Navegue pelas categorias
Anderson Luis Lorenzini
Por Anderson Luis Lorenzini em 13 de Fevereiro de 2024
CRM,

CRM e ERP: entenda a diferença e saiba como escolher

Você costuma confundir CRM e ERP? Se sim, não se preocupe! Isso acontece com bastante frequência devido algumas semelhanças e benefícios oferecidos por ambos sistemas.

Entretanto, é fundamental saber a diferença entre eles para garantir a assertividade de suas ações e o desenvolvimento da sua indústria.

Então, continue a leitura e saiba mais sobre as características e funcionalidades do CRM e ERP.

Vamos lá?

Mas afinal, o que é CRM e ERP?

O CRM e ERP são sistemas de gestão que costumam causar certas confusões. Apesar de algumas semelhanças, eles não são sinônimos e um não substitui o outro

Para entender melhor, conheça a seguir a definição e as principais vantagens de cada ferramenta!

CRM: o que é e quais são suas vantagens?

A sigla CRM vem do inglês “Customer Relationship Management”, que significa gestão de relacionamento com o cliente. Esse é um software que colabora com a administração e gerenciamento da comunicação com o consumidor, otimizando a jornada dele. 

Essa ferramenta centraliza todas as informações, interações e atualizações quanto ao relacionamento do cliente. Isto é, desde o registro do primeiro contato até as ações de pós-venda

Portanto, a plataforma tem o papel fundamental de organizar esses dados, facilitando a segmentação de diferentes perfis de cliente. Assim, é possível garantir a satisfação deles ao construir abordagens mais customizadas, personalizadas e coerentes com as necessidades e dores de cada um.

Afinal, haverá um maior conhecimento da realidade, interesse e comportamento de seu público. O que contribui para tomadas de decisões mais eficientes e a criação de estratégias mais assertivas de marketing, vendas, suporte e atendimento.

A gestão das relações colabora, também, com a retenção e fidelização do consumidor graças à qualidade da experiência. A manutenção do contato é feita e avaliada por este sistema.

Sem contar que, com o CRM, é possível otimizar o trabalho da prospecção. Isso porque há a possibilidade de avaliação do lead que vale ou não a pena o investimento. Ao mesmo tempo em que os vendedores analisam o estágio em que cada um se encontra no funil de vendas.

Em resumo, com campanhas direcionadas, linguagem assertiva e ofertas direcionadas, a chance do aumento das vendas é maior! O CRM é sinônimo de economia de tempo e dinheiro graças à produtividade fornecida.

Potencialize as vendas na indústria! Clique e acesse.

Segundo um levantamento, em 2020, essa tecnologia foi avaliada em US $52.64 bilhões! A expectativa é de que em 2028 ela atinja US $128.97 bilhões em todo o mundo.

Além disso, a complexidade do ciclo de vendas pode ser reduzida em 8-14%, em média, com o CRM!

Leia também: Smarketing: como alinhar as equipes de marketing e vendas?

ERP: o que é e quais são suas vantagens

Já o ERP corresponde ao termo em inglês “Enterprise Resource Planning”. O mesmo significa planejamento dos recursos da empresa. Portanto, este sistema é utilizado para a correta realização da gestão de informações gerais da empresa.

Logo, a aplicação dele é bastante ampla! Afinal, o mesmo centraliza, administra, automatiza e conecta processos e dados de diferentes áreas do negócio. Ou seja, desde o RH até a contabilidade e o financeiro, por exemplo.

O principal objetivo aqui é interligar os fluxos de informações da empresa e facilitar o acesso dos mesmos pelos colaboradores.

Assim, cada setor receberá, simultaneamente, dados importantes sobre os demais. O que ajuda no surgimento de insights significativos para o desenvolvimento de todo o negócio e para a construção de ações cada vez mais integradas.

Além disso, esse também é um sistema, assim como o CRM, que colabora com a tomada de decisões estratégicas. Afinal, as mesmas serão realizadas com base em dados verídicos e em tempo real!

Sendo assim, com essa ferramenta, é possível otimizar processos, reduzir custos, evitar ruídos na comunicação, aumentar a produtividade e eficiência e contribuir para a qualidade das operações diárias. 

Tudo isso graças a padronização das rotinas que promovem maior controle e planejamento dos recursos disponíveis.

Por fim, o ERP ainda auxilia na construção de uma cultura organizacional mais colaborativa, conectada e alinhada! E isso também ajuda na eliminação de antigas rivalidades, como as dos setores de marketing e vendas, por exemplo.

