Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 06 de Janeiro de 2023

Obtenha autoridade com o Marketing Conversacional

Reading Time: 6 minutes

O Marketing Conversacional é uma estratégia fundamental para a empresa que deseja obter autoridade. 

Isso porque, com a automatização, otimização e fidelização do cliente, é possível assegurar maior destaque no mercado devido à qualidade nas experiências de compras. 

Ficou curioso e, por isso, deseja entender um pouco mais sobre o conceito? Então continue a leitura para conferir as principais informações sobre o Marketing Conversacional!

O que é Marketing Conversacional?

O Marketing Conversacional é uma estratégia que estabelece melhores interações com seus clientes. O objetivo é aprimorar a comunicação por meio de soluções tecnológicas, como os Chatbots, por exemplo.

Essa é a ferramenta ideal para as empresas que desejam reduzir o seu ciclo de vendas. Portanto, ela é indispensável para o sucesso das empresas B2B. 

Já abordamos em nosso blog a importância da maturidade digital da indústria. Esse é só mais um exemplo de que as ferramentas tecnológicas simplificam os processos e aprimoram os resultados. O Marketing Conversacional reforça o papel da digitalização neste modelo de negócio. 

Com essa estratégia é possível, também, aprender mais sobre os clientes e desenvolver experiências mais personalizadas e até humanizadas. Afinal, as ferramentas utilizadas possibilitam uma comunicação imediata de um-para-um. 

Dessa forma, os seus leads poderão interagir e estabelecer contato com você no momento em que desejarem, eliminando o alongamento do tempo de retorno e promovendo comodidade e conveniência.

Segundo a mais recente pesquisa da Zendesk sobre tendências, 37% das empresas entrevistadas já estão em processo de implementar um atendimento ao cliente conversacional. 

Isso porque, 73% dos líderes afirmam haver uma relação direta entre o atendimento e o desempenho dos negócios.

Logo, a tecnologia mais utilizada nesse processo é a inteligência artificial. Ela é responsável por reconhecer os padrões de mensagem e promover automação durante esse processo. 

A sua adoção está diretamente ligada com o comportamento atual dos clientes. Afinal, 93% gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento, como o chat. E 90% despenderão maior investimento em negócios que personalizam o atendimento fornecido.

Sem contar que, 39% acreditam que a inteligência artificial é útil para a sociedade. Por isso, 69% deles estão dispostos a interagir com um bot quando se trata de problemas simples.

Estratégias e canais que precisam ser considerados

marketing conversacional

Antes de apontar os principais canais e estratégias utilizadas no Marketing Conversacional, precisamos esclarecer que eles não estão restritos apenas ao ambiente online. Contudo, é nesse espaço que o conceito é aplicado por completo. 

De qualquer forma, pode-se utilizá-lo em lojas físicas a partir de um roteiro de atendimento que seguirá uma sequência lógica e estratégica. O intuito aqui é promover a experiência de compra de maneira personalizada.

Entretanto, os canais mais utilizados são as redes sociais, call centers, e-mail, WhatsApp, Chatbot, Sites e Blogs da empresa, e SMS. Ou seja, toda plataforma digital que permite o estabelecimento de comunicação entre a sua empresa e o cliente.

Mas para que essas ferramentas sejam efetivamente utilizadas é necessário pensar em alguns pontos estratégicos. Isto é, lembre-se que toda a interação precisa estimular a experiência do cliente, sanando dúvidas e colaborando para uma comunicação clara.

Da mesma maneira que as respostas precisam ser rápidas, eliminando filas de atendimento.  Assim como os diálogos deverão ser naturais, convidativos e simples, com interfaces amigáveis e intuitivas.

Também é fundamental personalizar e automatizar o processo, engajando e transmitindo a voz e identidade da sua empresa. Então, escolha um discurso e alinhe-o com a sua marca.

Pense se há a possibilidade de utilizar emojis, imagens e GIFs para tornar o contato ainda mais humano e descontraído. Mas é claro, não deixe de pensar na sua persona durante a tomada dessas decisões. 

Só assim será possível identificar o canal ideal para realizar o Marketing Conversacional e como serão conduzidas todas as estratégias.

É importante que essas informações e feedbacks sejam registradas para análises futuras de comportamento e de pontos de melhoria. Assim, contar com um banco de dados ricos em conhecimento contribui para insights e interações mais assertivas.

Quais são as principais vantagens e benefícios desse conceito?

marketing conversacional

Frente ao que foi apresentado até aqui sobre o Marketing Conversacional, podemos apontar algumas de suas principais vantagens. 

A primeira delas é quanto à manutenção dos relacionamentos com os clientes B2B. Esse processo é realizado através da nutrição eficiente que os impulsionam pelo funil e a jornada de compra. O que também aumenta as taxas de conversão devido às explicações geradas e proporcionadas por esses canais.

Além disso, com o passar do tempo e o aumento do histórico de dados, haverá, cada vez mais, melhora na qualificação e na qualidade das interações.

Da mesma forma, esse banco de dados ajudará no controle e na análise dos resultados, mensurando a performance e colaborando com a tomada de decisão.

E claro, a automação não só garante rapidez e maior disponibilidade, como também contribui para a redução de custos e personalização do contato.

Tudo isso promove autoridade, reputação e credibilidade para a sua empresa. Isso porque, o Marketing Conversacional oferece segurança e conveniência ao cliente que deseja interações mais ágeis e simples.

Logo, sua experiência de compra se tornará positiva, o fidelizando. E sabemos que o cliente satisfeito indica e gera boas avaliações.

Como aplicar o Marketing Conversacional?

Para te ajudar a colocar em prática o Marketing Conversacional, listamos a seguir os primeiros passos. Confira!

Comece pela atração

A primeira dica é apostar na atração. Esse é o momento de chamar a atenção do seu prospect com soluções para suas principais dúvidas, necessidades e dores. Só assim será possível iniciar a conversa. 

É necessário entender em que estado está esse possível cliente e em qual canal ele iniciou a conversa. Em páginas de conversão, por exemplo, significa que ele deseja seguir com a jornada, podendo estar mais maduro para receber uma proposta.

Contudo, lembre-se de manter uma linguagem clara e direta. Vise reter sua atenção e o atrair para a sua solução de maneira personalizada e humanizada.

Qualifique os leads

Em seguida, deve-se qualificar a conversa por meio de campos estratégicos durante a interação. Assim, em cada resposta específica que o lead der, será possível encaminhar a conversa para uma próxima etapa assertiva.

Além disso, conforme o cliente for avançando na jornada, é preciso realizar perguntas que ajudem a entender o perfil e a necessidade do seu cliente. Também será mais fácil de entender se ele é qualificado para a solução oferecida pela sua empresa. Aqui o processo ocorre de maneira parecida com o roteiro do SDR, por exemplo. 

Dessa forma, você conseguirá enviar para sua equipe comercial apenas os leads qualificados, eliminando desperdícios de tempo e custo. 

Mas é importante destacar que um grande número de perguntas pode resultar em maior taxa de desistência. O ideal é sempre avaliar esse indicador para entender o motivo por trás disso. Por exemplo, se a irregularidade da mesma está relacionada ao pedido de dados sensíveis (como RG, CPF e CNPJ) ou se é pela extensão da interação. 

De todo modo, recomendamos que a venda seja feita através do contato humano. O Marketing Conversacional deverá ser utilizado apenas como ferramenta para otimizar o ciclo de vendas e automatizar a jornada. 

Analise os resultados

E como abordamos brevemente no tópico anterior, deve-se analisar os resultados e o histórico de dados para compreender a efetividade das abordagens. Com isso, é possível rever perguntas e entender melhor as necessidades do lead. 

Avalie constantemente as taxas de conversão dos canais utilizados na estratégia de Marketing Convencional. Além do percentual de desistência, qualificação e origem dos leads.

Conte com parceiros estratégicos e especializados

Por fim, conte com parceiros estratégicos e especializados em canais digitais para atuar em conjunto com a sua empresa na busca dos melhores resultados. 

A expertise de uma agência de negócios digitais garante um desenvolvimento de estratégias, ferramentas e alinhamento através da imersão na sua empresa e nos seus objetivos.

Com esse parceiro, a execução e estratégia andam lado a lado com o intuito de gerar os resultados desejados. Sempre com apoio integrado à sua realidade e a compreensão dos seus desafios.

O perfeito entendimento sobre o seu negócio garante o desenvolvimento de soluções personalizadas e coerentes com suas metas e necessidades.

Portanto, haverá colaboração e construção de caminhos favoráveis para a evolução da sua empresa, posicionando o seu negócio no mercado. 

E a Adove é o parceiro estratégico ideal para te ajudar a colocar em prática tudo isso. Deseja entender como podemos colaborar com o desempenho do seu negócio? Então conheça os nossos serviços.

Publicado por Abraind 6 de Janeiro de 2023
Abraind

Assine nossa newsletter!