Toda empresa para sobreviver diante das instabilidades do mercado deve adotar a gestão estratégica independentemente do porte ou do segmento em que atua. Somente assim ela pode garantir o sucesso dos negócios.
O objetivo é sempre alcançar metas fazendo com que todas as áreas trabalhem em conformidade otimizando os processos internos para que toda a estrutura organizacional se beneficie com isso.
Para seguir esses preceitos não é tão fácil assim e as companhias que adotam a gestão estratégica conseguem caminhar mais diretamente para que todo negócio de papel de parede para sala de tv chegue mais rapidamente a atingir o sucesso no mercado.
No entanto percebe-se que muitas empresas ainda não atuam de forma eficiente nesse sentido, e ao longo do tempo acabam encarando o fracasso porque desconhecem a eficiência desse tipo de gestão.
O que é Gestão estratégica?
Gestão estratégica é a forma como uma empresa é gerenciada onde os processos são otimizados para que sejam mais eficazes e coerentes com os objetivos da organização.
Através dela os setores podem alcançar com êxito as metas traçadas e administrando corretamente isso ajuda a empresa a crescer mantendo a competitividade e as pequenas e médias empresas de serviços de jardinagem e paisagismo podem adotá-la.
Portanto, para que a gestão financeira seja direcionada às melhores práticas os gestores devem considerar alguns pontos importantes:
- Informações sobre a concorrência;
- Recursos financeiros;
- Recursos humanos;
- Ameaças;
- Oportunidades.
As boas práticas ainda envolvem a definição de metas da empresa, avaliação constante de estratégias aplicadas e o acompanhamento incessante dos resultados desse gerenciamento.
A Gestão estratégica na prática
Para que ela apresente resultados é fundamental fazer uma análise do gerenciamento do panorama atual da empresa, por exemplo, identificando quais os produtos que ela comercializa, como eles estão sendo vendidos e o marketing que os envolve.
Isso faz com que a companhia perceba quais as falhas que os serviços enfrentam no mercado, assim como a visão que os concorrentes possuem sobre os negócios de higienização automotiva bancos pensando na forma como devem resolver os problemas.
Dessa forma, buscar ferramentas de gestão para treinar as equipes, investir em inovação, fazer uma análise eficaz dos concorrentes e do mercado torna esse processo mais fácil para que seja mantido o foco no cliente e no que ele precisa.
Como realizar a gestão estratégica nas empresas?
Para tal é necessário colocar as ações planejadas em movimento seguindo o projeto pré-estabelecido para atingir as metas em um aprendizado contínuo.
Por isso essas ações devem se integrar como a parte principal das operações realizadas na venda de móveis modulados escritório, por exemplo.
Portanto, a gestão estratégica é realizada com os seguintes pontos descritos abaixo levando sempre em conta a otimização dos trabalhos e os resultados:
- Estabelecer o framework ideal;
- Diagnosticar as estratégias atuais;
- Formular as estratégias;
- Implantar as estratégias e acompanhá-las.
O framework da gestão estratégica passa por 4 etapas: diagnóstico, formulação, implantação e acompanhamento.
Essas etapas seguem o Plan, Do, Check e Act (planejar, fazer, checar e agir) que são componentes do Ciclo PDCA cujo objetivo é colaborar para que se entenda a forma como um problema com um closet casal planejado surge e a maneira de resolvê-lo.
Isso gera uma chance de aperfeiçoamento para que os resultados sejam alcançados e no caso de alterações identificar quais as ações que devem ser promovidas.
Contudo, antes da elaboração da gestão estratégica é essencial certificar-se das estratégias atuais da empresa, avaliando os objetivos através de um mapeamento de aspectos externos e internos.
Assim, há como identificar quais são os fatores que limitam e que impulsionam a companhia, classificando as ameaças e oportunidades para verificar se a empresa possui as habilidades adequadas para aplicar em cada atividade.
O cenário competitivo é a estrutura para a formulação da gestão estratégica. É nessa fase que o plano de ação é elaborado para que a empresa possa executá-lo e obter maior destaque frente a um concorrente no segmento de divisória de vidro canelado.
Isso fará com que a empresa se adeque ao mercado preparando-se para possíveis mudanças e ameaças, indo em busca da captação e fidelização de novos clientes.
Na etapa da implantação e acompanhamento algumas ferramentas podem ser utilizadas no sentido de visualizar e analisar as métricas contidas no plano estratégico verificando-as continuamente para garantir os resultados de uma empresa de maquina tintométrica.
