Existem quatro letras que definem o seu retorno com investimentos em comunicação. Sabe do que estamos falando? Se você respondeu ROAS, acertou!
Esta é a sigla para Return on Advertising Spend, que em tradução para o português significa Retorno Sobre o Investimento Publicitário.
E se você não conhecia este termo, está tudo bem! É que hoje o mercado costuma utilizar muito mais o ROI (Retorno Sobre o Investimento) que o ROAS para calcular os investimentos em marketing.
Mas, saiba que, ao acompanhar os resultados a partir deste conceito que vamos aprofundar, é possível criar estratégias ainda mais assertivas para a indústria com as informações que você terá em mãos.
Então, quer saber mais sobre o ROAS e transformar o seu Retorno Sobre o Investimento em Marketing? Vamos juntos esclarecer tudo o que você precisa nesta leitura!
Tudo o que você precisa saber sobre o ROAS
O ROAS, segundo o “papa” do Marketing, Neil Patel, é um indicador de desempenho que se refere a todos os investimentos em mídia da indústria relacionados à publicidade. Logo, com este conceito, é possível calcular as receitas e custos das campanhas realizadas para a indústria.
Isso inclui não só os valores dos anúncios, por exemplo, como também os salários de profissionais, negociações com fornecedores, equipamentos e ferramentas utilizadas na gestão, enfim, todos os centavos usados na comunicação.
E o ROAS pode ser aplicado em empresas de todos os tamanhos, B2B ou B2C, bem como, para calcular as ações online e offline.
A diferença entre o ROI e ROAS é clara: enquanto o ROI é um indicador que pode mensurar todos os gastos da operação, incluindo até mesmo custos com água, energia elétrica da indústria, despesas comerciais de aquisição, logística, entre outros, o ROAS foca somente nas ações de marketing. Ou seja, é mais específico!
Agora que você entendeu melhor o conceito deste indicador de desempenho, vamos ver se você é bom de conta?
Papel e caneta na mão: é hora de aprender a calcular este indicador!
Ao calcular o ROAS, você vai ter uma melhor compreensão sobre os retornos obtidos com a verba disponibilizada pela indústria para o marketing.
Além disso, ao saber exatamente qual é o ROAS, fica mais fácil passar às lideranças que os investimentos estão gerando retorno. Afinal, sabemos que esta é uma dificuldade comum entre gestores do marketing, que precisam justificar o uso de verbas da área com regularidade.
Está achando que esta é uma métrica complexa e já começou a suar frio? Fique tranquilo: esta é uma conta muito simples.
A fórmula deste indicador é a seguinte: ROAS = Retorno (faturamento) conquistado com as ações de marketing /custos envolvidos) x 100.
Então, não tem erro: basta saber qual a diferença entre a receita e os custos que você tem com investimentos nas ações de marketing que o resultado será descoberto.
E aqui vai um ponto de atenção: como também observado por Neil Patel, é interessante que o ROAS seja acima de 2. Porém, outros especialistas, como compartilhado neste conteúdo da GoMarketing School, afirmam que este número precisa ser superior a 4.
Continuando, se o valor descoberto for entre 1 e 2, significa que ainda é aceitável. Entretanto, caso seja inferior a 1, as ações precisam ser repensadas. Isso porque, podem estar retornando em mais prejuízos que lucro.
Deu ruim? É possível melhorar o ROAS com estas dicas!
A seguir pontuamos algumas orientações com foco no marketing digital para que seu ROAS seja positivo. Afinal, vivendo no mundo da indústria 4.0, é neste universo que seus investimentos publicitários devem ser priorizados.
Com estas dicas, seus retornos com os investimentos em publicidade vão longe!
1. Atenção às informações
Talvez seu ROAS não esteja tão baixo assim, sabia? É que ele reflete diretamente a forma como você registra as informações dos investimentos. Logo, se você tem feito isso de forma errada, o número obtido não estará correto. Então, revise os dados das campanhas, suas métricas, custos…
2. Revisou e ainda está baixo? É hora de reduzir os custos!
Ok, se você já se certificou de que “algo de errado não está certo”, precisa agir para resolver este ROAS. Lembra que o cálculo deste indicador depende dos custos dos anúncios e da sua receita? Então, é preciso cortar gastos para melhorar o resultado.