Conforme a pesquisa mais recente da Capterra sobre o assunto, 44% das empresas afirmam utilizar sistemas de ERP, contra 33% dos que ainda utilizam planilhas para a gestão empresarial. 

E ainda, 69% das 45% organizações que planejavam adotar um novo sistema, estavam dispostas a gastar entre R$30 e R$70 por usuário por mês!

Leia também: Mensuração de dados: por que é tão importante?

Quais são as principais diferenças entre esses sistemas?

Diferenças entre CRM e ERPComo deu para perceber, o CRM e o ERP possuem funcionalidades e objetivos distintos, apesar de serem softwares destinados à gestão. 

Isto é, em resumo, o CRM visa aprimorar o relacionamento com o cliente e o ERP busca otimizar as operações diárias da empresa.

Não é, necessariamente, importante escolher um ou outro. O ideal é contar com ambos para garantir ainda mais eficiência e inteligência nas estratégias internas e externas.

Aliás, você sabia que o CRM e o ERP podem (e devem) ser integrados? A conexão entre ambos agiliza o fluxo de informações, simplificando o acesso. 

Além disso, aprimora a performance de trabalho das mais diversas áreas. Até porque, tanto um quanto o outro, contribuem para a produtividade dos profissionais.

Para acrescentar, essa integração promove a redução de custos operacionais graças a eliminação de retrabalhos devido aos erros humanos em relatórios, análises e armazenamento de dados.

No entanto, é possível destacar aqui as principais diferenças entre o CRM e ERP. São elas:

ERP CRM
Usado para padronizar as operações internas; Usado para aprimorar vendas externas e o relacionamento com o cliente;
Centraliza informações gerais da empresa; Centraliza todas as informações de clientes;
Contribui para a construção de um bom clima organizacional; Contribui para a fidelização e retenção de clientes;
Otimiza operações diárias internas; Otimiza processos comerciais, de marketing e de atendimento;
Promove ações mais assertivas e eficientes. Elimina gargalos burocráticos.

 

Deve-se destacar mais uma importante diferença: os relatórios gerados pelo CRM. Aqui, as informações dos clientes são transformadas em dados inteligentes e estratégicos.

Por sua vez, eles oferecem insights valiosos que contribuem para a assertividade das tomadas de decisão comerciais. E isso só é possível com o CRM!

Leia também: A importância do marketing para a retenção de clientes

Quando usar cada um?

Apesar da integração ser um passo importante na direção do completo desenvolvimento da indústria, é possível aplicá-los de maneira gradativa. 

Mas, para isso, é necessário entender o cenário atual da indústria e os pontos de melhoria mais urgentes. 

Por isso, utilize o ERP quando:

  • Perceber a necessidade de otimização das rotinas operacionais e administrativas para evitar desperdícios de tempo e recursos com atividades repetitivas;
  • Há erros e discrepâncias constante nos dados financeiros, de estoque e vendas, por exemplo;
  • Falta de análise de dados inteligentes e estratégicas;
  • Dificuldade de alinhamento e comunicação entre departamentos;
  • Falta de motivação;
  • Cultura organizacional disfuncional.

Já, no caso do CRM, pense em implementá-lo se:

  • Deseja aprimorar as ações de marketing, atendimento ao cliente e vendas;
  • A taxa de Churn está alta;
  • O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é elevado;
  • Existem mais clientes detratores do que promotores; 
  • O envio de e-mails e demais comunicação são ineficientes e dispendiosos;
  • Os lead gerados não são qualificados;
  • Sente dificuldade em avaliar os resultados das estratégias comerciais e de marketing.

Leia também: Como avaliar se o time de vendas está trazendo resultados?

Próximo passo!

Como vimos acima, o CRM e o ERP costumam gerar dúvidas e confusões. Isso porque ambos promovem produtividade, redução de custos, otimização, decisões assertivas, desenvolvimento de estratégias inteligentes e organização de dados. 

Contudo, cada um possui uma função específica e papéis diferenciados dentro de uma indústria. Saber utilizá-los e até mesmo integrá-los, será fundamental na busca por melhores resultados e oportunidades.

Gostou desse conteúdo? Então, clique aqui para entrar em nosso blog e acessar mais como este.

Template gratuito para playbook de vendas: clique e baixe!

Publicado por Anderson Luis Lorenzini 13 de Fevereiro de 2024
Anderson Luis Lorenzini

Assine nossa newsletter!