Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 04 de Maio de 2023

Inteligência artificial: saiba como gerar oportunidades para o marketing conversacional

Veja como aumentar as oportunidades da sua empresa usando a inteligência artificial na sua estratégia de marketing conversacional!

Em tempos de ChatGPT, a inteligência artificial está tomando conta das headlines. Mas quem lida com atendimento ao público, seja de empresas B2C (business to consumer) ou B2B (business to business), sabe que ela já está entre nós há muito tempo.

Afinal, vários chatbots já utilizam a IA para tornar os diálogos cada vez mais inteligentes e humanizados. A questão é que nunca a geração de oportunidades para o marketing conversacional foi tão grande como agora.

O marketing conversacional é uma das melhores formas de encaminhar os leads em potencial pela jornada de compra através de conversas automatizadas em tempo real. 

Assim, a inteligência artificial, cada vez mais aperfeiçoada, faz com que os chatbots conversem tão naturalmente com uma pessoa que muitas vezes é difícil distinguir entre a IA e um ser humano.

Mas cuidado para não confundir um com outro. Enquanto o marketing conversacional é uma metodologia e o chatbot é uma ferramentas, assim como as plataformas. Tudo parte de uma mesma estratégia que visa encantar os leads. 

 

Inteligência artificial humaniza o atendimento dos chatbots

Inteligência artificial humaniza o atendimento dos chatbotsDe acordo com a Hubspot, a personalização é capaz de aumentar a geração de leads em 202%. Mas não basta chamar o cliente pelo nome, é preciso oferecer serviços e oportunidades diferenciadas para as necessidades de cada cliente em potencial.

Por outro lado, o “Global Mobile Messaging Consumer Report” da Twillio mostra que nove entre dez pessoas preferem se comunicar com as empresas através de mensagens de texto.

Só que o mercado está cada vez mais competitivo e a sua empresa precisa se diferenciar, chamar a atenção do consumidor. Como fazer isso quando há tantas empresas parecidas, oferecendo produtos e serviços semelhantes? É aí que entra a humanização do atendimento como aliada da personalização. 

Mas imagine quantas pessoas seriam necessárias na sua equipe para dar conta de atender todo mundo que visita seu site, busca sua marca pelo WhatsApp ou telefona para sua empresa.

E por que contratar um call center se é possível resolver as dúvidas de entrada dos clientes com um chatbot humanizado com IA que aprende e melhora após cada nova conversa?

É o caso do chatbot com IA para atendimento pelo WhatsApp. Embora seja apenas um exemplo, é importante saber que ele é hoje o aplicativo mais usado pelos brasileiros, de acordo com o Relatório Digital 2023, produzido em fevereiro pela parceria We Are Social e Meltwater.

Dessa forma, os chatbots com inteligência artificial ajudam a aumentar o ROI de campanhas de marketing que fornecem leads.

Portanto, se o marketing conversacional já era uma metodologia decisiva na geração de diferenciais, com os avanços da inteligência artificial há muito mais oportunidades. 

 

Como gerar oportunidades integrando a IA ao marketing conversacional

Inteligência artificial no marketing conversacionalÀ medida que o marketing conversacional ganha força, as marcas estão entendendo cada vez mais a crescente necessidade de os clientes serem tratados como seres humanos - e não “apenas” consumidores - durante toda a jornada de compra. E isso, mesmo na relação B2B, já que, no final das contas, os compradores das empresas também são pessoas. 

No entanto, uma boa experiência do usuário com IA conversacional depende de vários fatores. E para enfrentar esse desafio, está havendo um investimento pesado no processamento de linguagem natural (NLP), aprendizado de máquina (ML), reconhecimento automatizado de fala (ASR) e muitas outras tecnologias que buscam humanizar cada vez mais o marketing conversacional automatizado com um alto grau de personalização.

Conheça algumas formas de gerar oportunidades com o marketing conversacional aliado à inteligência artificial:

 

No suporte ao cliente

Segundo o Drift, 64% dos internautas consideram os chatbots uma solução rápida para a maioria das questões. A expectativa é que, nos próximos anos, a inteligência artificial aliada ao marketing conversacional possa lidar com mais de 80% dos casos de atendimento ao cliente.

