Navegue pelas categorias
Anderson Luis Lorenzini
Por Anderson Luis Lorenzini em 31 de Outubro de 2022

5 ferramentas que ajudam na integração de marketing e vendas

Você sabe como fazer a integração entre marketing e vendas? Essas duas áreas, quando relacionadas, conseguem trazer excelentes resultados para a sua empresa. Isso ocorre, pois o setor de marketing conta com diversos dados e informações que podem ser aproveitadas de maneira inteligente pelo comercial.

Entretanto, quando a conexão entre eles não é eficiente, muitos dados sobre o público, informações de contato e demais observações importantes acabam se perdendo.

Portanto, vale conhecer algumas ferramentas que contribuem para melhorar a integração desses setores que estão cada vez mais ligados.

Se você quer aprender mais sobre esse tema e ver como isso pode contribuir para seus resultados, continue a leitura e confira nosso post!

 

Quais são os problemas mais comuns dos times de marketing e vendas?

Quando não há conexão entre os setores de marketing e vendas, há graves prejuízos para o negócio. Isso gera ainda mais pressão sobre as equipes e faz com que as metas não sejam atingidas.

Por isso, vale conhecer quais são os principais problemas que podem afetar a comunicação entre os setores.

O erro na definição do público-alvo é um dos mais comuns no surgimento de problemas entre essas áreas. Nesses casos, o marketing direciona o conteúdo e os anúncios para um tipo de persona enquanto o time comercial faz abordagem em um público distinto.

A competição excessiva entre as áreas também pode gerar maus resultados, visto que cada um pode contribuir para as estratégias do outro. Por último, a falta de uma comunicação clara e amigável também contribui para o baixo desempenho do time.

Portanto, vale criar atividades que envolvam ambas as áreas e que sejam capazes de fomentar uma interação saudável entre os colaboradores.

 

Por que os times de marketing e vendas precisam estar integrados?

Alinhar os times de marketing e vendas é essencial para trazer mais clientes e aumentar as vendas do negócio. Por meio da integração entre elas, é possível obter ações mais estratégicas, que vão favorecer ambas as partes.

Por exemplo, o primeiro time é quem gera leads nutridos e mais próximos de chegar a última etapa do funil de vendas. Já a outra equipe é quem cuida do fechamento e do pós-venda.

Desse modo, ter uma comunicação sem ruídos, ferramentas que compartilhem dados e que gerem aos colaboradores informações relevantes pode ser fundamental para aumentar as receitas da empresa.

 

Quais ferramentas podem ajudar na integração desses times?

Entender quais são as ferramentas que podem ajudar a superar os desafios de integração entre os times de marketing e vendas é fundamental. Por meio delas, você consegue ter mais eficiência ao ter as equipes trabalhando unidas em prol da empresa. Veja abaixo quais são as principais!

 

Pipedrive

O Pipedrive pode oferecer integração de dados de maneira simples e eficiente, disponibilizando aos times informações que vão ajudar na hora de estabelecer estratégias para aumentar número de leads e de vendas.

Por exemplo, por meio dessa ferramenta, é viável compreender quantos negócios foram fechados diariamente. Além disso, é possível criar fluxos de e-mail que auxiliem a nutrição dos leads e encaminhem para o outro setor após determinada etapa do funil.

Desse modo, você torna mais ágil a comunicação e aumenta as chances do time de vendas fechar negociações. Portanto, vale pensar em utilizar esse recurso para integrar as equipes e melhorar os fluxos.

 

Microsoft Dynamics

Outra boa ferramenta que pode ajudar na integração entre os times é o Microsoft Dynamics, ou Dynamics 365, como também é conhecido. Ele permite integrações entre outros recursos utilizados e ainda é facilmente personalizado.

Por exemplo, você consegue elaborar segmentações para atingir indivíduos de diferentes grupos. Além disso, é possível adotar o envio automático de mensagens para os leads, seja por e-mail, seja por SMS, seja por notificações.

Vale lembrar da importância de investir em personalização do atendimento. Desse modo, alinhe com ambos os times que isso é relevante e que tem potencial para gerar melhores resultados.

 

Wifire

Já pensou em ter times de marketing e vendas alinhados que consigam pensar em estratégias para oferecer benefícios aos clientes no dia do seu aniversário, por exemplo? Ou então, enviar promoções aos consumidores que começam a seguir nas redes sociais?

Por meio do WiFire, isso é possível. Com a ferramenta, o time de marketing consegue enviar conteúdos e promoções que atraiam os leads e, após isso, pode encaminhar quem tiver interesse para que a equipe de vendas faça o fechamento do negócio e o acompanhamento após as negociações.

Isso pode ser relevante para manter os clientes satisfeitos e fidelizados, aumentando o LifeTime Value e outras métricas importantes para o sucesso de longo prazo. Portanto, vale a pena utilizar essa ferramenta.

 

CRM

Por meio do CRM, que deve ser disponibilizado para ambas as equipes, é possível obter dados e informações importantes sobre os consumidores. Assim, os times podem trabalhar em conjunto, visando aumentar a satisfação dos clientes e os resultados.

Por meio dessa ferramenta, é possível realizar cadastros, trocar dados sobre os consumidores, visitar históricos de compras para oferecer mais personalização e entender o comportamento deles. Com essas informações, consegue-se melhorar as estratégias e vender mais.

 

Trello

O Trello é uma ferramenta que pode ser utilizada para a gestão de projetos na empresa. Ele permite organizar equipes e profissionais, além de estabelecer quais tarefas devem ser cumpridas e qual o prazo para cada uma delas.

Por meio de recursos visuais, é possível entender quais os processos urgentes e quais contam com um bom deadline. Ele ainda pode ser utilizado para acompanhar estratégias de marketing e verificar seus avanços ao longo do tempo.

 

Quais são as vantagens de contar com essas ferramentas?

Ao contar com recursos como os que foram apresentados anteriormente, sua empresa consegue centralizar dados, alinhar estratégias e fazer com que todos os setores envolvidos com as etapas comerciais disponham do mesmo conjunto de informações.

Nesse quesito, as ferramentas de automação podem ser utilizadas pelos colaboradores para otimizar e facilitar diversas tarefas do dia a dia, como a nutrição de leads, o acompanhamento de métricas e a conversão de novos clientes.

Afinal, uma tecnologia desenvolvida exclusivamente para otimizar os processos da empresa pode trazer diversas melhorias para a troca de informações entre os setores.

Para fazer uma boa aquisição, basta realizar uma boa pesquisa de mercado e avaliar qual a experiência da empresa que disponibiliza essa tecnologia. Muitas delas oferecem um período de teste grátis, permitindo que você faça os devidos testes antes de seguir para a contratação.

Viu como é importante buscar caminhos para alcançar a integração entre marketing e vendas? Por meio de algumas inovações desenvolvidas exclusivamente para ajustar as atividades empresariais, você consegue agrupar seus dados, obter indicadores em tempo real e ainda automatizar diversas tarefas que gastam um bom tempo do seu time.

Curtiu nosso post? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos incríveis no seu e-mail!

Publicado por Anderson Luis Lorenzini 31 de Outubro de 2022
Anderson Luis Lorenzini

Assine nossa newsletter!