Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 13 de Abril de 2023

Banco de imagens: a importância de fotografar o seu produto

Veja por que vale a pena investir em um banco de imagens corporativo e todas as vantagens que proporcionará para a sua empresa!

Sempre foi importante usar fotos reais e de boa qualidade dos seus produtos, mas com a necessidade cada vez maior de ter uma boa presença digital, ter um bom banco de imagens próprio é uma questão de sobrevivência.

Um dos motivos é bem simples: o consumidor exige transparência e quer ver exatamente o que ele está consumindo. Fotos genéricas e que não correspondem à realidade do que está vendendo soam com desconfiança para o público. E a empresa perde competitividade.

Por outro lado, quem tem orgulho do que produz faz e confia na qualidade da sua empresa, faz questão de mostrar. Mas não basta fotografar. É preciso que o banco de imagens tenha qualidade e criatividade. 

Isso significa bons equipamentos, mas também profissionais que consigam passar para o consumidor o valor agregado do seu produto ou serviço e porquê ele é a solução dos seus problemas.

 

Banco de imagens corporativo não é gasto, é investimento

Banco de imagens corporativo - uma pessoa segura uma câmera

Criar um bom banco de imagens corporativo demanda a contratação de profissionais antenados com as estratégias de marketing e de branding. 

Claro, afinal as imagens da sua empresa precisam conversar com as personas da sua organização. E como elas refletem a imagem da sua marca, podem melhorar sua posição no mercado ou prejudicar a sua reputação.

Isso acontece quando as imagens são mal produzidas, pegas de concorrentes ou soltas na internet. Além de não passar a credibilidade necessária, ainda há o risco de pegar fotografias com direitos autorais, o que pode gerar processos e gastos financeiros desnecessários.

Por outro lado, o consumidor está habituado a visitar dezenas de sites todos os dias. E já não é difícil reconhecer quando uma fotografia reflete a realidade da empresa ou é de um banco de imagem público. 

Então com o consumidor cada vez mais antenado, investir em um banco de imagens corporativo é demonstrar transparência, respeito com o seu público, cuidado com a sua empresa, investimento no seu negócio e profissionalismo.

 

Vantagens de ter seu próprio banco de imagens

Vantagens do seu banco de imagens - Uma pessoa digitando em um notebook

Há muitas vantagens em ter um banco de imagens corporativo. Além do que já falamos, veja por que a medida é um investimento que traz ótimos resultados para a empresa.

 

Aumenta a criatividade da equipe e a assertividade das campanhas

Um estudo da Venngage mostra que 42,8% dos profissionais de marketing publicam pelo menos cinco imagens em seus trabalhos. Já 40,8% deles utilizam entre duas e cinco imagens.

Então ao ter um banco de imagens próprio, você tem mais controle sobre o uso das fotografias. A organização evita repetições, reduz o tempo de busca e aumenta a funcionalidade da estrutura de comunicação visual.

Isso sem falar que é muito mais compensador trabalhar com imagens próprias e “fresquinhas” do que com fotografias “frias” ou gerais, incentivando a criatividade para criar campanhas que conversam melhor com seu público e aumentam suas vendas.

 

Preserva a história da empresa

Toda empresa de sucesso tem uma história para contar. E um banco de imagens próprio é perfeito para preservar essa história, porque será um registro da evolução dos produtos, das novas ideias, do que foi um sucesso absoluto e até do que não teve o resultado esperado, mas serviu de impulso para aquela virada sensacional.

Além disso, esse registro da história também baliza o que está por vir. Por isso a organização das imagens em um banco de imagens evita que haja uma pulverização desse conteúdo, que a história se perca em arquivos desaparecidos ou deletados.

 

Alinhamento com a cultura visual

Com certeza você já deve ter ouvido que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Bem, é clichê, mas ele só existe porque realmente funciona. A imagem é a forma mais rápida de passar sua mensagem ao público, inclusive muitas vezes entregando os valores da empresa e reforçando seu engajamento social.

E essa cultura visual é poderosa. Os dados mostram que 10% de todas as fotos tiradas pela humanidade aconteceram nos últimos 12 meses. Além disso, elas são a linguagem universal, aquela que independe de idiomas e sonoridade. A ascensão do próprio Instagram é uma evidência disso.

 

Imagens aumentam a percepção do cliente sobre a marca

Por outro lado, os posts e publicações em geral com imagens têm 94% a mais de visualizações do que os que não as têm. Em um site de comércio eletrônico, por exemplo, 67% dos consumidores dizem que a qualidade da imagem de um produto é “muito importante” na seleção e compra de um produto.

Já em uma loja online, os clientes consideram a qualidade da imagem de um produto mais importante do que a informação específica do produto sobre ele (63%), do que uma descrição longa (54%) e mesmo das avaliações e críticas (53%).

E tudo isso vale também para os clientes B2B. Imagine que 60% dos seus clientes são mais propensos a considerar ou contatar uma empresa quando uma imagem é mostrada nos resultados de busca. Então como não ter um banco de imagens bem produzido e organizado?

 

Maior destaque entre a concorrência

Difícil uma empresa conseguir se destacar quando as imagens são sempre as mesmas. É preciso mostrar novidades nos materiais de divulgação e nas campanhas, encantar o público com ideias de novas aplicações, soluções e aspectos que podem até não ser notados a princípio. 

Lembre-se que as imagens podem falar por si mesmas, mas também devem complementar as informações que são dadas por escrito. Um bom uso dos dois recursos faz sua empresa se destacar na concorrência.

 

Como ter seu próprio banco de imagens?

Como ter seu próprio banco de imagens: - Uma pessoa pesquisando imagens no computador

Com tantas vantagens, não ter um banco de imagens é baixar a guarda para a concorrência. E ter um esquema bem organizado é mais fácil do que parece. Basta ter atenção em alguns pontos que vão agilizar a sua funcionalidade e ajudar na criatividade da equipe:

Procure especialistas em fotografia corporativa. O profissional deve saber o melhor enfoque para despertar a atenção do cliente e despertar a curiosidade sobre o produto, provocando um maior engajamento do público-alvo. Então além da qualidade técnica, ele deve também ser criativo e ter experiência no meio.

Faça com que a busca seja otimizada através de palavras-chave. Assim fica mais fácil encontrar o que o time procura sem perda de tempo - e de insights!

Não esqueça de fazer e controlar os direitos autorais para que ninguém use as imagens da sua empresa sem consentimento. 

Por outro lado, lembre-se de que o formato em galeria facilita a visualização das imagens de acordo com o seu arquivamento.

Mantenha tudo organizado por categorias e sub-categorias. Assim fica muito mais fácil da equipe encontrar o que precisa, economizando tempo.

Enfim, com um banco de imagens a sua empresa ganha destaque no mercado, a equipe de marketing melhora a sua produtividade e seus conteúdos ficam muito mais atraentes!

Quer mais ideias para aproveitar mais o marketing B2B da sua empresa? Venha conversar com a equipe de especialistas da Labra e aproveite para saber como automatizar o atendimento da sua empresa e encantar seus clientes!

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 13 de Abril de 2023
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!