Gestão estratégica e planejamento estratégico, por sua vez, são ferramentas diferentes. No planejamento a empresa estabelece as ideias e o plano de ação objetivando o alcance das metas.
Na gestão estratégica a companhia gerencia a implantação do que foi planejado e também faz a análise dos resultados.
Os benefícios da gestão estratégica
Tomando como base a gestão estratégica de pessoas, essa metodologia é realizada por meio de um mapeamento do ciclo de vida de cada funcionário definindo perfis conforme as competências e habilidades necessárias para cada cargo.
Como práticas a serem adotadas nesse sentido pelas organizações estão a descrição de cargos, plano de carreira, políticas de benefícios, preparação de treinamento e desenvolvimento e processos de feedbacks.
Ainda existem gestores que não apostam na gestão estratégica de pessoas considerando este custo desnecessário. Porém, essa metodologia perfaz grandes benefícios para a empresa, tais como:
- Contratações assertivas;
- Desenvolvimento de capital humano;
- Aumento da produtividade e da motivação;
- Gerenciamento de benefícios e gratificações;
- Melhoria no ambiente organizacional;
- Retenção de talentos.
Com a implantação de cargos e a definição da missão, visão valores e cultura dentro da empresa, faz com que a área de Recursos Humanos otimize o processo de seleção através do alinhamento dos objetivos da empresa com o do profissional entrevistado.
Dessa forma o processo de contratação é mais fácil, ágil e eficaz sendo esse processo muito vantajoso na redução de custos, diminuição da rotatividade poupando tempo da equipe que intermedia a gestão estratégica de pessoas.
Após a contratação do funcionário para confeccionar brindes personalizados para festas é essencial acompanhar quais são os pontos fortes e as fragilidades que ele possui no desempenho dos trabalhos.
Munidas de conhecimentos e técnicas de avaliação a equipe de gestão estratégica de pessoas precisa realizar feedbacks de tempos em tempos no sentido de identificar a necessidade, ou não, de treinamentos.
O mercado oferece uma diversidade de cursos que ajudam na capacitação da equipe, cujos resultados são excelentes para a empresa como técnica de vendas, gerenciamento de projetos, motivação ou desenvolvimento de líderes, por exemplo.
Com o profissional motivado o rendimento é bem maior tornando o ambiente de trabalho mais harmonioso pois o colaborador se sente valorizado quando é reconhecido e respeitado reduzindo a taxa de turnover e isso faz com que a empresa consiga reter talentos.
Outro aspecto vantajoso para a gestão estratégica de pessoas e a motivação do profissional é recompensá-lo por meio de gratificações e benefícios quando o mesmo cumpre as metas, pois com elas o desempenho dos colaboradores passa a ser bem melhor.
Dentre os benefícios podem ser citados os planos de saúde e odontológico, vale-alimentação, auxílio-creche, bolsa de estudos, horários de trabalho flexíveis, descontos em farmácias ou cursos de idiomas, fatores estes muito atrativos para os funcionários.
Considerações finais
A gestão estratégica é uma maneira de gerenciamento de uma empresa que ao otimizar os processos de trabalho a tornam mais eficaz para que as metas possam ser alcançadas com sucesso.
Feita com responsabilidade, essa modalidade administrativa pode ser implementada em pequenas ou médias empresas em qualquer tipo de segmento em que atuam.
A gestão estratégica com base em um planejamento prévio consegue se destacar no mercado como também passar à frente da concorrência.
Aspectos como recursos financeiros e humanos, informações sobre a concorrência e a identificação de ameaças e oportunidades são fatores essenciais que devem ser levados em consideração para o crescimento e fortalecimento da empresa.
São práticas que visam também a maior agilidade e eficácia na contratação de colaboradores cujo perfil esteja em comunhão com a missão e valores da instituição.
Desta forma a empresa consegue evitar a rotatividade de funcionários e atrair talentos disponíveis no mercado de trabalho.
Nesse sentido, a gestão estratégica de pessoas é uma parte na qual a instituição deve investir porque os benefícios são excelentes além de fazer com que ocorra uma redução de gastos poupando tempo da equipe de recrutamento da área de Recursos Humanos.
Portanto, é de fundamental importância que todas as empresas promovam uma estratégia de gestão com base em um planejamento anterior para que os resultados internos sejam mais adequados e proporcionem um ambiente de trabalho mais harmonioso e satisfatório.
Assim, a companhia garante maior tempo de funcionamento e ao longo da jornada atinge sucesso nos negócios e em todas as atividades em face da grande concorrência que existe atualmente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.