Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 31 de Agosto de 2022

Campanhas pagas: quais os principais pilares

As campanhas pagas são parte muito importante do marketing digital de qualquer empresa. Elas funcionam como um complemento à mídia orgânica, criando outras oportunidades para chegar ao seu público-alvo. Mas para ajudar seu negócio a decolar é preciso um bom planejamento estratégico com critérios bem definidos. Para isso há alguns pilares fundamentais e que precisam ser bem elaborados.

 

Identificação do público ideal para as campanhas pagas

É essencial identificar o seu público-alvo, aquele para quem as campanhas pagas serão direcionadas. Qual é o consumidor ideal da sua empresa? O que ele faz, qual a faixa etária, classe social, dores que precisa sanar, quais as soluções que você pode oferecer.

A partir daí, crie uma ou mais personas, que são uma representação semi fictícia dos seus clientes ideais.

Mas, dentro desse público-alvo, vários outros podem ser o foco da sua campanha paga. Eles são divididos em três tipos de acordo com o funil de vendas:

Público Frio - É aquele que está no topo do funil. Mesmo tendo as características da sua persona, ele ainda não teve contato com o seu negócio e precisa ser impactado com um conteúdo relevante.

 

Público Morno - Este está no meio do funil de vendas e já teve algum tipo de interação com a sua empresa. Apesar disso, ele precisa estar preparado para passar para a próxima etapa do funil de vendas, incentivando sua tomada de decisão. Ofereça conteúdo pertinente a essa etapa no tráfego orgânico e também nas campanhas pagas.

Público Quente - É o público que está no fundo do funil de vendas. Ele já interagiu de alguma forma, seja consumindo produto ou demonstrando interesse no que você tem a oferecer. Essa é a hora de trabalhar a oferta. Agora sim, a oferta deve ser trabalhada para influenciar decisivamente na tomada de decisão.

 

Definição de metas e objetivos

Defina quais são as metas e objetivos do tráfego pago que você quer criar. Há pelo menos quatro pontos que você pode trabalhar:

  • Geração de Leads: captação de dados de clientes em potencial, pessoas que de alguma forma já mostraram interesse por um produto ou serviço que você oferece;
  • Vendas: alcançar e impactar usuários com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço;
  • Tráfego: aumentar a quantidade de acessos ao seu site;
  • Branding: promover e/ou fortalecer sua marca.

Lembre-se, você precisa saber onde quer chegar para medir se o resultado das campanhas pagas são os esperados.

 

Planejamento estratégico

Um bom planejamento é fundamental. Sem ele, simplesmente criar uma conta e publicar anúncios é praticamente jogar dinheiro fora. Ele vai ajudar o gestor a ter uma visão bem clara do negócio e identificar as melhores oportunidades.

Assim, é preciso identificar pontos fortes e fracos do seu negócio, pesquisar e entender o mercado e a concorrência, identificar as melhores palavras-chave, entre outras ações que vão garantir maior assertividade às suas publicações.

Defina também o orçamento disponível e como essa verba será distribuída, de acordo com a sua estratégia.

 

 

Segmente sua campanha paga

A segmentação do tráfego pago é uma ótima forma de otimizar seus recursos e chegar de forma mais assertiva ao público que interessa. A maioria das plataformas, como o Google Adsense, oferece várias formas de fazer essa segmentação:

  • Remarketing - Nesse caso, sua campanha paga só será exibida para quem, de alguma forma, já teve um contato anterior com sua marca. Pode ser o caso de clientes na sua lista de e-mail, de pessoas que viram um vídeo postado pela sua empresa ou quem visualizou uma determinada página do seu site, por exemplo;
  • Perfil Demográfico - Aqui você segmenta sua campanha paga de acordo com a característica do seu público-alvo ideal. Escolha onde publicar seus anúncios de acordo com a faixa etária, gênero, idioma e localização;
  • Lista similar ou lookalike - Nesse caso os dados de sua própria audiência são usados para encontrar um novo público que seja semelhante a ela;
  • Interesse - Também é possível segmentar os anúncios por pessoas que tenham interesses em comum, como viagens, culinária, tecnologia, etc.

Outro ponto interessante da segmentação, é a sua possibilidade de exclusão de determinado público. É o caso de decidir não mostrar uma campanha paga para quem já comprou seu produto, por exemplo.

 

Escolha das plataformas

A escolha das plataformas nas quais vai investir suas campanhas pagas precisa ser feita de forma criteriosa. E vários fatores devem ser analisados, como a característica do seu produto ou serviço, a maturidade da empresa, a visibilidade digital da marca, e, principalmente, os hábitos do seu público-alvo. Afinal, não adianta investir em vídeos no Youtube Ads se a maioria do seu público está no Instagram.

O Google Ads é uma das principais ferramentas para campanhas pagas serem bem sucedidas. Mantido pela Google, esse sistema de links patrocinados  trabalha colocando seus anúncios nos sites de outras empresas, mas também pode alocar sua propaganda em outros canais de venda.

Mas o Google Ads não é a única ferramenta para veicular campanhas pagas, embora seja uma das mais eficientes. Por isso, para que a performance do anúncio seja a esperada, é preciso entender o comportamento do público que você segmentou.

Também é preciso entender os dois tipos de divulgação dos anúncios:

  • Divulgação ativa - Um bom exemplo é o Facebook/Instagram Ads.  As plataformas identificam as características do seu público-alvo e ativam os anúncios conforme ele usa as redes sociais;
  • Divulgação passiva - É o caso do Google Ads: o anúncio é ativado quando algum lead pesquisar sobre o seu produto ou algum assunto relacionado a ele.

 

Ações devem ser testadas

Nem  tudo pode ser medido, portanto pode e deve ser testado. São muitos os detalhes de cada campanha paga e é muito difícil haver um resultado imediato.

Como praticamente tudo na internet, as melhores performances são conseguidas através de tentativas e erros. Até porque o comportamento do consumidor está sempre mudando.

Por isso, teste plataformas, conteúdos, linguagem, formatos de anúncios, segmentações e horários diferentes para chegar à melhor resposta para suas campanhas pagas.

O Google Analytics é uma ótima ferramenta para análise de dados e informações e evitar gargalos de estratégia. Ela fornece dados importantes, como o custo por cliques, por anúncio e o lucro líquido, entre outras. Use as informações para adaptar o for preciso e teste novamente.

Mas atenção porque não há uma fórmula mágica. A análise e otimização dos anúncios deve ser uma prática constante para acompanhar o movimento natural do mercado.

 

Agora que você já conhece os pilares das campanhas pagas, que tal ter uma estratégia de anúncios personalizada para a sua empresa? Fale com a gente e vamos juntos alavancar seus negócios!

 

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 31 de Agosto de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!