Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 15 de Agosto de 2023

Estratégias de marketing para indústria: por que personalizar?

Por que personalizar as estratégias de marketing para indústria? É simples! Cada negócio tem suas particularidades. Então, as ações precisam ser planejadas conforme a realidade de cada um, certo?

Mas, não é isso que tem acontecido! Ainda há um déficit no mercado quanto ao entendimento da importância dessa prática para a obtenção do sucesso nas campanhas de marketing digital. 

Para entender melhor o impacto da personalização das estratégias e o cenário atual do Marketing B2B, continue a leitura. Reunimos neste texto tudo que você precisa sobre o assunto!

Confira!

É possível personalizar as estratégias de marketing para indústria?

É completamente possível personalizar as estratégias de marketing para indústria. Aliás, esse é o trabalho que deve ser feito! Até porque cada negócio possui sua realidade, particularidades, especificidades e objetivos. 

A mesma “fórmula” não deve ser oferecida para uma indústria do agronegócio e para outra da construção civil, por exemplo. Alguns resultados podem até ser satisfatórios em ambas situações. Mas, no geral, a sua empresa não irá atingir o verdadeiro potencial de crescimento.

E, infelizmente, ainda há muitos parceiros no mercado atual que oferecem apenas um tipo de estratégias de marketing, sem possibilitar a personalização das mesmas. Infelizmente, eles não serão capazes de entregar, de fato, o que prometem ao continuar dessa forma. 

Logo, é preciso considerar, durante o planejamento das ações, o modelo de negócio, o potencial de crescimento, assim como objetivos comerciais e de mercado da empresa.

Vamos supor que o objetivo da sua indústria seja garantir x leads qualificados por mês. No entanto, seus processos comerciais não são estruturados. Dessa forma, mesmo que as estratégias de marketing estejam gerando os resultados esperados (os leads), seu setor comercial perderá essas oportunidades. 

Lembre-se que no modelo de negócios das indústrias, o ciclo de vendas tende a ser mais extenso e complexo. E não ter essa área bem organizada significa perda de tempo, dinheiro e possibilidade de desenvolvimento.

Só para reforçar esse ponto, segundo o Panorama de Vendas 2022, 55% das empresas que contam com alta performance possuem uma área bem estruturada e com processos bem definidos.

Um verdadeiro parceiro sabe desse contexto e compreende que cada empresa possui necessidades específicas. Ele será capaz de fornecer personalização nas estratégias de marketing para indústria com o intuito de colaborar com o aperfeiçoamento e melhoria contínua da sua empresa. 

É isso que permite gerar os resultados esperados.

Entenda mais sobre a personalização com base no cenário atual!

Personalização na estratégia de marketing

Por incrível que pareça, o cenário atual é um pouco assustador quando o assunto tem a ver com as estratégias de marketing para indústria. E conhecê-lo ajuda no completo entendimento da importância da personalização dessas ações. 

Segundo a pesquisa “O Status do Marketing B2B no Brasil 2023”, para 52,2% dos tomadores de decisão em Marketing, as agências do mercado atual não possuem a expertise técnica necessária para implementar uma estratégia digital.

Por isso, o conhecimento técnico é o principal fator decisivo na contratação de agências de marketing. Em seguida, são avaliados reputação, experiência e relacionamento prévios, muito antes do preço.

Além disso, 52,4% das empresas não consideram que as suas estratégias e processos de marketing digital estejam consolidados. Sendo que 32,6% fazem algumas ações, mas ainda não contam com processos e estratégias claras.

Esse contexto reforça que as empresas B2B estão percebendo que há a falta de um olhar atento e realmente especializado para as estratégias. E muito disso se dá ao uso constante de “fórmulas mágicas”, por parte das agências, sem considerar a realidade do cliente

Logo, não é nenhuma surpresa que o conhecimento técnico esteja sendo tão valorizado pelos tomadores de decisão atualmente. Entretanto, com ele, é preciso considerar a capacidade de personalização dos futuros parceiros

Ainda segundo a pesquisa, “melhorar a retenção e engajamento dos clientes” e “posicionar a empresa em outros segmentos/mercados” são uns dos principais objetivos de marketing neste ano. Eles se encontram na quarta (47,1%) e quinta (41,2%) posição, respectivamente.

Aqui, você concorda que a estratégia utilizada para atingir o primeiro objetivo não funcionará para o segundo? Pois bem! Esse é só mais um exemplo que reforça a necessidade de conhecer a realidade da empresa para entregar soluções focadas nas metas em questão.

Publicado por Abraind 15 de Agosto de 2023
Abraind

Assine nossa newsletter!