Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 29 de Setembro de 2022
ROI

ROI: saiba o que é e como calcular o retorno sobre investimento

O ROI pode ser definido como um dado para saber qual foi o resultado de um investimento feito por um negócio. Essa métrica vem sendo muito usada por empresas, além de ser essencial para mostrar se o investimento resultou em lucro ou prejuízo.

Todas as empresas querem saber qual o lucro de seu negócio, por exemplo, uma empresa de calibração de balanças precisa ter conhecimento desses dados. Não é fácil tomar decisões sem ter consciência do que está ocorrendo com o dinheiro investido.

Para que uma empresa tenha sucesso em seu ramo de atuação, é necessário que ela tenha uma boa organização em todas as áreas, mas principalmente na área financeira.

A empresa precisa ter essa mensuração, são os dados que mostram onde é que o negócio precisa melhorar. Por exemplo, um delivery bateria, precisa estudar se um bairro gera lucro, se ao analisar a situação e o ROI for negativo a solução talvez seja baixar o gasto.

Para que as estratégias sejam bem sucedidas é necessário que a empresa faça um acompanhamento delas. Não adianta a empresa gastar milhões em algo e não obter lucro em cima daquele investimento, ela estará desperdiçando dinheiro e oportunidades. 

Um exemplo seria uma empresa de instalação led piscina, como é uma prestação de serviços, será necessário analisar bem se o lucro está de acordo com o esperado, para isso é necessário analisar o projeto de estratégia e acompanhar seu desenvolvimento.

Outra dica interessante para os negócios é utilizar o retorno sobre investimento (ROI) como uma das maneiras de analisar os ganhos e desenvolvimentos de uma estratégia específica de seu negócio. 

Por exemplo, uma empresa de varejo pode usar essa técnica para analisar o desempenho de uma campanha de vendas de caneta personalizada atacado.

A estratégia ROI pode ser usada para analisar se o investimento feito em anúncios tem dado resultados bons. Existe um nome, que é dado para esse tipo de retorno sobre investimento, que é o ROAS (Return On Advertising), ou seja, retorno sobre anúncios.

Então, uma empresa que trabalha com os fornecedores de abrasivos para marmoraria, ao fazer uma campanha de anúncios, deve realizar o cálculo para que seja possível analisar se os resultados estão saindo de acordo com o esperado pelo setor de marketing.

É importante levar sempre em consideração que analisar o ROI, é o equivalente a analisar como o dinheiro da empresa tem performado. Se o ROI estiver ruim, é importante analisar com cuidado a estratégia.

Identificar o problema que está causando um ROI abaixo do esperado e, assim, atacar de frente esse problema, para que o lucro seja maior do que o valor gasto. Uma empresa com gastos maiores que lucros pode entrar em falência.

Empresas de diferentes segmentos, como uma especializada em divisória corporativa, devem analisar e compreender a importância de um ROI positivo. Mesmo que essa análise seja feita apenas baseada nas campanhas de anúncios, é importante ter bons resultados.

Calcular o ROI, não é algo difícil, e isso será desenvolvido ao longo do artigo. Porém, tome sua atenção em algo, não é só calcular o ROI, é preciso analisar essa estratégia e entender o porquê dele estar negativo ou positivo, abaixo ou acima do esperado.

O ROI é um índice de performance financeira fundamental, muito utilizado para se analisar a viabilidade de empresas e investimentos, assim como projetos e ações de marketing. Mas, pode ser aplicado em outros setores da empresa como vendas, atendimento e outros.

Essa técnica também pode ser usada para analisar o desempenho de funcionários e se ele está cumprindo suas metas e obrigações pré-estabelecidas.

Se um serviço de copeira para festa, tem funcionários dando resultados correspondentes ou até mesmo superiores em relação às metas definidas, significa que o ROI sobre aquele funcionários está positivo.

 

Conceito de Retorno sobre investimento

O ROI é a abreviação do termo inglês return on investment. E como o termo diz, o ROI permite analisar quanto de dinheiro a empresa perde ou ganha, com os investimentos que foram realizados em variados canais. 

É a forma como uma empresa que vende portão pivotante automático, pode analisar seus investimentos. É um dado que fornece o lucro final de cada ação ou campanha, além de metrificar o custo com novos instrumentos e treinamentos para a área.

Desse modo, a empresa pode saber quais investimentos valem a pena e, como ajustar os que já estão funcionando para que passem a performar ainda mais e trazer lucros maiores.

Esses dados são essenciais, porque permitem que a pessoa avalie como algumas boas iniciativas específicas ajudam com os resultados do negócio. Logo, é com base no ROI que vai conseguir planejar metas baseadas em resultados e saber se elas valem a pena ou não.

