Navegue pelas categorias
Karine Sabino - CEO
Por Karine Sabino - CEO em 27 de Fevereiro de 2024

Webinar: como aplicar na estratégia de Marketing?

Há diversas dúvidas quanto a efetividade e os impactos que o webinar pode causar nas ações de marketing B2B. É assertivo ou só perda de tempo? Para responder essas e outras dúvidas, continue a leitura!

Reunimos neste texto, mais informações sobre esse formato de conteúdo e sua importância nos resultados das indústrias. Então, vamos lá?

Webinar: o que é e qual é a sua importância?

O Webinar vem do termo “Webinário”, ou seja, um seminário na web. Portanto, podem ser palestras, apresentações e até workshops, por exemplo. O formato está diretamente relacionado à educação de um assunto ou tema específico.

Ele pode ser ao vivo ou gravado e, geralmente, a comunicação com os participantes acontece por meio do chat da plataforma que realiza a transmissão. Aqui, quem apresenta o conteúdo é um especialista da área. 

Contudo, também pode ser guiada por um grupo de profissionais aptos para discutir o tema, com a mediação de um moderador. 

O Webinar não tem um limite de hora. Cabe aos organizadores determinarem esse tempo e garantir que a conversa seja conduzida da melhor maneira possível, durante o período. 

Entretanto, o ideal é que ele não se torne cansativo e que estimule a participação de quem assiste

Esse modelo de conteúdo já era bastante utilizado, mas, com o isolamento social, o Webinar se tornou uma importante alternativa para o setor de eventos. No entanto, com o seu crescimento, outras áreas começaram a perceber o impacto dessa ferramenta em seus resultados. 

Afinal, assim como qualquer outro formato de conteúdo, ele poderá ser bastante explorado na geração e qualificação de leads.

No B2B essa é uma estratégia ainda mais eficiente, tendo em vista a complexidade do ciclo de venda. A educação do prospect contribui para a eliminação de objeções, garantindo a otimização da jornada.

Cabe mencionar que, segundo o Think With Google, a jornada do consumidor B2B, atualmente, acontece online. Afinal, conforme esses clientes:

  • 93% dizem que o vídeo online é importante para construir a confiança da marca;
  • 56% afirmaram que usam mecanismos de pesquisa pelo menos uma vez por semana em seu processo de decisão;
  • YouTube e Google são as principais fontes de informação para 47% dos tomadores de decisão B2B.

Leia também: Feiras de negócios: quais as principais no Brasil para participar

Quais são os benefícios para as empresas B2B?

Ainda segundo a pesquisa citada, as empresas que investiram mais da metade de seus orçamentos de marca digital tiveram 25% de retorno. 

Nesse sentido, o webinar nada mais é do que uma estratégia de marketing digital, com influências do marketing de conteúdo e do inbound. Dessa forma, visa o engajamento, retenção e o relacionamento com o seu público.

Essa é uma ferramenta responsável por atrair o possível visitante e o converter em lead graças ao compartilhamento de conteúdo de qualidade. Quanto mais interessante e valioso for, maiores serão as chances de conversão

Ou seja, é a porta de entrada para a nutrição e, consequentemente, o desenvolvimento do relacionamento e o aumento das oportunidades de vendas. Afinal, esse é o espaço ideal para apresentar produtos e serviços, demonstrando valor, diferenciais e know-how de sua indústria.

Logo, já em 2017, segundo uma pesquisa, 73% de profissionais de marketing B2B e líderes de vendas afirmaram que o webinar é a melhor maneira de gerar leads de alta qualidade

Além desse ganho, é possível citar mais alguns:

  • Promove autoridade, credibilidade e reconhecimento como marca especialista;
  • Possibilita o alcance de um maior público, independentemente da localização geográfica;
  • Pode ser desmembrado em outros formatos de conteúdo, como infográfico e e-Books;
  • Aumenta o engajamento e a interação com o público;
  • Eleva o tráfego no seu site e blog;
  • Excelente ROI e CAC.

Tudo se resume a confiança! Isto é, o possível cliente perceberá a expertise da sua indústria no assunto de foco (que é a dor/necessidade dele) por meio desse conteúdo. Assim, a ferramenta facilita a tomada de decisão.

O webinar poderá ser usado em diversas fases do funil de vendas. Tudo dependerá dos objetivos e estratégias da sua indústria. 

Leia também: Seu site no topo do Google: Saiba como fazer

Como aplicar o webinar na estratégia de Marketing?

Como aplicar o Webinar na estratégia de Marketing?

O Webinar precisa fazer parte da estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing

Ou seja, deve estar alinhado com a criação e distribuição de conteúdo para que se torne relevante, atrativo e assertivo. E, depois, contribuir para a manutenção do relacionamento.

Portanto, para a correta utilização do webinar é fundamental seguir os passos:

  • Defina o objetivo do seminário: é preciso que esteja em conformidade com as estratégias de inbound e marketing de conteúdo. Ou seja, o intuito é educar, atrair ou promover produtos/serviços?;
  • Escolha do tema: deve estar relacionado com a área de atuação e ser capaz de solucionar as principais dores e necessidades do público;
  • Promova o evento: se apoie nas estratégias de marketing digital e no uso de páginas de conversão para a inscrição;
  • Construa o webinar: selecione a data, hora e o especialista. Estipule o tempo de duração e desenvolva, também, roteiro e material para ser utilizado;
  • Faça testes: se familiarize com as ferramentas que serão usadas na transmissão, inclusive a própria plataforma de apresentação do webinar;
  • Incentive o engajamento durante o evento: peça perguntas e as responda com agilidade. Pense em possíveis promoções e ofertas que estimulam a interação;
  • Considere gravar: a gravação é importante para a disponibilização do material após o evento e para uso interno como referência;
  • Avalie os resultados: toda estratégia precisa ser analisada (com base no engajamento, feedbacks e taxa de conversão), para a correta compreensão da efetividade da ação e dos pontos de melhoria.

Vale ressaltar que o tema precisa seguir a lógica do funil de conversão. Ou seja, assuntos mais amplos para o topo (atração) e mais específicos, com demonstrações de sua solução, para fundo (conversão). 

Inclusive, é possível contar com o webinar para o enriquecimento de toda uma jornada e demais ações de Marketing.

Clique e saiba como vender utilizando o Inbound Marketing!

Próximo passo

Agora que sabe os impactos do Webinar, chega a hora de colocar a estratégia em prática! Para isso, conte com o apoio de especialistas! Afinal, o Marketing Industrial exige conhecimento aprofundado no setor e mercado de atuação

Por isso, as estratégias convencionais não funcionam! É necessário o desenvolvimento de ações específicas e direcionadas para garantir o sucesso dos resultados.

Então, conte com a Abraind! Somos a inteligência que impulsiona a sua indústria! Atendemos mais de 210 negócios e realizamos mais de 70 projetos para indústrias

Para isso, contamos com um time de profissionais capacitados que irão dialogar, de maneira eficiente, com o setor B2B.

Quer conhecer mais da atuação da Abraind? Então, entre em contato e solucione todas as suas dúvidas!

Clique e fale com os especialistas!

Publicado por Karine Sabino - CEO 27 de Fevereiro de 2024
Karine Sabino - CEO

Assine nossa newsletter!