Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 25 de Novembro de 2022

Marketing comunicacional: mudanças no atendimento aos clientes

Sua empresa quer vender ou conquistar clientes? Se a ideia não é simplesmente fazer uma venda, mas criar um relacionamento com negócios recorrentes - que basicamente é a meta das organizações B2B (business to business) - é preciso ter uma boa estratégia de marketing comunicacional. E essa é a hora de pensar na jornada que você vai oferecer para seus clientes em 2023. 

O que uma empresa diz - e como diz - é fundamental para a percepção que o público tem do seu negócio. Só que nos relacionamentos B2B, a complexidade dos processos de compra e venda, muitas vezes com várias etapas e até tomadores de decisão, pode criar ruídos na comunicação capazes de estragar negociações inteiras.

Por isso, é importante fazer um marketing comunicacional bem estruturado, alinhado ao planejamento estratégico empresarial de forma a criar diferenciais de peso no mercado B2B.

Marketing comunicacional foca no atendimento a curto, médio e longo prazo 

Assim, a função do marketing comunicacional é aumentar a compreensão sobre a sua oferta ao mesmo tempo em que melhora a experiência de seus clientes.

Para isso, as estratégias precisam funcionar juntas e se reforçarem mutuamente, com abordagens diferentes para cada canal. Porém sempre direcionando suas empresas alvo, já precisamente identificadas, para a mesma mensagem.

Por outro lado, a importância do marketing comunicacional aumenta na mesma proporção em que as exigências dos consumidores também aumentam. A agilidade dos relacionamentos com a transformação digital se supera a cada dia, criando demandas específicas que precisam ser identificadas para atualizar o planejamento de comunicação.

Como elaborar a estratégia

Portanto, especialmente em uma época em que pessoas e empresas são bombardeadas com informações e notícias por todos os lados, o marketing comunicacional vai posicionar a mensagem do seu negócio em canais diferentes, porém de forma coesa e coerente, fortalecendo o relacionamento com o cliente a curto, médio e longo prazo.

Defina o objetivo da estratégia para 2023

A estratégia de marketing comunicacional deve ter um ou mais objetivos: promover um lançamento ou produto ou serviço já existente ou reforçar a imagem institucional.

Para definir, imagine como o público vê a empresa hoje: é da mesma forma que gostaria de ser vista? O que deve ser mudado para passar a mensagem que você quer sem ruído? Faça uma pesquisa entre as empresas-alvo e descubra como o seu negócio é visto.

Com quem você está falando?

Defina a persona ou o seu público de interesse. Quem são as empresas que comporiam seu quadro de consumidores ideais? Crie uma ou mais empresa persona com base nas características de clientes que você busca.

Quais os canais de comunicação que mais atingem essas personas?

Identifique as mídias nas quais mais vale a pena investir. Ao mesmo tempo, avalie a comunicação que é feita hoje nos canais de atendimento - chats, redes sociais, WhatsApp, telefone, e-mail, etc. O que está funcionando e o que precisa mudar?

Seja coerente

Fuja do achismo. Use métricas e profissionais especializados para criar uma estratégia de marketing comunicacional baseada em dados. Sua mensagem deve ser criativa, interessante, objetiva e coerente, mas sempre baseada em informações reais - e adequada ao seu público-alvo.

Tire do papel e monte o planejamento

Reúna todos os dados e crie uma estratégia para todo o ano de 2023. Mas faça acompanhamento e avaliação constantes, porque as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido e o marketing comunicacional precisa acompanhar. Vá fazendo ajustes ao longo do tempo e adaptando o que for preciso.

Principais mudanças no atendimento

O atendimento é um conjunto de processos e pessoas. Por isso é fundamental planejar, executar e controlar as comunicações com os clientes, mas também entre os membros da própria equipe. Isso significa que o marketing comunicacional pode ter abordagens em vários níveis.

Abordagem interna - Um bom marketing comunicacional interno instiga os colaboradores com o lançamento de novos produtos. Assim é possível vazar detalhes prematuramente, contaminando possíveis clientes antes da chega ao mercado. Além disso, um fluxo aberto de informação entre departamentos promove a sinergia necessária para construir a estratégia mais eficaz e completa de atendimento ao cliente.

Venda consultiva - Para atender o novo consumidor, o vendedor deve ser, principalmente, um consultor. Para isso, ele deve conhecer muito bem o público alvo e o produto. A ideia é antever complicações nas empresas clientes apresentando soluções eficientes.

Adoção de tecnologias - Softwares e ferramentas facilitam o feedbacks do público e podem integrar diversos setores da empresa. A indústria deve ver a  internet, o site e as redes sociais como parceiros na busca pela satisfação através da experiência do cliente e sua fidelização. 

Além disso, soluções como o cedes sohatbot, por exemplo, enxuga o atendimento e reduz o tempo de espera a zero em qualquer dia da semana, oferecendo uma experiência ainda melhor com a linguagem de comunicação certa. 

Adoção do Customer Service (CS) -  A figura do CS é importante para centralizar as reclamações do público, mas também encontrar as melhores soluções. Assim é possível também direcionar o marketing comunicacional de forma a reverter determinadas impressões, compartilhando soluções que agregam valor a seus clientes. 

Marketing de relacionamento  - Baseado na interação com as empresas clientes, o marketing de relacionamento é uma ferramenta poderosa no marketing comunicacional. É uma forma mais profunda de lidar com o cliente, focando nos resultados a médio e longo prazo. Ao encantar seu público, não só o relacionamento é fortalecido como ele se torna um divulgador espontâneo do seu negócio, multiplicando oportunidades. 

Integração do chat ao workflow de atendimento - Ao disponibilizar um chat no site é possível atender clientes em tempo real, resolver solicitações com mais facilidade e ainda visualizar facilmente todas as conversas realizadas nesse canal.

Assim, ao adotar uma estratégia de marketing comunicacional sua empresa consegue entregar sua mensagem às empresas clientes de forma mais assertiva, objetiva e envolvente, criando uma comunicação coesa e coerente com seus objetivos. 

A Labra é uma agência especializada em ações de marketing para negócios B2B. Venha falar com a gente e tenha uma estratégia personalizada para 2023!

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 25 de Novembro de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!