O foco da empresa é avaliar se projetos, novas unidades, um lançamento de um novo item ou quaisquer outros projetos que dependam de investimento, vão dar o retorno esperado que justifique aplicar esses recursos em novas propostas.

Sempre que um projeto ou iniciativa é apresentado para que receba aprovação de esferas superiores da empresa, é essencial levar junto o cálculo do ROI, para que auxilie eles na tomada de decisão. Basear as decisões em dados é muito importante nessa situação. 

Uma área onde, hoje em dia, se tem utilizado muito o ROI para análise de campanhas é o marketing digital. A razão disso é que pode-se avaliar rapidamente, na realidade em tempo real, os resultados de uma ação de marketing no digital, enquanto ela está acontecendo.

 

Como calcular o ROI

O ROI mede a porcentagem de retorno que um investimento traz em relação aos custos ou gastos iniciais. A equação do ROI é bem simples de se compreender. 

Trata-se de encontrar a diferença entre os ganhos conseguidos, com uma ação ou projeto e seu investimento feito no começo, e assim, fazer a divisão desse resultado pelo dinheiro investido no inicial.

 

Entenda o que é receita

No cálculo do ROI, leva-se em conta toda a receita e todo o valor financeiro que entra em decorrência do investimento analisado. No caso de uma campanha de anúncios, por exemplo, limite os ganhos que vem especificamente da verba direcionada para ela.

 

E, compreenda o que é o custo

O custo no cálculo do ROI, idealmente, agrupa tudo o que o negócio investe para ter a receita como peso contrário ao que foi gasto. Aqui, entram algumas características da tecnologia, das pessoas e recursos financeiros. 

Quanto mais elementos forem incorporados ao cálculo, mais exato será o resultado. Mas, às vezes, a complexidade pode ser um motivo impeditivo para a análise, tornando difícil a conclusão de algumas avaliações que deveriam ser muito mais rápidas do que são.

Ter o entendimento sobre os aspectos de receita e custo é muito importante, portanto, é importante estar atento e bem informado sobre essas duas definições. Elas são muito importantes para o cálculo de ROI.

 

A importância do retorno sobre investimento

O ROI é uma métrica eficaz quando se trata de verificar o retorno de uma aplicação, sendo ajustável a todos os investimentos e variados canais, como os realizados em campanhas de marketing, eventos e vários outros.

Os investidores também vão olhar para o ROI quando analisarem sua empresa, já que é essencial conhecer o quanto ela ganha para entender se esse novo investimento vai valer a pena.

Estar com todo foco nesse indicador, também possibilita que o seu negócio planeje as metas com fundamento em resultados possíveis de alcançar, vendo o que foi feito anteriormente. 

Outra possibilidade importante é poder analisar quanto tempo os investimentos levam para gerar retorno. Com essa técnica é possível fazer essa pesquisa nas mais diversas áreas de seu negócio.

Tendo em mente também que a empresa deve compreender o que o ROI significa para ela e como esse dado influencia os seus planos é necessário fazer metas mais realistas e acompanhá-las de modo constante. 

Então, existem alguns pontos simplificados que mostram a importância do ROI em um negócio, são eles:

  • É um indicador bom para entender a lucratividade;
  • Pode ser utilizado em diferentes meios de marketing;
  • Pode chamar a atenção de alguns investidores;
  • Possibilita planejar objetivos com base em dados;
  • Permite ter uma melhor visão do retorno.

Como já foi mencionado anteriormente, quando o cálculo do ROI é um valor maior que zero, isso mostra que houve algum ganho em comparação ao valor que foi investido, mesmo que o resultado tenha sido só um pouco maior que zero.

Por esse motivo, é significativo também levar em conta o tempo em que o ROI levou para ter o retorno. Se o investimento demorou muito tempo para produzir um retorno é preciso levar em consideração o motivo dessa demora. 

 

Considerações finais

O retorno sobre o investimento, é uma métrica muito importante para uma análise do negócio. Pois o ROI, fornece a situação da performance do financeiro da empresa, então, sabe-se que o financeiro é uma das coisas mais importantes do negócio.

O ROI atua justamente em cima do lucro, ele calcula o lucro do negócio em cima de determinado projeto, se o projeto está indo bem o retorno dele vai estar alto. 

E, desse modo, a empresa pode melhorar mais ainda algum projeto ou estratégia para que o ROI aumente.

Por isso ele tem tanta importância. As empresas precisam analisar como está o lucro dela, em cima dos investimentos feitos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 29 de Setembro de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!