,2% nas horas trabalhadas. Logo, a produção se manteve estável, com uma variação apenas de 0,1%.

Isso é o resultado das transformações no comportamento da indústria, que vem perdendo dinamismo a cada ano. 

Essa é uma das grandes preocupações do segmento, nos últimos anos, tendo em vista que esse é um importante mercado empregador. Além de utilizar um alto volume de mão de obra qualificada e, ainda, ter os salários mais altos. 

Inclusive, cabe ressaltar que, em junho de 2023, não houve nenhuma variação na criação de emprego. Então, a desaceleração da indústria acarreta diretamente na produtividade e na economia do país. 

Portanto, o Marketing Industrial está interligado com a saúde do seu negócio. As diferentes ferramentas e estratégias, como Marketing Digital e de atração, auxiliam na estabilização do negócio perante as mudanças do mercado. 

Isso porque, com um planejamento estratégico a longo prazo, os resultados se tornam escaláveis e consistentes. É possível prever, com maior precisão, quedas e crescimentos, permitindo uma análise completa do contexto geral e construção de novas ações.

O Marketing para Indústria foca em desenvolver planos inteligentes com o intuito de gerar resultados e valor. Assim, a empresa consegue aumentar o número de vendas e garantir o destaque necessário no mercado.

 

Conheça as vantagens do Marketing Industrial

Diante do apresentado, é possível citar algumas vantagens relacionadas ao  investimento do Marketing Industrial para o seu negócio! 

A primeira delas se refere ao desenvolvimento de relacionamento e de ações de educação do mercado. Com estratégias de Inbound Marketing para indústrias, os clientes são atraídos de maneira orgânica, por meio do oferecimento de conteúdos de qualidade. 

Essa é uma ferramenta do Marketing que acredita no compartilhamento de informação rica para solucionar as dores da sua persona (possível cliente) e, assim, estabelecer um relacionamento com a mesma, fidelizando-a. 

Isto é, a educação permite que o possível cliente entenda com mais clareza:

  • Seu negócio;
  • Seus serviços;
  • O mercado que está inserido. 

Assim, a empresa passa a ser reconhecida como fonte valiosa de informações, tornando-se autoridade no assunto.

É importante destacar que o relacionamento é construído conforme a fase de compra do lead

Durante os contatos, são apresentados conteúdos que solucionam as dúvidas e o conduzem para a fase final: a de decisão de compra. Isso ajuda a reduzir o ciclo de vendas e contornar as principais objeções.

Sem contar que o Marketing Industrial contribui para o posicionamento digital e, consequentemente, para o aumento do alcance da sua empresa. O que também colabora para excelentes resultados, principalmente quanto ao ROI (Retorno sobre o Investimento).

Além de resultados a longo prazo, será construída a confiabilidade e credibilidade, além de uma base de leads mais qualificada. 

Consequentemente, também com a redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC), a tendência é o aumento da receita, favorecendo a saúde financeira do negócio.

Por fim, o digital permite uma mensuração dos resultados mais assertiva, colaborando para a construção de estratégias baseadas em dados e decisões mais coerentes com a realidade do seu negócio.

 

Como aplicá-lo?

A seguir, listamos algumas boas práticas que auxiliam na aplicação da estratégia na sua indústria.

 

Conheça sua persona

No primeiro momento, é preciso entender o perfil ideal de cliente. A partir dessa definição, é criada uma representação com características do mesmo. Isto é, são listadas informações como:

  • Cargo/função;
  • Atuação no setor;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Principais dores quanto ao negócio;
  • Como sua solução pode colaborar com a resolução desses problemas;
  • Canais em que está mais ativo, entre outros. 

Esses são atributos fictícios, com base em pesquisa de mercado, que colaboram com as ações e estratégias planejadas. Eles são o norte para a criação do conteúdo e abordagem. 

Assim, a linguagem, abordagem e comunicação, no geral, estão alinhadas com as principais características do possível cliente. Dessa forma, é mais fácil de atraí-lo e conectá-lo à indústria.

 

Aposte em Marketing Digital para indústrias

Marketing digital para indústriasO Marketing Digital é uma maneira de quebrar as objeções de vendas no ambiente virtual. 

Afinal, estar presente nas redes sociais significa se manter mais próximo do cliente. Com isso, é possível fortalecer, ainda mais, o relacionamento. 

Essa ferramenta é útil, também, para a interação e identificação de necessidades e desejos da sua persona. Assim, pode-se planejar campanhas e soluções correspondentes às expectativas dos clientes, se tornando mais assertivo. 

Isso fará com que a sua imagem digital seja melhor compreendida e construída, aumentando a visibilidade nos mecanismos de busca e garantindo maior alcance.

 

Utilize o Inbound Marketing 

O objetivo do Inbound Marketing, uma das estratégias de Marketing Digital, é atrair tráfego e leads qualificados, e, assim, transformá-los em oportunidades comerciais.

É por meio da produção de conteúdo de qualidade, para diferentes canais, que o cliente encontra a sua indústria. 

Por exemplo, é possível desenvolver um blog post ou material que aponte soluções para um problema recorrente do setor. Entre essas soluções, o produto ou serviço que você oferece pode ser relacionado.

O Inbound também é uma ótima forma de automatizar o processo de qualificação e nutrição dos seus leads, integrando-se ao seu setor comercial.

 

Tenha o apoio de uma empresa especializada

Ao contar com uma empresa especializada em indústrias e negócios B2B, é possível obter uma produção e estruturação de ações mais assertivas, voltadas ao Marketing de resultados. 

Para isso, tenha em mente que o conhecimento e a imersão no seu negócio são fundamentais.

Também é extremamente importante a parceria com quem é autoridade no assunto. Assim, é possível garantir o crescimento da indústria de maneira sustentável, com segurança, clareza e rentabilidade.

 

Continua com dúvidas?

O Marketing Industrial, como abordado ao longo do texto, é uma estratégia fundamental para garantir o desenvolvimento e evolução da empresa, independente do momento atual do segmento. 

Essa ferramenta é responsável por contornar as transformações do setor e assegurar o crescimento do negócio em qualquer cenário.

Mas, para realizá-lo, é necessário planejamento, acompanhamento e, principalmente, expertise. Por isso a importância de contar com especialistas para a criação de estratégias eficientes.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto e deseja compreender, com mais detalhes, os efeitos dessa ferramenta, clique aqui. Nesse conteúdo, reforçamos os impactos do Marketing Industrial para os negócios. Confira!

Publicado por Karine Sabino - CEO 4 de Setembro de 2023
Karine Sabino - CEO

Assine nossa newsletter!