Blog Abraind | Inbound Marketing B2B

Envio de e-mail marketing funciona na indústria?

Escrito por Luiz Alexandre Wagner | Jun 18, 2024 1:00:00 PM

O mundo tecnológico trouxe para o marketing digital muitas novidades, proporcionando a criação de estratégias mais precisas na prospecção e conquista de clientes.

Nesse sentido, o e-mail marketing parece ter perdido um pouco do seu espaço como canal de comunicação com o público. Você concorda com isto?

Continue lendo para entender como essa ferramenta possibilita a elaboração de mensagens mais personalizadas. E, portanto, mais eficazes para os objetivos da sua empresa.

A seguir, conheça também as principais tendências para o e-mail marketing, assim como o conceito e a importância dele como estratégia de marketing digital.

Confira!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma prática tradicional no marketing digital que permite a comunicação entre marca e clientes por meio do envio de mensagens via e-mail.

Conforme o RD Station, o surgimento vem da década de 1970, quando a Digital Equipment Corp enviou 400 e-mails ofertando seus computadores e conseguiu um resultado de 13 milhões de dólares em vendas.

Hoje, o conteúdo pode ser representado não apenas pela indicação de produtos que se alinham com as expectativas comerciais, mas outros vieses, como para fortalecer a relação com o cliente.

O envio dessas mensagens é, geralmente, feito por meio de ferramentas de automação, como a própria RD, mencionada anteriormente. Além dela, tem a HubSpot, PipeDrive, MailChimp e outras.

No entanto, ao contrário das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens instantâneas, o e-mail exige mais tempo para que a comunicação seja estabelecida.

Esse fato pode dar a falsa impressão que ele é um canal obsoleto ou com baixo retorno de resposta. Só que é aí que a oportunidade bate à sua porta!

Pelo fato de permitir a construção de mensagens personalizadas e melhor direcionadas aos destinatários, o envio de e-mail marketing se apresenta como importante para:

  • Fortalecer relacionamentos de quem se interessa pela sua marca ou produto;
  • Educar os leads com a promoção de conteúdos de qualidade;
  • Realizar vendas e aumentar a lucratividade do negócio;
  • Executar um pós-venda de excelência, fator fundamental no mercado atual.

Ou seja, as indústrias que não fazem o uso de tal recurso acabam perdendo chances de realizarem ótimos negócios, do fortalecimento da marca às vendas.

E tem um detalhe extremamente importante nessa história: o ROI!

Conforme o State of Marketing, o marketing de e-mail tem um dos melhores ROI (Retorno sobre Investimento) do mercado! As empresas recebem 36 dólares a cada 1 dólar investido nesse canal.

Ou seja, essa ferramenta é uma ótima solução para atrair, engajar e encantar clientes.

Então, se você estava descrente dessa ferramenta digital ou se sabe do potencial dela, mas quer descobrir as principais tendências da atualidade, continue lendo…

Esse texto pode mudar a forma da sua empresa fazer marketing por e-mail!

Como sua empresa pode usar o e-mail marketing?

Antes mesmo de a gente falar da importância e novidades da ferramenta, é importante lembrar: apesar do e-mail ser um canal interessante para estabelecer uma relação com o público, deve-se ter atenção no disparo indiscriminado dessas mensagens.

  1. O destinatário precisa conceder permissão para o envio dos materiais nesses endereços pessoais ou empresariais que são virtuais, os e-mails.
  2. Jamais devem ser envios insistentes ou inconvenientes, sendo que o mais aconselhável é que os e-mails sejam convidativos e estratégicos.
  3. E deve-se qualificar a abordagem da comunicação, o que acontece por meio da segmentação da lista de contatos e criação de conteúdos relevantes.

Afinal de contas, o oposto é totalmente verdadeiro: práticas inadequadas podem causar danos à imagem da empresa e trazer prejuízos, inclusive de cunho financeiro, a médio e longo prazo.

E com relação aos tipos de e-mails, são muitos, ao passo que os mais comuns são:

  • Newsletters e atualizações de blogs;
  • Promoções e campanhas comerciais;
  • Editoriais e de pesquisas;
  • Transacionais (abandono de carrinho, agradecimento, etc);
  • Fluxo de nutrição (sequência de e-mails estratégicos para ações).

Mas, é importante considerar que para que um objetivo seja alcançado com excelência é preciso ter um ótimo planejamento estratégico. Dessa forma, a partir da persona, lista de contatos, segmentação, frequência, tipo de conteúdo, entre outras análises.

Inclusive, é um canal que permite vender mais para os mesmos clientes, reduzindo os custos e aumentando o LTV, como explicamos nesse e-book:

A importância estratégica do e-mail marketing


Por considerar as preferências e interesses do destinatário, o e-mail marketing ajuda na construção de uma relação sólida e duradoura com os clientes.

Ou seja, tem muito a ver com o posicionamento estratégico da empresa, que impacta diretamente na área comercial. Veja, a seguir, algumas vantagens:

Promover os conteúdos de uma marca

Sabemos que hoje os consumidores dificilmente realizam uma compra sem antes buscar informações sobre os produtos ou serviços. Portanto, temos aqui uma grande oportunidade de quebrar objeções.

