Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 06 de Março de 2023

Posicionamento digital: o que é e por que sua indústria precisa ter

O posicionamento digital é o conceito referente ao direcionamento da percepção do cliente quanto a sua marca. Tudo isso é realizado no meio virtual e, por isso, precisa ser desempenhado com a ajuda de estratégias específicas. 

Ficou curioso e deseja entender mais do assunto? Então continue a leitura para conferir as principais informações sobre o posicionamento de marca digital. 

Como definir um posicionamento digital?

O posicionamento digital é a construção de um universo estratégico que visa estimular uma certa percepção do seu cliente sobre a sua marca. 

Ou seja, se o posicionamento de marca é a busca pela ocupação de um lugar único na mente do público-alvo, o posicionamento digital segue a mesma premissa, apenas mudando o ambiente: a internet.

Isso tudo faz parte de uma estratégia de Marketing que possui como grande objetivo a conquista de um espaço privilegiado na memória do consumidor. Sempre reforçando algum diferencial que soluciona o problema da persona, de uma maneira mais eficiente que a do concorrente.

Esse processo faz parte do desenvolvimento da estratégia de marca. O foco é fazer com que a mensagem seja forte e consistente. Para isso, a indústria utiliza o posicionamento digital para abordar sempre um universo de temas coerentes com a marca e os objetivos organizacionais.

Isso fará com que a organização seja reconhecida por aquele assunto, fazendo com que os potenciais clientes sempre se lembrem dela ao pensar no tema em questão. É isso que queremos dizer com “ocupar um lugar na mente do público-alvo”.

Vamos usar um exemplo simples? Quando tocamos nos temas: refrigerante, família, amizade, igualdade e natal, qual marca vem na sua mente? Coca-cola, certo? Esse é um dos principais cases de sucesso referente ao posicionamento de marca.

Basta aplicar esse conceito no ambiente virtual. Isto é, comunicar o que deseja e reforçar assuntos que considera importantes para a indústria e o cliente. Assim será construído, de maneira orgânica e estratégica, a sua autoridade e credibilidade no assunto.

Mas cabe destacar que, o que faz a diferença são as interações com a marca na internet. Fugir do universo idealizado confunde o público e te afastará da posição de referência sobre o tema.

Vantagens do desenvolvimento de um posicionamento digital da marca

É importante ressaltar que o reconhecimento gerado pelo posicionamento digital não necessariamente será sobre a autoridade da marca em um assunto. Como mencionamos anteriormente, tudo se resume ao diferencial da indústria em comparação com o concorrente. 

Portanto, pode ser sobre custo-benefício, qualidade superior no serviço/produto, segurança, indicação e muitos outros. 

Logo, o grande benefício gerado por um posicionamento digital bem definido é o aumento da competitividade e destaque mercadológico. Afinal, ser a primeira indústria lembrada pelo seu potencial cliente já o coloca em grandes vantagens no setor.

Nesse contexto, a maturidade digital é fundamental para estabelecer a comunicação ideal com o seu público. Hoje, a indústria que não tem presença virtual será esquecida. O que é justamente o oposto do que estamos abordando com esse assunto. 

Até porque, você sabia que 90% dos lares brasileiros já têm acesso à internet? Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios já são mais de 155,7 milhões de usuários brasileiros.

E ainda, de acordo com a Gartner, até 2025 80% das interações de vendas B2B entre fornecedores e compradores ocorrerão em canais digitais. O artigo reforça que, a partir desse dado, as organizações precisam ser capazes de vender em todos os lugares que o cliente espera se envolver, interagir e fazer transações.

Em resumo, o posicionamento digital é responsável por manter a memória fresca e ativa sobre a sua marca nos consumidores através da conexão virtual. Com isso, é possível reforçar seu universo de temas, gerando autoridade, credibilidade e destaque. 

Não realizar esse processo é o mesmo que perder oportunidades de desenvolvimento, evolução e vantagens competitivas. Que, portanto, influenciam na possibilidade de novos negócios, saúde financeira da indústria e performance.

É a lembrança que fortalece o posicionamento, demonstrando o quão facilmente o público lembrará da sua indústria na hora da compra.

O que não pode faltar em um bom posicionamento de marca digital?

Não há como abordar o posicionamento de marca digital sem mencionar a importância das estratégias digitais. Elas são as principais responsáveis por fortalecer a reputação e assegurar a autoridade.

Logo um bom posicionamento conta com os dois braços do Marketing Digital: produção de conteúdo e Inbound Marketing. Eles colaboram com a disseminação e direção da percepção idealizada pela sua marca. 

É através dessas duas estratégias que será possível fornecer informações úteis e de valor para o seu público. Além dos objetivos de vendas, isso não só colabora com o desenvolvimento de defensores de marca, como também solidifica o posicionamento.

Assim haverá a consolidação da indústria no ambiente virtual, ao mesmo tempo em que será estimulado a divulgação orgânica, contínua e a interação com possíveis clientes. O que, consequentemente, reduz os esforços necessários quanto à conversão dos mesmos, colaborando com o Custo de Aquisição do Cliente (CAC).

Isso tudo porque a produção de conteúdo é essencial para a educação do mercado quanto a sua marca. Sempre despertando interesse e contribuindo para a resolução dos principais problemas da sua persona, e gerando o aumento na confiança.

O Marketing de Conteúdo realiza a comunicação eficiente com o possível cliente através do compartilhamento de informações ricas. E essa é uma das ferramentas utilizadas pelo Inbound Marketing (definida como Marketing de atração). 

Portanto, a qualidade do conteúdo atrai o público com ajuda das estratégias do Inbound Marketing. O intuito é fazer com que o cliente encontre a indústria  por vontade própria.

Ao distribuir os conteúdos, a sua indústria estará chamando a atenção do público e se posicionando digitalmente. Isso resulta em um aumento no engajamento, aprimorando o relacionamento e educando o lead.

Em conclusão, não há como garantir um bom posicionamento sem a utilização de estratégias digitais! 

Dica: conte com uma agência de negócios digitais

Para conseguir colocar as estratégias em prática e, assim, promover um bom posicionamento, conte com uma agência de negócios digitais!

Esse modelo de empresa contribui, de maneira efetiva, com a construção de um posicionamento digital mais assertivo. Isso se dá à imersão e ao compromisso em conhecer a fundo a realidade dos clientes. 

O objetivo é colaborar com o desempenho da sua indústria no mercado de atuação e com os resultados comerciais.

Uma agência de negócios digitais se comporta como parceira estratégica ao compreender que cada indústria é única. Portanto, as estratégias tendem a ser mais personalizadas visando a construção de um posicionamento bem definido. 

As soluções focam na melhoria contínua, além do aperfeiçoamento da presença online e dos processos de vendas B2B. Por isso são essenciais para a correta aplicação das estratégias e, consequentemente, desenvolvimento do melhor posicionamento digital de marca. 

Publicado por Abraind 6 de Março de 2023
Abraind

Assine nossa newsletter!