Navegue pelas categorias
Luiz Alexandre Wagner
Por Luiz Alexandre Wagner em 21 de Outubro de 2022
PLR

PLR no marketing digital: o que é e como pode ajudar nas vendas

Já pensou em usar PLR no marketing digital da sua empresa? Afinal, a venda de infoprodutos é uma excelente estratégia para entreter e educar seu público-alvo. Além disso, sua marca se coloca como autoridade em determinado assunto, impulsionando resultados.

O PLR no marketing digital é a utilização de conteúdos já produzidos. Eles podem ser customizados e revendidos da maneira que você achar mais interessante para a sua empresa.

Veja o que é PLR no marketing digital,  quais os modelos existentes e o que é preciso considerar antes de comprar um produto desses.

 

Afinal, o que é PLR no marketing digital?

O que é PLR no Marketing Digital?

PLR é a sigla para Private Label Rights, que pode ser traduzido como Direitos de Marca Própria. Isto é, são produtos com licença de propriedade intelectual que você pode adquirir, modificar e vender no mercado sem taxas extras e com todos os direitos liberados.

Para você entender melhor, vamos usar o exemplo de um produto físico. Quando o autor de um livro tem os direitos autoriais de um livro, ele possui domínio total sobre a obra. Desse modo, pode proibir alterações no modelo. No entanto, se ele optar por vender ou ceder os direitos autorais, o novo comprador fica livre para fazer as mudanças que desejar.

Um PRL funciona da mesma forma, mas se refere a infoprodutos, isto é, produtos digitais. Eles incluem produtos como:

  • cursos online;

  • audio books;

  • ebooks;

  • artigos ou posts;

  • banners;

  • podcasts;

  • softwares;

  • gráficos;

  • sites;

  • vídeos;

  • landing pages;

  • infográficos.

Em geral, os PLR são usados por empresas que querem apostar no marketing de conteúdo, mas não têm (ou não querem destinar, em virtude do custo) uma equipe para a produção desse tipo de material.

 

Quais são os modelos?

Antes de você saber o que considerar na hora de comprar um PLR, é fundamental entender que há dois modelos, que são classificados de acordo com a licença:

  • Resale rights — ou direitos de venda, esse tipo de licença dá direito a fazer customizações no produto sem qualquer restrição;

  • Master resale rights — ou direito mestre de venda, além de poder editar o produto, também é possível revendê-lo. Isso significa que o quem adquire esse tipo de PLR também será dono de todo o processo adquirido através de sua própria venda. Outro ponto importante é que esse modelo não permite que o comprador edite o produto final, como é o caso de softwares de gestão, por exemplo.

Outro ponto importante é que esse modelo não permite que o comprador edite o produto final, como é o caso de softwares de gestão, por exemplo.

 

Como funciona no marketing digital?

Como o PLR funciona no marketing digital?

O PLR no marketing digital está relacionado ao marketing de afiliados. São produtos que só existem digitalmente, como e-books, posts, vídeos, entre outros.

Esses infoprodutos são feitos por produtores de conteúdo que vendem o seu conhecimento em determinada área. Para isso, eles os disponibilizam em sites específicos. 

Assim, quem quiser divulgar o produto deve se filiar a eles. Então, quando há uma conversão, os afiliados recebem uma comissão do infoprodutor.

Porém, nesse caso o infoprodutor não cria um conteúdo original. Ele compra algo pronto e feito por outra pessoa, que cede os direitos de uso e revenda. Sendo assim, pode modificar, usar e revender como quiser.

Dessa maneira, não precisa investir dinheiro e tempo na produção de conteúdo, podendo focar nas campanhas de marketing e demais estratégias.

Por exemplo, digamos que você tem um e-commerce de cosméticos e deseja fazer um blog para ter mais alcance e se tornar autoridade no mercado.

No entanto, a sua equipe de marketing é pequena e o ideal é que eles foquem nas campanhas, pois a produção de conteúdo demanda bastante tempo. 

Então, em vez de contratar mais pessoas, uma ótima estratégia é utilizar PLR no marketing digital, encomendando blog posts de especialistas que escrevem sobre o assunto.

 

Quais são seus benefícios?

O uso de PLR no marketing digital é uma excelente estratégia para agilizar e escalar a produção de conteúdo. Confira as principais vantagens.

 

Auxílio para quem está começando

Um dos grandes benefícios do PLR no marketing digital é que os infoprodutos são feitos por quem já tem conhecimento em determinado assunto. 

Por exemplo, uma pequena ou média empresa do ramo de contabilidade deseja investir em marketing digital, mas não entende como escrever os temas de forma eficaz para atrair o público e converter leads.

