Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 05 de Março de 2024

Data Driven: o que é e como implementar na indústria

O Data Driven é o conceito que floresceu com a chegada da transformação digital. Nesse contexto atual, os dados são os principais ativos de diferentes setores, principalmente o industrial.

Contudo, eles precisam ser organizados, analisados e transformados em métricas. Somente assim poderão servir de guia para o planejamento estratégico e tomadas de ações mais assertivas.

Deseja entender mais sobre o tema? Então, continue a leitura para entender as principais informações referentes ao Data Driven. 

Mas o que, exatamente, é Data Driven?

Data Driven é um termo em inglês que, em tradução livre significa “baseado em dados”. No contexto corporativo, o conceito refere-se à atuação de empresas. Isto é, quando a mesma é orientada por dados, podemos dizer que ela é Data Driven.

Essa é uma cultura organizacional que preza pela tomada de decisões com base na interpretação de dados, gerando insights e estratégias coerentes. O que, consequentemente, é exatamente o oposto da forma antiga. Ou seja, aquela em que a gestão era guiada pela intuição ou por experiências.

Através do Data Driven, as indústrias conseguem ter uma visão mais realista do próprio negócio, do mercado e do público-alvo. Além disso, são capazes de avaliar as ações aplicadas, buscando compreender quais estão ou não realmente funcionando.

Por isso que, em 2022, inclusive, esperava-se que a utilização de dados no Brasil fosse gerar R$14,9 bilhões! Afinal, transformar os dados em respostas e usar métricas e indicadores melhora o desempenho dos negócios. 

Segundo um estudo, a tomada de decisão com base em dados garante um aumento médio de, pelo menos, 3% na produtividade. Além disso, pode contribuir para o alcance de até 22% a mais de lucratividade e 70% mais receita por funcionário.

Mas é preciso ter em mente que, atualmente, são cerca de 40 trilhões de gigabytes de dados disponíveis. E, apesar desse volume rico, apenas 39% das organizações conseguem, de fato, transformá-los em insights valiosos.

Em paralelo, conforme outra pesquisa de 2021, cerca de 73% das empresas no nosso país já diziam ter negócios Data Driven. Contudo, só 28% consideram o tratamento de dados uma prioridade.

Leia também: LGPD: saiba a importância da certificação e como funciona o processo

Como funciona esse conceito?

O Data Driven tem origem na ciência multidisciplinar que utiliza vários processos, como os algoritmos. O objetivo é extrair conhecimento de dados estruturados e não estruturados.

Contudo, aqui, há um grande volume de informação, todas diversificadas e coletadas com agilidade, principalmente na indústria. Logo, analisá-las sem a ajuda da tecnologia não é uma opção viável.

Por isso, aqui é utilizada a análise computacional (analytics) de grandes volumes de dados (Big Data). Tudo isso combinado com tecnologias como Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e Inteligência Artificial (IA) para obter insights e solucionar problemas.

Não é por acaso que 84,9% das indústrias, de médio e grande porte, já utilizam tecnologia digital avançada. Sendo as mais usadas, segundo o IBGE:

  • Computação em nuvem (73,6%);
  • Internet das coisas (48,6%);
  • Robótica (27,7%);
  • Análise de big data (23,4%);
  • Manufatura aditiva (19,2%);
  • Inteligência artificial (16,9%).

Desse contexto, mais de 78% do Big Data foi utilizado para o desenvolvimento de projetos. E ainda, ele foi aplicado, mais de 45%, nas áreas e funções administrativas da indústria.

Deu para perceber que o Data Driven está diretamente relacionado à indústria 4.0, certo? Aquelas indústrias que apostaram na automação estão mais familiarizadas com as tecnologias digitais. Por isso, estão começando a se adaptar com gerar e analisar dados inteligentes.

Baixe o e-book e supere os desafios da Indústria 4.0!

A importância da cultura Data Driven na indústria

Data driven na indústria

As empresas Data Driven usam a metodologia como estratégia integrante (e base) da cultura organizacional. Nesse sentido, as indústrias que atingem esse patamar garantem destaque mercadológico em meio a concorrência.

Esse crescimento é fruto dos insights obtidos com o Data Driven. Ou seja, eles possibilitam uma compreensão profunda do consumidor e dos contextos de consumo. Agilizando, então, o atendimento à demanda e melhorando a experiência dos clientes com a marca.

Sem contar que, nessa cultura, os dados são integrados a todos os processos e operações. E, ao contrário do que acontece nas empresas tradicionais, as informações são compartilhadas com os colaboradores em nuvem. 

Isso faz com que os resultados dependam menos da performance individual e mais da inteligência coletiva. Dessa forma, promovendo a rotina e favorecendo um crescimento sólido e sustentável. 

