Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 30 de Junho de 2023

Quais os tipos de agência e qual escolher para uma indústria?

Reading Time: 5 minutes
Existem, no mercado, inúmeros tipos de agências, muitas delas direcionadas ao marketing, bem como suas ferramentas e estratégias. No entanto, escolher a melhor para a sua indústria não é uma tarefa fácil. Para entender melhor a diferença entre elas e, assim, simplificar a seleção, continue a leitura. Listamos os principais modelos de agência, suas características e serviços.  Boa leitura!

Quais são os principais tipos de agência mais contratados pelas indústrias?

Há diferentes tipos de agência de marketing no mercado que prestam uma infinidade de serviços. Cada uma possui o foco em uma especialidade para atender uma demanda ou necessidade específica.  Isso é ótimo para a empresa que já conhece seus gargalos e pontos de melhoria. O que, consequentemente, facilita a seleção da agência ideal que irá contribuir com a resolução dos desafios, aprimorando os resultados.  Entretanto, o cenário é diferente para aquelas que não compreendem em que processo ou atividade estão os obstáculos e quais dificuldades que impedem o crescimento da empresa. Afinal, fica mais complexo a escolha quando não há conhecimento do que precisa ser aprimorado, certo? Por isso é fundamental conhecer os tipos de agência disponíveis no mercado e como cada uma delas poderá auxiliar no desenvolvimento e evolução da sua empresa.  Em paralelo, deve-se entender um pouco mais do seu negócio, processos e atividades diárias para avaliar a melhor escolha. Se utilizarmos como base os resultados apontados pelo relatório O Status do Marketing B2B no Brasil , conseguimos focar apenas naqueles modelos de agência que mais têm sido contratados pelas empresas B2B. Isto é, em 2022 os principais tipos de agência mais contratadas foram, em ordem:
  • Especializada em Marketing Digital com 53,8%;
  • Design e Produção de Materiais com 46,2%;
  • Assessoria de Imprensa com 41,5%;
  • Agência de Produção de Conteúdo com 20%;
  • Publicidade tradicional com 12,3%;
  • Agência de Performance com 12,3%.
O relatório ainda faz uma relação com o ano anterior. Em 2021 os serviços de assessoria de imprensa foram os mais buscados que os de marketing digital. Aqui podemos ver que esse cenário mudou, demonstrando que a cada ano surge uma necessidade nova às empresas B2B. Com base na pesquisa, reunimos as principais diferenças entre as agências mais contratadas. Confira!

Agência especializada em Marketing Digital

As agências especializadas em Marketing Digital visam contribuir para o sucesso de seus clientes com base nas estratégias no ambiente digital. Isto é, elas promovem a evolução digital, garantindo posicionamento, relacionamento e autoridade nesses espaços. Elas nem sempre oferecem os mesmos serviços. Muitas dessas agências possuem metodologias próprias que impactam de formas diferentes em cada um dos negócios.  Logo, elas podem ser ainda mais específicas, se especializando em cada estratégia e ferramentas do Marketing, como o Inbound Marketing , SEO, tráfego pago e entre outras. Contudo, na prática todas elas visam aprimorar o desempenho e posicionamento da empresa do cliente ao trabalhar com canais digitais, como redes sociais, email marketing e mídia paga, por exemplo. Então, se você deseja aumentar sua presença digital ao mesmo tempo que promove melhores oportunidades ao seu negócio, essa é a agência ideal.

Design e produção de materiais

Já a agência de design e produção de materiais foca mais no operacional e na entrega das atividades. Isso quer dizer que ela oferece serviços que envolvem o desenvolvimento de peças de design para diferentes objetivos. Afinal, nem toda empresa conta com uma equipe de designers para a criação e elaboração de diferentes produtos para os canais em que se encontra presente.  Os serviços vão desde a construção de uma identidade visual bem definida e estruturada até modelos de materiais e usabilidade de site, por exemplo. Contudo, também precisam de estratégias para compreender os impactos que certo design pode causar nos resultados do cliente. Atualmente, inclusive, o Design está diretamente relacionado à experiência do usuário (UX Design). Por isso, a maioria dessas agências realizará suas entregas focando na vivência do cliente do seu cliente ao entrar em contato com o material fornecido.