Assim, ao optar por PLR é possível entrar com tudo no marketing digital mesmo sem conhecer a fundo os principais infoprodutos e a maneira como precisam ser produzidos.

 

Criação rápida de conteúdo

Ao adquirir um PLR no marketing digital, você não precisará começar do zero. Afinal, o trabalho de pesquisa, produção e edição já foi feito, e é o que mais demanda tempo. 

Você só precisará revisar e fazer as alterações que julgar necessárias para adequar à identidade da sua empresa. Isso permite que você lance muito mais produtos digitais em menos tempo.

 

Produtos de alta qualidade e que convertem

Os infoprodutos são feitos por pessoas com conhecimento na área. Desse modo, a qualidade é melhor, bem como seus resultados.

Por exemplo, um blogpost deve conter todos os requisitos de SEO para aparecer nos primeiros resultados na página de busca do Google e, assim, fazer sua empresa atrair mais clientes e se tornar referência em determinado assunto. Do mesmo modo, as landing pages e newsletters devem converter seus leads.

 

Redução de custos

Do mesmo modo que os PRLs no marketing digital diminuem o tempo de produção de conteúdo, também reduzem drasticamente os custos.

Por exemplo, se você quer lançar uma série de vídeos ou um webinar, precisaria investir em câmera, cenário, iluminação e programas de edição, além de outras despesas.

Ainda, há outras vantagens:

  • Fortalecer a imagem da marca no mercado;

  • Atrair novos clientes e fidelizar os antigos;

  • Ajudar a encontrar novos públicos;

  • Expandir o alcance da marca;

  • Aumentar as vendas;

  • Gerar leads.

 

Cuidados ao usar o PLR no marketing digital

Cuidados ao usar PLR no marketing digitalSe você se interessou em usar o PLR no marketing digital é preciso tomar alguns cuidados. 

Antes de mais nada, é preciso avaliar quais são os infoprodutos que têm a ver com a sua marca e com a estratégia traçada. Além disso, é preciso saber como encaixar cada produto no funil de vendas.

Ou seja, antes de comprar PLR é fundamental traçar um planejamento estratégico para decidir quais infoprodutos atendem ao que você necessita e, em seguida, fazer a customização para que eles reflitam a identidade da empresa.

Mas há outras questões que devem ser consideradas para que  o PLR no marketing digital tenha os resultados que você espera.

 

Atenção à similaridade de produtos 

Ao usar um PLR no marketing digital é preciso tomar cuidado com a semelhança dos conteúdos. 

Afinal, os infoprodutos são disponibilizados online e podem ser comprados por várias pessoas, então sempre há a possibilidade de haver materiais semelhantes ou até mesmo duplicados - o que é plágio.

Assim, ao customizar o material para a realidade da sua empresa você também está garantindo a originalidade do produto.

 

Materiais de baixo custo nem sempre valem a pena

Outro ponto importante é o preço do infoproduto. Para que o PLR no marketing digital tenha um bom resultado é importante entregar um conteúdo relevante. 

É possível encontrar PLR de todos os preços, até mesmo gratuitos. Mas geralmente os materiais mais caros são mais bem produzidos e com abordagem mais focada no tema proposto.

Lembre-se que o infoprodutos deve ter um padrão de qualidade condizente com a sua empresa, já que estará associado a ela.

 

Como usar o PLR no marketing digital?

Como usar PLR no marketing digital?

Agora que você já sabe o que é e como escolher seu infoproduto, chegou a hora de entender como usar o PLR no marketing digital

O primeiro passo é definir o tipo de PLR que você vai querer: artigo, curso, e-book, vídeo, infográfico, etc.

Pesquise um bom fornecedor, mas lembre-se que o material deve ser produzido por profissionais qualificados. Evite conteúdos muito superficiais.

Escolha um tema relevante para o seu público-alvo e personalize o material para sua marca e também para atender à sua estratégia.

Use o material ao longo do funil de vendas. O PLR no marketing digital pode ser um brinde para os leads que se cadastrarem, por exemplo.

Faça um planejamento para a divulgação do infoproduto.

Como você viu, utilizar PLR no marketing digital é uma excelente opção para conquistar mais relevância, alcance e expandir sua marca. Com isso, você atrairá mais clientes, conseguirá fidelizar os antigos e, assim, conquistará resultados melhores para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como impulsionar sua empresa? Então, aproveite a visita no blog e saiba como neuromarketing pode ajudar seu negócio!

Publicado por Luiz Alexandre Wagner 21 de Outubro de 2022
Luiz Alexandre Wagner

Assine nossa newsletter!