Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 15 de Setembro de 2022
b2b

A importância do podcast para o marketing B2B

A alavancagem dos negócios de empresas com outras empresas através dos conteúdos em áudio é um tema cada vez mais importante no mundo do marketing B2B. Envolventes e portáteis, os podcasts cativam audiências, criando lideranças inovadoras e extremamente conectadas com o público-alvo.

Apesar de já existirem desde 2004, os podcasts nunca foram considerados tão importantes em uma estratégia de marketing digital como agora. Em grande parte, é devido à facilidade dos dispositivos móveis que permitem que a pessoa ouça o conteúdo nas mais diversas situações.

Para se ter uma ideia do crescimento desse tipo de conteúdo, hoje os podcasts já representam 12% de toda a programação de rádio dos EUA. E o próprio Spotify, considerada a maior plataforma de música do mundo, praticamente acaba de lançar o Ubeat Brasil, um podcast especialmente voltado para o universo business to business.

 

Por que usar podcast no marketing B2B

De acordo com o relatório The Infinite Dial da Edson Research, 44% dos tomadores de decisão de nível sênior, incluindo chefes de departamento, vice-presidentes, proprietários e executivos de nível C, especificamente reservam tempo para ouvir podcasts.

De acordo com os dados, 25% dos consumidores com mais de 55 anos ouvem podcasts mensalmente. E é fácil de entender. O podcast permite que a sua empresa entregue a sua mensagem para o lead onde ele estiver, sem distrações. Hoje basta deixar o celular conectado no painel do carro e ouvir o podcast a caminho de um fornecedor ou de um possível cliente, por exemplo.

O áudio é capaz de criar uma relação emocional com os ouvintes, gerando valor e influenciando na decisão de compra. Por isso, é uma mídia poderosa na formação de opinião, mas também para a venda de produtos e serviços de uma empresa para outra.

Assim, apesar de no ambiente B2B as compras serem mais racionais do que de um consumidor final, que muitas vezes compra por impulso, elas ainda são feitas por seres humanos.

E cada vez mais buscamos conexões que levem à confiança para fazer transações seguras e lucrativas. A voz humaniza a tecnologia e reforça a sensação de conectividade. Pesquisas mostram que as pessoas retêm mais informações quando estão ouvindo (20% dos dados), do que quando leem (10%).

Por isso, também os podcasts são ideais para quem é multitarefa. Economiza tempo, energia e espaço no cérebro.

 

Vantagens do podcast para o marketing B2B

Há várias vantagens em integrar o podcast à estratégia de marketing B2B. Conheça algumas delas.

 

Podcasts geram mais envolvimento

Estudo desenvolvido pelo Grupo Globo e Ibope revelou que entre 2019 e 2020 o Brasil ganhou mais de 7 milhões de ouvintes. Além disso, segundo a Buzzsprout, 80% dos ouvintes ouvem todos ou quase todos os episódios de podcast que começam.

Além disso, quando o podcast é interessante, ele pode aumentar o tráfego e o envolvimento de seus canais de mídia fornecendo links para ouvintes que desejam mais informações.

 

Integração com outras formas de marketing B2B

O podcast não precisa ser uma estratégia isolada de marketing B2B. Muito pelo contrário, uma das vantagens é justamente a sua possibilidade de integração.

O SEO do podcast, por exemplo, pode ser aprimorado ao redirecionar seu áudio em conteúdo escrito e publicá-lo em vários canais. Assim você multiplica seu alcance segmentando a divulgação.

Por outro lado, o podcast é parte importante do marketing B2B. Ele pode ser usado para complementar os artigos do blog, vídeos do Youtube ou os posts nas redes sociais.

 

Formato favorece a autoridade da marca

No marketing B2B é muito importante a consolidação da sua marca como referência na sua área. O próprio formato intimista do podcast favorece o reconhecimento e afinidade do seu público com a marca, projetando um ar de autoridade.

Assim, o podcast ao mesmo tempo em que apresenta o seu negócio ao seus clientes em potencial também os atrai para as conversas em torno da sua marca. É a sua empresa no topo do funil de vendas.

 

Aumenta as possibilidades de parcerias

Vendas e negócios podem ser iniciados através dos relacionamentos que são formados com os convidados do seu podcast - além do público que o sintoniza, claro.

Então use essa estratégia de marketing B2B para criar oportunidades. Convide as empresas que compõem seu público alvo para participar do seu podcast.

 

Via tecnológica de fácil desenvolvimento

O podcast é um tipo de marketing B2B relativamente fácil de fazer, mas é uma via tecnológica que mostra que a sua empresa está conectada com os novos rumos do mercado.

O podcast pode ser gravado em estúdio ou feito ao vivo, com equipamentos mais sofisticados ou simples softwares de gravação.

O equipamento é relativamente simples: microfone com cabo USB ou XLR, fones de ouvido para evitar ruídos externos e uma interface de áudio.

Agora, quanto mais qualidade tiver o seu podcast, maior autoridade de marca sua empresa vai transmitir. Nesse caso o ideal é contratar uma boa agência de marketing B2B.

 

Ajudam a gerar fidelização

Um dos principais objetivos do marketing B2B é gerar fidelização de seus clientes para gerar negócios de longo prazo. E construir uma comunidade em torno de sua marca é uma das melhores maneiras de incentivar a lealdade.

Como os podcasts são mais íntimos do que outras formas de conteúdo, podem promover relacionamentos com sua marca. E hoje a grande tendência é o consumo de experiências personalizadas, mesmo entre empresas.

Assim, o podcast é uma estratégia inteligente para ter uma conexão mais próxima com seu público, aumentando as chances de fidelização.

Além disso, o podcast no marketing B2B também humaniza sua empresa. Escolha um tópico do momento relacionado ao seu negócio e convide parceiros para falar sobre ele. Esse tipo de discussão informal permite que você seja você mesmo compartilhando sua opinião profissional.

 

A peça que faltava na sua estratégia de marketing B2B

Os podcasts podem ser a peça que faltava na sua estratégia de marketing B2B. São uma ótima oportunidade para gerar leads qualificados e defensores da marca, criando vantagens competitivas no mercado.

Para quem está começando, é uma boa chance para posicionar sua marca como uma autoridade legítima em seu setor, gerando credibilidade. É uma forma de trazer possíveis empresas clientes para uma conversa que talvez ela não tivesse a oportunidade de participar de outra forma.

Se a sua empresa já está estabelecida, mas deseja expandir, um podcast pode ser exatamente o que você precisa para alcançar mais do seu público e gerar novas oportunidades de negócio.

Na Labra somos especializados em marketing B2B. Venha conversar com a gente e saber mais sobre podcast e como inserir na estratégia da sua empresa!

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 15 de Setembro de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!