Navegue pelas categorias
Máira da Costa
Por Máira da Costa em 06 de Fevereiro de 2024
b2b,

Confira 5 estratégias de atendimento B2B

Com o consumidor cada vez mais conectado e exigente, é essencial que o atendimento B2B saiba como estabelecer boas relações. Para isso, o uso de tecnologias e ferramentas modernas é indispensável no cenário atual.

Portanto, reunimos neste texto alguns dados que exemplificam o novo contexto mercadológico e dicas de estratégias que ajudam na aquisição de novas oportunidades.

Vamos lá? Boa leitura!

Atendimento B2B: panorama atual

Que o atendimento B2B é mais complexo que o B2C você já sabe, certo? Afinal, toda a jornada de compra tende a ser extensa e dispendiosa graças às exigências desse tipo de cliente. 

É normal que o possível consumidor, que nesse caso é uma empresa, demore para tomar a decisão. Até porque, geralmente, mais de uma pessoa é responsável por essa deliberação. 

Logo, muitos pontos de dúvidas e curiosidade se tornam objeções, atrapalhando ainda mais a negociação e a demonstração de valor.

E é aqui que o atendimento, se bem trabalhado, se torna fundamental para o alcance dos resultados. É por meio dele que será possível contornar essas adversidades e encantar clientes.

Ou seja, para fidelizar e conquistar o possível parceiro deve-se garantir a excelência do atendimento desde o primeiro contato. O intuito é assegurar a satisfação durante toda a parceria.

Contudo, assim como o comportamento do consumidor, os processos de atendimento e de venda passam por mudanças. Com as transformações mercadológicas, o ideal é que eles se adequem a elas, garantido a coerência com o cenário atual.

Vale destacar que, segundo a CX Trends 2024, cerca de 59% dos consumidores acreditam que a forma como interagem com uma empresa mudará completamente em dois anos

Por isso, 70% dos líderes de Customer Experience (CX) estão começando a repensar toda a jornada do cliente. Sendo, 2024, o ano de grandes transformações para o setor.

Até porque, com as grandes mudanças geradas pela Inteligência Artificial (IA), os consumidores atuais estão prezando, cada vez mais, pela conectividade e transparência

Esse fator, inclusive, tem sido decisivo na seleção de parceiros. Logo, 70% das organizações acreditam que a falta dela pode gerar o aumento da rotatividade de clientes no futuro.

Leia também: Saiba agora como reduzir o ciclo de vendas

5 estratégias de atendimento B2B

Estratégias de atendimento B2BCom base nas mudanças do contexto mercadológico atual, reunimos 5 estratégias fundamentais para a efetividade do atendimento B2B. Continue a leitura para conhecer a lista completa!

1. Aposte em novas tecnologia e canais de comunicação

Como vimos, a tecnologia é a grande responsável pelas mudanças do comportamento do consumidor e do mercado. Portanto, para garantir a assertividade do atendimento B2B é indispensável o uso delas.

Ainda conforme o CX Trends, 70% dos consumidores acreditam que a IA se tornou uma parte moderna do atendimento ao cliente. Por isso, a mesma porcentagem de líderes de CX planejam empregá-la em diferentes pontos de contato nos próximos 2 anos.

Além disso, 70% desses líderes também acreditam que essa tecnologia tem contribuído para uma interação digital mais eficiente com o cliente. Eles afirmam que a IA generativa terá influência em alguns momentos, nos próximos 2 anos, como no:

  • Suporte ao cliente por meio de chat (57%);
  • Comunicações por e-mail com os clientes (53%);
  • Funcionalidade de pesquisa (45%);
  • Interações por voz (42%).

Em resumo, a IA pode ser usada para otimizar tarefas repetitivas. Como, ao escrever um FAQ ou montar um material com um passo a passo, por exemplo. Ela também poderá ser utilizada na análise preditiva das necessidades dos clientes ao ser integrada ao CRM.

Além disso, se em complemento com os Bots, é capaz de potencializar ainda mais o atendimento. Garantindo, assim, eficiência operacional, agilidade, personalização da experiência e relacionamento duradouros.

O investimento em IA e Bots permite a implementação de canais de comunicação e de contato, mais automatizados e eficazes. 

Dessa forma, permite o atendimento a uma diversidade de necessidades, correspondentes a diferentes perfis clientes. Como, por exemplo, e-mail, SMS, WhatsApp, redes sociais, comunidades e mais.

Essa estratégia multicanal (se coerente com os objetivos comerciais e organizacionais), contribui para a fidelização do cliente. Afinal, ele poderá escolher o que melhor lhe convém. Promovendo, então, um atendimento B2B muito mais rápido e encantador.

2. Treine seu time 

De nada adianta a adoção das ferramentas e tecnologias se seu time não for capaz de aplicá-las corretamente. Por exemplo, ainda segundo a pesquisa, apenas 34% dos agentes dizem entender a estratégia de IA do seu departamento.

Esse é só um exemplo que reforça a importância de promover a capacitação e o treinamento constante dos profissionais envolvidos no atendimento B2B. Dessa forma, é possível explicar não só a usabilidade de tal mudança, como também, a importância dela

O ideal aqui é deixar líderes e colaboradores alinhados e equilibrados para assegurar a correta geração de resultados. Entretanto, é igualmente necessário a adaptação e predisposição dos profissionais. Nem tudo precisa ser visto com uma certa resistência. 