Para isso, as equipes precisam de ferramentas customizadas para as necessidades delas. Isto é, devem ter a visualização facilitada através de dashboards e gráficos, por exemplo. O importante é contribuir com a rápida e simplificada associação dos dados.

Em conclusão, por mais que os dados entreguem informações valiosas, eles não falam por si mesmos. Por isso, é necessário adotar soluções Data Driven, como softwares e ferramentas. Além de métodos que possibilitam a coleta, armazenamento, processamento e interpretação dos dados brutos. 

Diante desse contexto, é possível citar alguns benefícios fornecidos por essa estratégia. Veja abaixo!

Leia também: Por que apostar em maturidade digital na indústria?

1. Equipes mais independentes

Como todas as decisões são baseadas em dados, as equipes têm mais embasamento na escolha das estratégias. Então há mais confiança no planejamento das ações, o que gera mais independência e velocidade na entrega das demandas.

2. Antecipação de problemas e soluções

Ao coletar dados, o Data Driven reconhece padrões e tendências. Assim, será possível identificar possíveis riscos e oportunidades, adaptar estratégias e criar soluções. Com isso, vários erros são evitados e os resultados são potencializado.

3. Processos mais simples

Como o Data Driven facilita a identificação de gargalos, os processos podem ser otimizados e simplificados. Dessa forma se tornam mais assertivos para gerar um crescimento significativo e sustentável.

4. Mais vendas

O entendimento do comportamento do consumidor e de toda a jornada de compra dele fica mais claro com a análise dos dados. Portanto, ela possibilita abordagens mais personalizadas e assertivas em cada etapa do funil de vendas. O resultado é uma equipe de vendas mais produtiva.

5. Clientes mais satisfeitos

Como fica mais fácil entender as necessidades dos clientes, satisfazê-los também se torna um processo mais simples. Por outro lado, o Data Driven é capaz de prever demandas, sazonais ou não. Que, por sua vez, podem ajudar a elevar o ticket médio da empresa e o processo de fidelização dos clientes

6. Mais facilidade para determinar o ROI

Esse maior controle sobre os processos e a maior facilidade para visualizar os caminhos e mudanças do mercado, colaboram com a análise do Retorno Sobre Investimento (ROI).

Com a cultura orientada a dados, é possível saber, exatamente, quanto cada ação executada lucrou ou deixou de lucrar. Auxiliando, assim, nas tomadas de decisões quanto às estratégias.

Como transformar a indústria em Data Driven?

Como transformar a indústria em Data Driven?

Como vimos, para transformar a indústria em Data Driven é preciso criar e nutrir a cultura da mesma. Ela precisa se tornar parte de todos os processos, métodos e valores corporativos. Então, não basta apenas adquirir tecnologia!

De todo modo, alguns passos são importantes:

  • Implante um sistema de coleta de dados de várias fontes (sistemas CRM, ERP, de vendas e marketing, dados mercadológicos, consultorias, redes sociais, etc.);
  • Promova o acesso coletivo a esses dados através de dashboards intuitivos. Os gestores devem ter independência para acessar os dados e, assim, gerar soluções e estratégias mais eficientes;
  • Invista em capacitação para que os colaboradores consigam ler, interpretar e aplicar esses dados. Uma boa opção é contratar um profissional especializado para impulsionar a gestão de Data Driven;
  • Use o Data Driven Marketing.

Aqui vale destacar que Data Driven Marketing é fundamental para elaborar estratégias assertivas, acompanhando as tendências bem de perto. Veja algumas ações de marketing que se beneficiam das informações baseadas na análise inteligente dos dados:

  • Aprimoramento da personalização de conteúdos e ofertas;
  • Total integração com o departamento de vendas;
  • Otimização da experiência do consumidor;
  • Segmentação ideal de consumidores;
  • Possibilidade de conduzir testes A/B;
  • Criação de conteúdo relevante;
  • Aceleração de resultados.

Data Driven é a gestão do futuro 

Por tudo isso, o Data Driven é a gestão do futuro (e do agora) nas empresas. Essa estratégia garante ações muito mais assertivas em todos os níveis, escalando o aumento de competitividade.

Mas como viu, implementar a metodologia precisa ser uma mudança cultural, com total integração de processos e compartilhamento das informações. Para, assim, gerar equipes mais alinhadas, colaborativas e, ao mesmo tempo, mais independentes

E, nesse contexto, o Data Driven Marketing é muito importante para criar ações muito mais eficazes, baseadas em dados concretos e valiosos. 

Aproveite para saber mais sobre o marketing industrial e o seu papel nas vendas. Para isso, clique no botão abaixo e realize o download do nosso e-Book completo sobre o assunto.

Clique e dispare as vendas industriais!

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 5 de Março de 2024
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!