Assessoria de imprensa

Já a agência de assessoria de imprensa, a mais procurada em 2021, refere-se ao processo de manter uma boa comunicação e relação entre a empresa cliente com a imprensa.  Esse é um tipo de agência que foca na produção de conteúdo editoriais e jornalísticos que instigam a cobertura naquele setor, citando a imprensa.  É uma forma de gerar publicidade orgânica ao negócio do cliente, incentivando a criação e o desenvolvimento de pautas relevantes para a sociedade.   O intuito dessa agência é identificar pautas que geram efeitos na comunidade e que podem ser associadas ao cliente, resultando em um maior conhecimento. Sempre contando a verdade e mostrando a significância do trabalho do assessorado.

Agência de produção de conteúdo

Um tipo de agência muito comum é o de produção de conteúdo. Isso diz respeito à criação e o desenvolvimento de diversos modelos de materiais, de forma bem ampla.  A agência que oferece esses produtos compreende a importância do Marketing de Conteúdo para o resultado das empresas. Inclusive, ainda segundo o relatório da Intelligenzia, 73,3% das empresas B2B produzem algum tipo de conteúdo hoje. E 58,1% das lideranças em Marketing consideram essa tática muito importante para a geração de leads. Logo, ela poderá oferecer serviços de produção de blogs, infográficos, ebooks, guias, planilhas, vídeos, podcasts e outros formatos de conteúdo. Sempre com base em uma análise que visa compreender o melhor modelo para o público-alvo do cliente, bem como para os objetivos comerciais e organizacionais.

Publicidade tradicional

As agências de publicidade são as responsáveis por popularizar esse tipo de empresa que foca na prestação de serviço para outra empresa. Isso porque, elas atuam como agentes de comunicação entre os veículos e o cliente.  Dessa forma, ela oferece serviços de produção de conteúdo para anunciar a empresa do cliente em canais mais tradicionais, como TV, revista e jornais. Além disso, essa agência é também responsável por organizar e estruturar a verba estabelecida pelo cliente.  Então, é papel desses profissionais analisar os melhores veículos de comunicação, com base no modelo de negócio do cliente, distribuindo a verba pré-determinada. O único objetivo aqui é divulgar a empresa, gerando retorno para a mesma.

Agência de performance

Por fim, um dos tipos de agência que surgiram com base nos serviços de marketing é a de performance.  Essa é focada na divulgação dos produtos, conteúdos e serviços da empresa do cliente. Mas diferentemente da agência de publicidade, ela realiza a propaganda de forma virtual.  Ou seja, ela trabalha com tráfego pago online, estipulando verba, público-alvo e plataforma ideal para executar a campanha específica. Sempre com base nos objetivos comerciais e organizacionais da empresa. Somados a isso, é de responsabilidade deste tipo de agência analisar e medir os resultados para otimizar as estratégias, quando necessário, visando a melhoria contínua das campanhas. O objetivo é garantir o melhor desempenho possível para aumentar as oportunidades de negócios para o cliente.

Por que a agência de negócios digitais é a melhor para a indústria?

Agora que você já conhece os tipos de agências mais contratadas pelas empresas B2B, suas funcionalidades e características, chega a hora de apresentar a melhor solução para a sua indústria: a agência de negócios digitais Esse é um modelo de agência capaz de oferecer a maioria dos serviços digitais ao mesmo tempo que garante a melhoria contínua de processos comerciais da sua empresa.  Ela é responsável por integrar as ações de marketing e vendas para reduzir as objeções comerciais desse modelo de negócio, que é mais complexo.  Aqui ocorre a personalização de estratégias, serviços e atividades com base na imersão da realidade da empresa. Dessa forma, ela se comporta como um parceiro estratégico do cliente, se preocupando em demonstrar valor para além dos serviços oferecidos. Há um maior espaço para colaboração e construção de cenários favoráveis ao desenvolvimento do cliente. Sempre com a preocupação no aprimoramento do posicionamento da sua empresa.
Por isso, a estratégia precisa andar lado a lado da execução, focando na entrega de resultados reais, previsíveis e assertivos. 
Para isso, o atendimento e apoio acontecem de maneira consultiva e integrada com a ajuda de um time de especialistas capazes de entender os desafios, dores e necessidades diárias da sua empresa e área de atuação. Para entender um pouco mais sobre esse modelo de agência e seus benefícios para o seu negócio, acesse nosso conteúdo de blog sobre o assunto clicando aqui .
Publicado por Abraind 30 de Junho de 2023
Abraind

Assine nossa newsletter!