Contudo, vale destacar aqui que todos os envolvidos com o contato com o cliente também precisam desses treinamentos. Como, por exemplo, a equipe comercial e os CX. 

3. Tenha o foco na personalização e experiência do cliente

O atendimento B2B ainda precisa atuar com base na comunicação personalizada. Para isso, é indispensável o desenvolvimento e aplicações de estratégias que focam na experiência do cliente. 

Para isso, é necessário realizar o correto acompanhamento de métricas centradas no consumidor. Por exemplo, como as taxas de satisfação do cliente e as de retenção.

Deve-se também, analisar os dados do CRM (com a ajuda da IA ou não) para entender mais do comportamento de seus consumidores. Assim, será possível promover maior personalização nas ações. 

Mas, para isso, é igualmente necessário a implementação de uma segmentação inteligente e do apoio de um pós-venda eficiente (veremos mais à frente). 

Aqui, é importante ressaltar que a linha entre suporte e vendas começou a se sobrepor. Isso porque, agora, 80% dos consumidores desejam que os agentes do chat e de suporte o auxiliem em tudo que precisam.

Em contrapartida, cerca de 62% dos líderes de CX sentem que estão atrasados em fornecer essas experiências mais instantâneas. 

Por isso, 70% das organizações estão ativamente investindo em tecnologias e ferramentas que capturam e analisam automaticamente sinais de intenção. 

Ou seja, os dados em tempo real são utilizados para modificar essas experiências, prevendo soluções, necessidades e dores. Tudo de maneira instantânea! Mas é preciso cuidado nessa prática! 

83% dos líderes de CX afirmam que a proteção de dados e a cibersegurança são prioridades em suas estratégias de atendimento ao cliente. E essa precisa ser uma realidade cada vez mais constante!

Então, saiba como utilizar os dados ao seu favor, sem deixar de lado a segurança. Colete informações de feedback e de seu CRM para promover ações personalizadas e que atendam as necessidades dos clientes. 

Leia também: LGPD: saiba a importância da certificação e como funciona o processo

4. Invista no Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma excelente estratégia para a eficiência do atendimento B2B. Afinal, 71% das organizações já utilizam canais digitais para o seu primeiro contato com o cliente.

É simples! O Inbound Marketing visa desenvolver relacionamentos individuais capazes de causar impactos duradouros. Dessa maneira, é orientado pelos pilares: atração, engajamento e encantamento.

Por meio da elaboração de conteúdos importantes e de alta relevância que o possível cliente encontrará a sua empresa de maneira online. Estabelecendo, então, os primeiros contatos. O que afeta diretamente o atendimento B2B. 

Afinal, como já abordado, toda a comunicação durante a jornada precisa ser satisfatória. 

Logo, o Inbound Marketing colabora com a experiência do consumidor ao auxiliar na personalização das abordagens. Tudo isso graças à análise de dados, segmentação e geração de leads qualificados.

O atendimento, aqui, atua de maneira efetiva nos pontos de contato (interações com a marca). A atuação direta dos agentes colabora com o direcionamento personalizado para cada cliente. 

Mas antes, é possível fazer o uso de estratégias de conteúdo e intervenção automatizada (chatbots e IA) para atrair e começar a estabelecer contato.

Leia também: Inbound Marketing para indústrias: o que sua empresa ganha com essa estratégia?

5. Construa um excelente pós-venda

O pós-venda é mais uma estratégia de atendimento B2B que contribui para a fidelização e retenção de clientes. Ou seja, o setor é responsável pela experiência do pós-compra. 

Aqui, se bem trabalhado, é possível garantir defensores da marca e, consequentemente, a saúde financeira. Afinal, reter clientes é mais econômico que a aquisição.

Com o pós-venda, é possível aprimorar a imagem mercadológica da sua empresa e construir relacionamentos mais duradouros. Tudo isso graças a demonstração de preocupação quanto a experiência do mesmo após a compra.

O foco é completamente na personalização. Por isso, deve-se utilizar das estratégias de pós-venda para coletar feedbacks constantemente e compreender a percepção do cliente sobre a sua marca.

Por exemplo, pesquisas de satisfação ajudam a entender melhor os pontos de melhoria e as necessidades específicas de cada consumidor. 

Além disso, o acompanhamento mais próximo do cliente, com vistas e canais diretos de atendimento, colaboram com a previsão e resolução de obstáculos. Lembre-se! Os clientes apreciam quando as opiniões deles são consideradas por se sentirem valorizados.

E agora?

O mercado e o comportamento do consumidor mudam constantemente com a chegada de novas tecnologias, ferramentas e técnicas. Nesse sentido, é trabalho do atendimento B2B se adaptar a esses contextos para garantir a aquisição de novas oportunidades.

E se você ficou curioso e deseja entender mais dos impactos do Inbound Marketing, baixe gratuitamente o nosso e-Book sobre o assunto. Para isso, clique no botão abaixo.

Clique aqui e revitalize suas vendas com Inbound Marketing!

Publicado por Máira da Costa 6 de Fevereiro de 2024
Máira da Costa

Assine nossa newsletter!