Existem algumas formas de otimizar estes investimentos em anúncios no universo online, citado pelo GoMarketing:
3. É possível para melhorar a receita também!
Calma que ainda temos muito a fazer pelo seu ROAS. Neste sentido, é importante também considerar ações para melhorar a receita gerada.
Uma solução para isso é otimizar suas páginas de destino nos anúncios digitais. Aplique um CTA (Call To Action) forte e impactante nas suas campanhas, bem como, ouse no uso dos recursos que despertam interesse do seu público.
Mais uma vez, repense as palavras-chave. Que tal considerar algumas com menos concorrência, que possam fortalecer e otimizar os investimentos com publicidade no mundo online? Isso pode refletir em mais conversão e cliques!
4. Nunca pare de testar
Se você acha que descobriu a “fórmula secreta” porque UMA campanha gerou excelentes retornos ao marketing… Saiba que vai ficar para trás.
Isso porque, este universo está em constante evolução. Logo, as estratégias que funcionam hoje nem sempre darão resultados no amanhã.
Não queremos te desmotivar, pelo contrário: aqui incentivamos você a buscar a atualização constante. Neste sentido, é importante testar, testar e testar as campanhas, principalmente quando estamos falando de marketing digital.
Para isso, você pode fazer testes A/B com seus projetos e ver qual deles gera um melhor resultado. Ainda, deve acompanhar se o conteúdo criado e o público escolhido para esta campanha está correto ou pode ser melhorado.
5. Fique de olho na concorrência!
A grama do vizinho está mais verde? Então que tal se inspirar no que ele anda fazendo e realizar estas melhorias na sua gestão? Estamos falando de realizar um benchmarking assertivo, estratégia que reflete nos resultados obtidos ao calcular o ROAS.
Esta prática de observação da concorrência permite comparar o desempenho das ações e, assim, transformar seus processos para aumentar a competitividade.
Não é para imitar ou copiar a estratégia, mas sim identificar o que está dando certo do outro lado para adaptar estas ações à realidade da sua indústria..
“Por que devo investir no marketing digital da indústria?”
Você já ouviu esta pergunta dos seus superiores? Saiba que isso é mais comum do que você imagina.
Esta pergunta costuma inclusive ser uma das primeiras de nossos clientes nas primeiras reuniões de alinhamento de expectativas. E nós sabemos muito bem como respondê-la.
Para começar, o mito de que não vale a pena investir em marketing digital precisa ser derrubado. E quando falamos sobre retornos em estratégias digitais, por exemplo, estas desconfianças de que as ações não funcionam são ainda maiores!
Isso porque, há quem diga que o marketing digital é muito caro, devido ao gasto com campanhas, posts patrocinados, desenvolvimento de sites, entre outras estratégias.
Porém, a princípio, as mídias digitais podem até parecer mais caras, porque precisam de orçamento constante para funcionar.
Em contrapartida, quando as campanhas são configuradas e otimizadas corretamente, fazem com que o orçamento investido valha a pena, aumentando muito o ROAS.
Este é o momento de investir em marketing digital!
Mais que realizar investimentos em publicidade, agora é a hora de aprimorar sua presença e estratégias de marketing digital. Sabe por quê?
Porque vivemos um momento de transformação, onde todos estão cada vez mais conectados, principalmente devido aos impactos da pandemia.
O isolamento social acelerou esta migração do público para as plataformas online, e com certeza os clientes da sua indústria estão inclusos nesta realidade.
Sabe de onde vem esta frase acima? Do nosso e-book “Entenda porque este é o momento para o seu negócio investir em marketing digital”. E ele está disponível para seu download gratuito aqui.
Basta acessar e atualizar seus conhecimentos para elevar o ROAS da indústria e aproveitar todos os benefícios que o marketing digital tem a oferecer!
Esperamos que o conteúdo que trouxemos aqui contribua com a forma como você realiza os investimentos da verba destinada ao departamento. E que, assim, sua tomada de decisão seja ainda melhor e mais assertiva ao buscar os resultados que a indústria deseja alcançar neste momento desafiador.
Caso você tenha interesse em entender como podemos ajudar sua indústria a estruturar estratégias digitais com mais assertividade, melhorando o ROAS e garantindo clientes alinhados com o ICP do negócio, clique e solicite um orçamento sem compromisso!