Você que trabalha na área de marketing, sabe o quanto é importante o significado das cores para logotipo, não é verdade? Marcas como Adidas, VolksWagen e Coca-Cola tiveram bons motivos para escolher sua paleta.
Afinal, as cores conseguem evocar emoções e transmitir mensagens subconscientes para o público. Cada uma é associada a um significado simbólico que pode ter diferentes interpretações de acordo com a cultura em que está inserida.
Dessa forma, não é apenas pensar em uma paleta variada e cheia de vida. É preciso entender o impacto que as cores têm na indústria e no consumidor.
E um bom exemplo disso é como logos, embalagens e etiquetas fazem você lembrar de uma empresa apenas pela cor que ela utiliza nas campanhas.
No entanto, para você criar uma arte impactante, é preciso compreender a psicologia das cores para logomarca. Ou seja, é necessário saber o que cada cor desperta nos consumidores.
Esse conhecimento é ainda mais importante quando você pensa no que pode dar errado. Afinal, uma escolha inadequada pode afetar negativamente a identidade visual da marca e a percepção do público em relação à empresa.
Nem é preciso dizer que os exemplos que demos lá em cima são puro sucesso. No caso da Adidas, o preto representa a elegância. Já o azul da Volkswagen significa confiança, e o vermelho da Coca-Cola desperta o apetite no consumidor.
Pense bem: de modo geral, na vida pessoal escolhemos os tons da roupa de acordo com o nosso humor no dia. De uma forma inconsciente, estamos comunicando às outras pessoas como estamos nos sentindo.
E o mesmo acontece com a marca. As cores para logo passam o mood da empresa: sua visão, missão e valores. E elas estão em todas as peças físicas e digitais que representam sua indústria, passando uma mensagem direta e constante para seu cliente ideal.
Quando bem escolhidas, elas se tornam referência para o seu nicho de atuação, e reforçam a autoridade no mercado. É exatamente o que acontece com a Adidas, a Volkswagen e a Coca-Cola.
Ou seja, as cores para logotipo são uma escolha estratégica capaz de criar uma identidade visual consistente e impactante.
Assim, há 5 dicas básicas para definir as cores para logomarca.
Estude bem a imagem que você quer passar para definir as cores de forma coerente com a sua mensagem. Para isso é fundamental compreender o efeito de cada cor no consumidor.
Questões culturais podem interferir na forma como uma cor é interpretada por determinado grupo. Então é importante conhecer bem seu público-alvo para entender quais as cores que melhor se conectam com ele.
Todos os elementos visuais da empresa devem usar as mesmas cores para criar uma identidade forte e facilmente reconhecível.
Tanto no logotipo, site, embalagens etiquetas e campanhas de marketing online e offline, quanto no tráfego pago quanto no orgânico.
A ideia é que essa combinação de cores “cole” na memória do consumidor ideal e se transformem em “sinônimo” do seu produto ou serviço.
Cores contrastantes ajudam a chamar a atenção para elementos específicos do logotipo. Mas cuidado para haver equilíbrio e harmonia, evitando um visual confuso ou agressivo.
Teste o logotipo em tamanhos e fundos variados. Isso ajuda a garantir que o logotipo seja legível e eficaz em todas as situações.
Apesar dos dados culturais influenciarem na percepção das cores para logotipo, há reações psicológicas mais comuns que também devem ser consideradas.
Starbucks e a Whole Foods Market são ótimos exemplos do bom uso do verde na logo.
A cor é associada à elegância, sofisticação, poder, formalidade e mistério, frequentemente usada por marcas que querem transmitir uma imagem refinada. É a cor para logo da Chanel, por exemplo.
Dois exemplos de bom com o roxo são a Tiffany & Co., que utiliza um tom de roxo azulado em suas embalagens e comunicações, e a Cadbury, cujo logotipo é roxo escuro.
Na psicologia das cores para logomarca, é associada à pureza, simplicidade, minimalismo, limpeza e paz. É a cor da logo da Nike, por exemplo, que utiliza o branco para transmitir uma imagem de um design de produtos simples e eficiente.
Na psicologia das cores para logomarca, é usada para chamar a atenção e criar um senso de urgência. É a cor da logo da Coca-Cola desde 1890, da Netflix e da Lego, para destacar os produtos coloridos e divertidos da marca, assim como transmitir a sensação de alegria e diversão.
Algumas marcas que utilizam o marrom em sua identidade visual incluem a M&M's e a Louis Vuitton.
Estas são algumas das cores mais usadas e seus significados mais comuns, mas todo o processo de desenvolvimento da identidade visual deve ser muito bem estudado de acordo com o perfil da empresa, tipo de negócio, nicho e perfil do público-alvo.
O significado das cores para logotipo e a identidade visual são ferramentas poderosas para transmitir os valores da empresa. A ideia é estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo, além de comunicar a personalidade e os valores da marca.
Assim, uma empresa com valores relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente pode ter o verde como cor predominante na logo. Dessa forma, conecta-se com consumidores que prezam pelas mesmas questões.
Mas para que a estratégia seja assertiva, é importante fazer uma escolha baseada no negócio e no seu cliente ideal, totalmente liberta de preferências de cunho pessoal.
O sistema Pantone é organizado em guias impressos e digitais, que orientam e facilitam a comunicação entre os diferentes profissionais envolvidos em projetos de marketing, moda, arquitetura, etc.
Todos os anos uma equipe de especialistas monitora e analisa minuciosamente as principais tendências dos últimos meses — para a elaboração de uma paleta que traduza os principais acontecimentos daquele período.
Essas novas cores e tonalidades compõem paletas principais e secundárias, produzidas com base em diversas informações.
Eventos culturais e esportivos que mais fizeram sucesso, a moda das ruas, as cores mais utilizadas em decoração, filmes que consagraram no período e até tendências políticas e religiosas são consideradas na elaboração das cores Pantone de cada ano.
Essas informações também norteiam revisões periódicas das cores já existentes em seu sistema. Além disso, cada nova cor criada é rigorosamente testada. Isso para garantir sua aplicabilidade e reprodução precisa em diferentes materiais e tecnologias.
Dessa forma, as cores Pantone são frequentemente utilizadas em projetos de identidade visual, como logotipos.
Essas paletas criadas são interessantes estrategicamente para marcas que precisam atualizar sua comunicação visual, para rebranding ou para as novas marcas criarem seu projeto visual em um contexto atualizado.
Além da grande variedade de tons que refletem as principais tendências do momento, o sistema garante agilidade e fidelidade de resultados em diferentes materiais e mídias, entre peças impressas e digitais.
Como você pode ver, conhecer o significado das cores para logomarca é um diferencial estratégico para a empresa melhorar a comunicação com seu público-alvo.
Mas não esqueça de deixar de lado modismos e preferências pessoais. A escolha das cores para logotipo precisa ser baseada em um estudo profundo sobre o perfil da empresa, a mensagem que ela quer passar e o perfil do seu consumidor ideal.
Assim você grava sua marca na mente das pessoas e gera mais visibilidade no mercado.
Continue acompanhando o Blog da Abraind e fique atualizado sobre as melhores estratégias de marketing industrial para a sua empresa!