 

Na geração de leads

Da mesma forma que a inteligência artificial no marketing conversacional pode examinar uma quantidade imensa de dados para entender os padrões de comportamento de um usuário, ela também pode fazer a mesma análise para ajudar sua empresa a encontrar clientes ideais - ou dar recomendações que direcionem os leads pelo funil de vendas.

Por outro lado, uma pesquisa online da Intercom mostrou que o marketing conversacional com IA pode melhorar as taxas de conversão em 40% e gerar um aumento médio de 67% nas vendas.

 

Fortalecimento de vendas e engajamento

Como os chatbots com IA envolvem os leads em tempo real, a inteligência artificial evita que a conversão seja afetada negativamente pelo lapso de tempo entre o contato inicial e o retorno da equipe de vendas ou de marketing.

Além disso, também é possível influenciar um cliente que esteja prestes a abandonar uma compra, oferecendo instantaneamente uma oferta ou promoção personalizada.

 

Redução dos custos de marketing

O marketing conversacional com inteligência artificial também ajuda empresas iniciantes ou pequenos empreendedores que não podem arcar com um departamento inteiro de atendimento ao cliente. 

Isso sem falar que o chatbot pode funcionar 24 horas por dia, necessitando apenas de uma pequena equipe de suporte - dependendo do setor a que se destina.

A pesquisa da Intercom também mostra que, em 2019, o uso da inteligência artificial no marketing conversacional ajudou as empresas a economizar cerca de US$300 mil (R$1,5 milhão), principalmente nas equipes de suporte (37%) e vendas (41%).

 

Onde os chatbots podem ser usados

Chatbots no marketing conversacionalMas a verdade é que há uma infinidade de formas de usar os chatbots com inteligência artificial, além das citadas acima. Veja mais algumas ideias que podem ajudar sua empresa a criar um atendimento ainda mais humanizado e personalizado:

  • Enviar promoções e ofertas, cupons de desconto, convites, mensagens e lembretes, ou ainda material rico para contatos em meio e fundo de funil;

  • Direcionar o contato para continuar o atendimento em outro canal (como WhatsApp Web, landing page ou Service Desk);

  • Enviar links de inscrição em eventos, de agendamentos ou pesquisas NPS (Net Promoter Score);

  • Priorizar os atendimento que precisam de mais atenção ou um atendimento mais qualificado;

  • Enviar mensagens prontas e personalizadas com informações do contato em conversas;

  • Criar fluxos de respostas automáticas direcionando para a venda ou qualificando leads; 

  • Atualizar ou alterar a etapa e o status de uma negociação dentro do CRM.

  • Acompanhar a performance do processo de vendas completo em tempo real;

 

6 vantagens do marketing conversacional com IA

Vantagens do marketing conversacional com IA

  1. Encantamento do cliente através de um fluxo bem arquitetado e humanizado do chatbot, aumentando o interesse do lead e agilizando o ciclo de vendas. Um bom atendimento de marketing conversacional com inteligência artificial cria dúvidas se a conversa está sendo desenvolvida com um bot ou com uma pessoa real;

  2. Feedbacks mais reais, uma vez que muitos consumidores não gostam de deixar avaliações negativas de outras pessoas. Dessa forma, os chatbots no marketing conversacional proporcionam um retorno de opinião mais sincero do que quando é referente a atendentes humanos;

  3. Zero tempo de espera do cliente, 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim o atendimento da empresa não precisa ficar restrito ao horário comercial. E, ao evitar filas no atendimento, a marca melhora também a experiência do cliente;

  4. Resultados controláveis, já que o marketing conversacional gera dados mensuráveis. Assim, é possível identificar com clareza quais os canais, páginas e campanhas que estão tendo melhor performance e adaptar estratégias

  5. Redução de custos, já que não é preciso ter uma grande equipe de atendimento ou call center;

  6. Atendimento escalável, aprofundando a conversa antes do encaminhamento para um atendente humano.

Em suma, é possível gerar muito mais oportunidades com a inteligência artificial aliada ao marketing conversacional, melhorando a humanização do atendimento e a experiência do cliente, ao mesmo tempo em que a empresa reduz custos e agiliza o funil de vendas

E então, pronto para experimentar? Aproveite para saber mais sobre os os benefícios do inbound marketing para empresas B2B e converse com nossa equipe para ter uma estratégia de marketing personalizada para sua empresa!

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 4 de Maio de 2023
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!