Por exemplo, o envio de e-mails com informações relevantes a respeito da marca é uma tática que impacta na conquista de clientes. Assim, podem sanar as possíveis dúvidas e explorar os benefícios de algum item.

Fortalecer a relação com o público

O e-mail promove uma comunicação direta com os usuários e possibilita a criação de mensagens mais personalizadas. Logo, é uma excelente oportunidade para estreitar o relacionamento com leads.

Além disso, uma vez que os usuários concedem permissão para receberem as mensagens, já estão abertos a construir um contato constante com a marca.

Prestar atendimento e receber feedback no pós-venda

O pós-venda é tão importante quanto todas as etapas que os clientes percorrem até a compra. Nesse momento, a marca deixará claro que se preocupa com a satisfação e está disposta a resolver possíveis problemas.

Também é uma ótima oportunidade para enviar pesquisa de satisfação, dando aos clientes a chance de opinar sobre o atendimento e qualidade do produto ou serviço.

Essas informações são muito valiosas para reavaliar as práticas que não agradam os consumidores e aprimorar ainda mais os pontos positivos.

As tendências do e-mail marketing

O e-mail permite muitas vantagens, e uma delas é a chance de impulsionar estratégias integradas para empresas. Ele pode ser usado com as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas.

Portanto, mostrando-se como um grande meio para mensagens mais formais ou que requerem mais atenção.

A seguir, elencamos as principais tendências do e-mail marketing. Confira!

Inteligência Artificial e uso de dados

A Inteligência Artificial (IA) promoverá, nas estratégias de e-mail marketing, mais automação, principalmente no tratamento de dados.

Ao lado da computação em nuvem e nanotecnologia, é uma das tecnologias da indústria 5.0.

Na prática, a IA auxiliará na elaboração dos perfis de consumidores, a partir do comportamento de navegação e compra dos usuários, tornando as produções mais personalizadas. Além disso:

  • Promoverá uma análise profunda do conteúdo;
  • Proporcionará uma melhor segmentação da lista;
  • Ajudará na criação de linhas de assunto.

O uso da IA nos e-mails tem relação direta com o conceito de data driven, uma ciência que permite o acesso a uma grande base de dados, de modo a criar resoluções baseadas em informações reais.

LGPD no e-mail marketing

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) trouxe diversos impactos para as empresas e aos visitantes das páginas virtuais no que se refere ao uso de dados dos usuários.

Essa lei veio para regulamentar e proteger os dados das pessoas físicas utilizados pelas empresas, inclusive nas estratégias que conectam marketing e vendas.

As exigências da LGPD afetam diretamente a configuração do e-mail marketing, já que os clientes deverão permitir, previamente, à coleta, armazenamento e uso de suas informações pelas marcas.

Desse modo, é imprescindível que as empresas dominem a legislação e estejam aptas a justificar qualquer uso de dados para o envio das mensagens. Afinal, elas só poderão ser enviadas com o consentimento do destinatário.

Acessibilidade

A comunicação, para ser eficaz, deve ser compreendida por todas as pessoas, independente do local em que elas estejam ou dos dispositivos utilizados para seu acesso.

Por isso, o tema deve ganhar uma atenção especial das marcas que precisarão tornar seu conteúdo o mais acessível quanto possível. Portanto, a tendência aponta para uma produção de conteúdos mais objetivos e de fácil interpretação.

Além disso, permite a utilização de vários formatos, como:

  • Infográficos;
  • GIFs;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Textos;
  • Links, etc.

Assim, é mais fácil simplificar a compreensão da mensagem. Tudo isso também pensado em versões mobile, isto é, para celulares.

Maior personalização

O envio de mensagens direcionadas às necessidades dos leads é considerado uma vantagem na comunicação via e-mail. E exige que o conteúdo transmita, para os leitores, a sensação de que aquelas informações são úteis.

A tendência agora é a hiperpersonalização, baseada em um investimento maior em curadorias, capazes de identificar necessidades e interesses a partir dos dados e da segmentação do público.

Envio de e-mail marketing vale a pena?

Como conclusão deste blog, podemos ver que o envio de e-mail marketing ainda é uma excelente estratégia de aproximação, prospecção, conquista e fidelização de clientes.

Para além do objetivo de vendas, que gera resultados imediatos, também ajuda no fortalecimento da relação entre marca e público, o que traz resultados e solidifica a imagem do negócio no mercado.

Para criar campanhas de e-mail marketing assertivas, conte com quem entende do assunto!

Aqui na Abraind, somos especialistas em indústrias e temos o conhecimento técnico que a sua empresa precisa para conquistar os benefícios dessa ferramenta na sua estratégia.

Recentemente, contamos a história de um cliente que conquistou um faturamento acima de R$ 10 milhões integrando ferramentas, entre elas, o e-mail marketing.

Neste estudo de caso, mostramos a importância do e-mail no relacionamento com o público B2B e muito mais. Baixe no seu e-mail e leia o estudo na íntegra, gratuitamente: